Plantas pet friendly: conheça quatro espécies para enfeitar a casa sem riscos
É possível manter a harmonia e a saúde de flores, folhagens, cães e gatos dentro de casa; confira em quais vasos ou arranjos investir e quais evitar
Por Maria Alice Prado
Quem tem cachorro ou gato em casa sabe: não é exagero dizer que os pets são donos de parte dos corações de seus tutores e, é claro, membros importantíssimos da família. Segundo uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil possui a segunda maior população pet do mundo, com 22,1 milhões de felinos e 52,2, milhões de cães.
Os bichinhos são extremamente curiosos e brincalhões por natureza, e é de se esperar que interajam com qualquer item da casa, inclusive as plantas. As diversas espécies vegetais, além de valorizarem a decoração, atraem nossos pets pela aparência e por exalarem perfumes e substâncias únicos e poderosos.
Por isso, é preciso bastante cuidado ao escolher as plantas e onde colocá-las na casa.
Com a ajuda de Juana Martinez, florista parceira da Flores Online, indicamos quais plantas são perfeitas nos quesitos beleza, perfume e amizade com os animais. E também, é claro, apontamos para quais espécies devemos manter o olhar redobrado para preservar a saúde dos pets.
LEIA TAMBÉM:
- Dr. Pet responde: como cuidar dos seus bichinhos durante a quarentena
- Da sala ao quarto, saiba qual é a planta ideal para cada ambiente da casa
- Cosméticos em barra: como funcionam e por que vale dar uma chance a eles
- Urban jungle: inspire-se e torne as plantas parte da decoração de sua casa
- Ho’oponopono: conheça a técnica que pode transformar a sua vida
Fitônia e girassol
A fitônia é caracterizada pelo intenso colorido de suas folhas. A plantinha é amante do clima úmido e de ambientes tropicais, além ficar linda em terrários – jardins em miniatura feitos dentro de vidros fechados.
O girassol, por sua vez, possui uma beleza exuberante que entrega luz, vivacidade e energia. Não é a toa que é apelidado de “flor do sol”: segundo a filosofia chinesa Feng shui, a planta atrai sorte e vibrações positivas para o ambiente e simboliza a integridade e a força.
“O girassol é encantador por natureza e a fitônia tem um aspecto diferenciado que traz muita beleza. Eles podem ser plantados em jardins ou vasos”, afirma Juana.
Orquídeas
Elas são escolhidas por muitos para integrar a decoração por um motivo muito simples: são algumas das flores mais bonitas existentes na natureza. E existem mais de 30 mil espécies de orquídeas no mundo.
“As orquídeas, com diferentes cores e formas, são lindas para decorar espaços e não costumam atrair tanto a atenção de cães e gatos”, explica a florista. A mais famosa pelo Brasil é a Phalaenopsis, com o tradicional formato de borboleta.
LEIA TAMBÉM:
- Ir a parques potencializa o bem-estar e pode reduzir riscos de doenças
- Aquarela: explore a criatividade com pinturas sutis e delicadas
- Safári sonoro: a experiência em áudio que “leva” visitantes à África do Sul
Suculentas Echeverias
Por fim, as echeverias são um grande gênero de suculentas que, além de não serem tóxicas para os animais, são excelentes para serem colocadas em varandas, pequenos espaços ou até mesmo para criar quadros vivos de plantas.
O resultado é uma bela decoração fora do comum. Pode investir nelas sem pensar duas vezes.
Que plantas evitar em casa quando se tem cães e gatos
Apresentamos as plantas pet friendly, e é necessário avisar também sobre as plantas tóxicas para os animais.
As azaleias, por exemplo, costumam enfeitar diversos jardins e é possível encontrá-las durante um passeio na rua. Mas é uma das plantas que oferecem riscos aos pets. “A azaleia é tóxica para os bichos, podendo causar vômitos, diarreia, convulsões, arritmia cardíaca, cegueira e até mesmo levá-los ao coma”, alerta Juana Martinez.
Outras plantas que podem causar até a morte dos pets são: copo de leite, antúrio, samambaia, lírio e espada-de-são-jorge. A toxicidade da samambaia pode ser tão potente que até mesmo folhas secas e mortas que caem no chão são perigosas. Por isso, é extremamente importante estar atento aos mínimos detalhes.
Uma dica valiosa: caso você tenha uma das plantas tóxicas para os animais, não é necessário se livrar delas. Basta transferir o vaso ou arranjo para um local que os pets não alcancem ou não tenham acesso.
LEIA TAMBÉM: