Da sala ao quarto, saiba qual é a planta ideal para cada ambiente da casa

Cômodo a cômodo, pelo menos uma espécie vegetal tem a substância perfeita para manter o ar purificado

Por Maria Alice Prado

 

Não é surpresa que a tendência urban jungle tenha virado febre nas casas e apartamentos dos grandes centros urbanos – e isso antes mesmo da pandemia. Ter elementos naturais em ambientes internos inspira as pessoas a apostarem na vegetação como parte da decoração. O isolamento veio apenas para confirmar o sucesso dessa “onda verde”, e existem razões para isso.  

 

Cultivar uma planta é criar um laço de paixão e compromisso diário com outro ser – o que pode ser terapêutico para algumas pessoas. E, além de harmonizar, decorar e equilibrar visualmente o ambiente, as plantas podem ser grandes amigas para compor uma atmosfera purificada. Literalmente: muitas delas são capazes de espalhar substâncias que limpam o ar e proporcionam bem-estar físico e mental.

 

Para você aproveitar todos os benefícios que as plantas podem oferecer, selecionamos as espécies que possuem propriedades perfeitas para combinar com cada cômodo da casa. Aproveite!

 

LEIA TAMBÉM:

 

Quarto

(Foto: Crawpixel)

 

Uma excelente candidata para ganhar um lugar ao lado de sua cama é a espada-de-são-jorge. A planta é conhecida por purificar o ar à sua volta e também pela boa quantidade de oxigênio que libera durante a noite, melhorando a qualidade do sono. 

 

E tem mais: a espada-de-são-jorge é uma planta bastante resistente, e sobrevive em áreas internas com menos incidência de luz e vento. Basta regar de uma a duas vezes por semana para cuidar bem dela. 

 

(Foto: Freepik/mrsiraphol)

 

Outra plantinha com potencial para o seu quarto é o jasmim, uma flor da qual, com o cair da noite, é quase impossível não sentir o aroma. Além de agradável, o perfume pode servir para acalmar e relaxar na hora de dormir. 

 

Essa regalia do jasmim foi comprovada por um estudo da Wheeling Jesuit University (EUA). Em um teste, as pessoas que foram expostas à flor se mexeram menos enquanto dormiam, obtendo uma melhor qualidade de sono.

 

O jasmim gosta de ambientes úmidos e frescos. Em regiões com clima bastante seco, um umidificador de ar pode ajudar a sua planta.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Sala

 

A sala é um local de destaque da casa, portanto merece uma planta à altura. A jiboia pode chegar à vários centímetros de comprimento, formando espécies de cortinas naturais. E é perfeita para iniciantes, pois é uma das plantas que demandam menos cuidados – não exige cuidados constantes, precisa de pouca luz e regas eventuais, somente quando a terra estiver seca. 

 

Outro ponto positivo da plantinha: a NASA confia no poder de filtragem da jiboia. Em um estudo feito há quase 30 anos, a agência afirmou que a planta é super eficaz na absorção de poluentes como formaldeído, xileno e benzeno, presentes em tapetes e carpetes, por exemplo.

 

Banheiro

(Foto: Unsplash/Ergita Sela)

 

A Aloe vera, ou babosa, tem sido protagonista de receitinhas caseiras de hidratação para pele e cabelo nos últimos tempos. Além disso, a famosa “planta da imortalidade” possui uma seiva que serve como remédio natural para queimaduras, pequenos cortes e picadas de insetos. 

 

É uma planta ótima para ter por perto para pequenos acidentes e, de bônus, decorar um ambiente compacto da casa, como o banheiro. O truque é que apenas a umidade do ambiente e poucas regas já são suficientes para preservar a saúde da babosa. 

 

LEIA TAMBÉM:

 

(Foto: Unsplash/ Hannah Olinger)

 

Outra planta com propriedades ideais para o banheiro é o lírio, porque ele se dá muito bem com a umidade. E possui pétalas bem perfumadas, que deixam o espaço com um cheirinho de jardim.

 

Cozinha

(Foto: Unsplash/Harry Grout)

 

Na cozinha, o melhor benefício de uma planta é, sem dúvida, servir como ingrediente no preparo de diversas receitas. Cultivar uma pequena horta em casa é, além de gracioso, uma mão na roda para deixar as receitas mais saudáveis e o ambiente sempre com um toque perfumado. 

 

Manjericão, alecrim, hortelã, orégano, salsinha, cebolinha e tomilho são algumas das opções para plantar sem ocupar muito espaço. Apenas certifique-se de que elas estejam recebendo boa iluminação. 

 

LEIA TAMBÉM:

 

Escritório

(Foto: Unsplash/Jerry Wang)

 

Para a mesa de trabalho, que pede uma decoração mais simples, o crisântemo é uma ótima opção.  Ela é uma planta delicada e expert em remover as toxinas liberadas pelas impressoras, máquinas de xerox, adesivos e até cigarro.

 

Sobrevive bem com uma iluminação parcial e precisa ser regada apenas quando a terra parece seca.

 

Varanda 

(Reprodução Instagram
@lefterisanestis)

 

Para a varanda, os fatores iluminação, umidade e vento merecem atenção redobrada. O ficus, ou figueira, é uma planta bem resistente e de grande porte, ideal para valorizar a decoração de um espaço ao ar livre. 

 

A posição ideal para o ficus é à meia sombra, para manter a vitalidade da planta sem ressecá-la. Atente-se à irrigação, que deve ser regular, mas sem exageros. Procure deixar a terra sempre parcialmente úmida. 

 

LEIA TAMBÉM:

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.