Ho’oponopono: conheça a técnica que pode transformar a sua vida

“Sinto muito”, “por favor, me perdoe”, “eu te amo” e “sou grato”: o mantra havaiano promove reconciliação e paz interior

Por Maria Alice Prado

 

Não existe nada como a sensação de alívio após a resolução de uma situação estressante. Seja uma briga com quem amamos, superação de um medo e, principalmente, a libertação de um conflito interno. E a chave para solucionar tantos embates pode ser mais simples do que parece.

 

O autoconhecimento tem sido uma descoberta para muitas pessoas no período do isolamento, o que trouxe à tona uma técnica milenar poderosa para encontrar paz interior e bem-estar. Ho’oponopono é uma prática vinda de tradições dos ancestrais do Havaí com o objetivo de curar e libertar sentimentos ruins gravados na memória. 

 

LEIA TAMBÉM:

 

Significado e origem por trás do mantra

Em havaiano, “Ho’o” quer dizer causa, e “ponopono”, perfeição. Ou seja, o termo pode ser livremente traduzido como restaurar um erro ou criar ordem e equilíbrio para harmonizar uma situação. Isso, por meio da reconciliação e do perdão, consigo e com os outros. 

 

A técnica, hoje famosa mundialmente, foi trazida aos tempos modernos após anos de estudo de Morrnah Nalamaku Simeona. A sacerdotisa, chamada de Kahuna pelas tribos havaianas, passou a viajar o mundo para espalhar os ensinamentos de seu povo por volta dos anos 1980. 

 

O Ho’oponopono tem base em quatro frases simples: “sinto muito”, “por favor, me perdoe”, “eu te amo” e “sou grato”. Nos primeiros anos de vida, aprendemos que essas são “palavrinhas mágicas” (de educação). Com o passar do tempo, as frases se tornam, muitas vezes, apenas gestos automáticos de respeito ao próximo.

 

Ou seja, o mantra parece não ter poder algum quando tratado de forma banal. Mas, quando praticado com a intenção adequada, pode reparar pensamentos e memórias que foram, por anos, disfuncionais. 

 

LEIA TAMBÉM:

 

Como funciona o Ho’oponopono?

A proposta é assumir responsabilidade diante dos acontecimentos ruins da vida, para então superá-los. A harmonia interna vem a partir da compreensão de que os problemas têm base em memórias e recordações que se repetem, como um padrão desequilibrado, no subconsciente. 

 

Tomando posse de seus conflitos e memórias repetidas, é possível permanecer envolvido neste esquema ou tentar um novo caminho. O mantra está diretamente relacionado a valores como compaixão, humildade, amor, gratidão.

 

Sinto muito: assuma responsabilidade pelos atos da sua vida

Por favor, me perdoe: peça perdão a você mesmo 

Eu te amo: se reconecte com o amor e permite que ele flua dentro de você

Eu sou grato: mostre-se grato e confiante que a questão será resolvida para o bem maior de todos 

 

Como praticar o Ho’oponopono?

O Ho’oponopono pode ser praticado em voz alta ou mentalmente – a escolha é pessoal. 

 

1º – Torne-se consciente, perceba e traga à mente aquilo que está te incomodando.

 

2º – Pensando na situação que deseja purificar com o Ho’oponopono diga (ou pense):

“Eu purifico em mim o que está fazendo com que eu experiencie essa situação.”

 

Para quem possui alguma religião ou fé divina, as frases podem ser repetidas com intenção à força maior: “Divindade, Deus, Universo, (qualquer que seja o nome significativo para você), eu peço a ti, para que purifique em mim.”

 

3º – Após esse pedido inicial, siga repetindo as frases pelo tempo que sentir ser necessário:

“Eu sinto muito, por favor me perdoe, eu te amo e sou grato(a).”

 

Tradicionalmente, para os havaianos, o mantra deve ser pronunciado 108 vezes: o número é considerado sagrado para eles, potencializando o resultado do ho’oponopono. 

 

É importante ressaltar que, assim como qualquer processo terapêutico, os resultados não são instantâneos. A eficiência do mantra depende da determinação e verdade com que recitamos as frases. Liberte-se das expectativas em relação à rapidez com que os efeitos aparecerão na sua vida, pratique o mantra pela crença em cada palavra. 

 

LEIA TAMBÉM:

 

Ho’oponopono em situações reais

Em uma briga familiar, por exemplo, você pode recitar: “eu sinto muito por ter brigado com você, mãe. Por favor, me perdoe por eu ter agido daquela maneira, eu não tinha o conhecimento que tenho agora. Eu te amo e quero que você possa sentir o meu amor. Sou grato(a), reconheço todo seu carinho e cuidado comigo por toda minha vida”. 

 

No caso de preocupação, medo, vergonha, culpa ou qualquer sentimento desconfortável em sua mente, tome-o para si e tenha compaixão consigo mesmo. Repita com seu próprio nome, por exemplo: “João, sinto muito, por favor, me perdoe, eu te amo, eterna gratidão”. 

 

LEIA TAMBÉM:

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.