Casa de praia para sonhar: vista para o mar, com a bênção da natureza

A poucos metros do mar, erguida numa das mais belas praias do Guarujá, no litoral de São Paulo, esta casa aposta em materiais claros e na transparência do vidro para fundir ambientes internos e externos

A reserva ambiental de São Pedro, no Guarujá, é um dos poucos trechos do litoral sul paulista que mantêm mais de 80% de suas belezas naturais preservadas. Portanto, nada mais lógico que abraçar a montanha e o verde dos arredores ao construir uma casa. E assim foi com esta, de 1.000 metros quadrados.

 

“Projetada num terreno acidentado, no topo de um morro, a casa tem 25 metros de queda distribuídos em três pavimentos e um solário, que se harmonizam com perfeição ao entorno”, explica a designer de interiores Giseli Koraicho, à frente do escritório Infinity Spaces. “Além da vista privilegiada do mar, a construção é vizinha a uma área de Mata Atlântica intacta. Por isso, muitas vezes os hóspedes são surpreendidos por convidados inusitados, como cotias, esquilos, tucanos e pássaros raros.”

 

Com uma planta bem resolvida e muito prática, o projeto concentra no térreo a ala social, dividida em living, home theater, espaço gourmet, cozinha e lavabo. Esses ambientes ficam conectados à área externa, onde está a piscina com fundo infinito. As três suítes, reunidas no pavimento inferior, contam com vista para o mar, são destinadas aos hóspedes e ligadas ao recanto de lazer com academia, sauna, salão de jogos e lavabo. Já no andar superior ficam as acomodações da família. No último piso da área social, a equipe do Infinity Spaces desenhou o delicioso deque, equipado com uma banheira e um tocheiro, tornando o local perfeito para épocas quentes ou frias. Durante o dia, o prazer da família é contemplar o pôr do sol tomando banho de banheira e relaxar após a praia. Quando cai a noite, o local vira o reduto dos drinques.

 

 

 

 

Concebida em sincronia com a arquitetura da casa, a decoração prima pela sobriedade e pela sofisticação, bem representadas pela seleção de acabamentos. Isso para que nada roube a cena protagonizada pela paleta marcada por árvores, montanhas, areia e mar. “Para o mobiliário, trabalhamos com a madeira maciça, material nobre, atemporal e resistente à maresia”, revela Giseli. “Brincamos com cores tradicionais de casas de praia, como branco e azul, que combinam muito bem com o despojamento e a luminosidade dos espaços à beira-mar”, complementa.

 

 

 

 

A suíte principal é repleta de detalhes e se tornou um verdadeiro convite ao relaxamento. A cabeceira foi feita de madeira e elementos vazados que seguem até o teto. Além do efeito decorativo, essa solução oferece privacidade à área do banho, que conta com uma hidromassagem de onde é possível apreciar a Mata Atlântica. Com pé-direito duplo, o living é sinônimo de amplitude e conforto, oferecendo a todos um ambiente arejado com iluminação natural abundante. Essa mesma sensação se repete nas áreas de circulação entre os ambientes, como a passarela e a escada aberta. Outro cuidado que faz toda a diferença é o posicionamento dos sofás na sala de estar, estimulando a interação da família e dos convidados, as sim como a contemplação da natureza ao redor.

 

 

Essenciais nas casas de veraneio, os espaços dedicados ao lazer não poderiam faltar. Além da sala de jogos, Giseli criou vários pontos de entretenimento. Do lado externo, a piscina foi revestida de pedra natural, material que mantém a água sempre aquecida. “Nosso objetivo foi conceber um lugar perfeito para ser aproveitado durante o dia e à noite. Afinal, depois de momentos de sol e piscina, nada mais prazeroso do que jatos revigorantes de um spa ou a oportunidade de relaxar e degustar drinques em uma roda de conversas com os amigos. Tenho certeza que conseguimos garantir essas oportunidades para a família”, explica Giseli.

 

Do lado interno, para quem gosta de momentos mais intimistas, o home theater forrado de madeira proporciona excelentes momentos de cinema. Até uma lareira a lenha está à disposição da família e dos visitantes, preparando cada cantinho para todas as estações do ano. Com 12 lugares à mesa, o jantar tem espaço para todos e também tem o privilégio de estar conectado com o lado externo. Nos dias de festa, o ambiente se junta à área gourmet, com churrasqueira e forno elétrico de pizza, para receber os convidados com muito conforto. Até hoje, a família tem dificuldade para definir qual o lugar predileto, mas não hesita ao afirmar que não há um cantinho sequer mal aproveitado. Tanto os fins de semana quanto as férias se tornaram os momentos mais aguardados, quando a família está sempre unida.

 

 

HOME por Danilo Costa | Fotografia Dotta | Matéria publicada na edição 115 da Revista Versatille

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.