Brasil tem 10 restaurantes entre os 50 melhores da América Latina

O ranking da décima edição do Latin America’s 50 Best Restaurants foi divulgado ontem (15) em uma celebração no México

A Casa do Porco (Mauro Holanda)

Na noite de ontem (15), em uma cerimônia na cidade de Mérida, em Yucatán, no México, foi revelado o ranking da décima edição do Latin America’s 50 Best Restaurants, que classifica e mapeia os pontos gastronômicos mais interessantes da América Latina. Com ótima performance, o Brasil teve 10 restaurantes entre os 50 melhores da região — e 17 entre os 100 melhores.

 

Na divulgação prévia do ranking, que destacava os classificados entre as posições 51 e 100, o Brasil teve um grande resultado, com sete restaurantes citados ao redor do país: Origem (52), Glouton (64), Kotori (65), Fame (83), Oro (92), Fasano (94) e Corrutela (95). Agora, com a divulgação completa do ranking, o país teve mais 10 menções entre os melhores da América Latina.

 

LEIA MAIS:

 

O mais bem colocado foi o paulistano A Casa do Porco, de Jefferson e Janaína Rueda. A casa figura no 4º lugar e é considerada a melhor do Brasil neste ano, segundo a premiação. O Oteque, restaurante carioca liderado por Alberto Landgraf, aparece logo em seguida, na posição 12ª. Ambos os restaurantes também performaram na lista dos 50 melhores do mundo — Casa do Porco como o 7º melhor do mundo e Oteque como 47º.

 

Além dos restaurantes que já eram esperados na publicação, a revelação destaca três estreantes no ranking: Metzi, Charco e Nelita. O mexicano Metzi, do casal Eduardo Ortiz e Luana Sabino, conseguiu a 27ª posição. Logo na sequência, em 35º, vem o Charco, do chef Tuca Mezzomo. Por último, mas não menos importante, temos o italiano Nelita, da chef Tássia Magalhães, em 39º lugar.

 

Outras casas que também são recorrentes em premiações internacionais apareceram entre as 50 melhores da América Latina. O Evvai, de Luiz Filipe Souza, destaca-se na 14ª posição. O carioca Lasai, do chef Rafa Costa e Silva, está em 20º. O Maní, da chef Helena Rizzo, em 21º lugar.

 

O renomado D.O.M, de Alex Atala, está na posição 33ª e, por último, o curitibano Manu, da chef Manu Buffara, aparece em 46º — em setembro, a chef foi eleita a melhor chef da América Latina pelo Latin America’s Best Female Chef 2022.

 

O trono da primeira colocação é, pela quarta vez, do peruano Central, em Lima. Sob o comando dos chefs Virgilio Martínez e Pía León, a casa ficou em primeiro lugar por três vezes consecutivas entre 2014 e 2016. Ao todo, restaurantes de 11 países foram agraciados na décima edição dos 50 melhores da América Latina.

 

 

Confira o ranking dos restaurantes brasileiros entre os 100 melhores da América Latina:

 

● A Casa do Porco (4º)
● Oteque (12º)
● Evvai (14º)
● Lasai (20º)
● Maní (21º)
● Metzi (27º)
● D.O.M (33º)
● Charco (35º)
● Nelita (39º)
● Manu (46º)
● Origem (52)
● Glouton (64)
● Kotori (65)
● Fame (83)
● Oro (92)
● Fasano (94)
● Corrutela (95)

 

Por Beatriz Calais

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.