Brasil agora possui 2 restaurantes entre os 50 melhores do mundo

Na lista divulgada nesta segunda-feira (18) pela The World’s 50 Best Restaurants, A Casa do Porco e Oteque figuram entre os melhores do mundo

A Casa do Porco (Foto: Mauro Holanda)

Nesta segunda-feira (18), em uma cerimônia em Londres, na Inglaterra, foi revelado o top 50 da tradicional e renomada lista The World’s 50 Best Restaurants, que anualmente classifica e mapeia os pontos gastronômicos mais interessantes do mundo.

 

No início de julho, os restaurantes que ocupam as posições de 51 a 100 da lista foram divulgados, voltando os holofotes para quatro restaurantes brasileiros: D.O.M., do chef Alex Atala; Maní, da chef Helena Rizzo; Lasai, do chef Rafa Costa e Silva, e Evvai, do chef Luiz Filipe Souza.

 

LEIA MAIS:

 

Agora, entre os 50 melhores do mundo, a grande novidade é o estabelecimento carioca Oteque, que saltou do 67° lugar no ranking de 2021 para o 47º, na lista atual. Já o restaurante A Casa do Porco, veterano na lista – posicionado em 17° lugar no ano passado e 39° em 2019 -, ocupa a 7ª posição na edição deste ano.

 

Inaugurado em 2018 na rua Condé de Irajá, no Botafogo, Rio de Janeiro, o Oteque tem duas estrelas Michelin e apresenta cozinha contemporânea com um menu que muda diariamente. Em 2019, figurou na 23ª posição da lista Latin America’s 50 Best Restaurants.

 

Quem comanda o restaurante é o chef Alberto Landgraf, que dirigia o extinto Epice,   – uma estrela Michelin – nos Jardins, em São Paulo.  O paranaense é formando na West Minister College, em Londres.  “Práticas agrícolas éticas e produtos locais são a base do menu de alta cozinha do chef Alberto Landgraf. Com atenção aos detalhes, Landgraf também projetou o elegante restaurante: a cozinha aberta oferece aos hóspedes uma perspectiva de acesso total, enquanto o aquário interno garante pescados frescos diários”, diz a descrição do 50 Best.

 

Oteque (Foto: divulgação)

 

Como o nome já diz, no restaurante A Casa do Porco, localizado no Centro de São Paulo, a carne suína é a grande protagonista. Representada de diversas formas e texturas, nenhuma parte é desperdiçada. A casa comandada pelos chefs Janaína e Jefferson Rueda também figura na lista dos melhores restaurantes da América Latina, no 4° lugar.

 

O porco faz parte da vida do chef desde a sua infância em São José do Rio Pardo, e se tornou objeto de pesquisa e dedicação. “O que torna A Casa do Porco  especial é uma celebração da carne de porco em inúmeras formas. O ambiente é mais divertido do que um local para jantar requintado, com uma sala principal adornada com porcos em miniatura, decoração colorida e artefatos interessantes das viagens do chef”, descreve o 50 Best.

 

A Casa do Porco (Foto: Mauro Holanda)

 

Por Laís Campos

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.