Cosméticos em barra: como funcionam e por que vale dar uma chance a eles

Os benefícios de xampus e condicionadores sólidos são sentidos e notados na aparência e na saúde. O meio-ambiente agradece!

Por Maria Alice Prado

 

Estar consciente dos bastidores da produção dos itens que consumimos — da fabricação até o impacto no meio ambiente — é uma tendência comportamental e social que vem conquistando muito espaço nos últimos anos. E, com a pandemia, os impactos da crise ambiental planetária vieram à tona para mais pessoas. 

 

Consumir produtos sustentáveis se tornou uma alternativa para os adeptos do movimento que ganhou o nome de slow beauty, que preza pela beleza natural e humanizada. Aí entra a procura cada vez maior pelos cosméticos sólidos, mais conhecidos como cosméticos em barra.

 

Inicialmente, o conceito pode gerar um certo estranhamento, é verdade. Mas, com uma leve reflexão, é instantâneo indagar: “Como eu não pensei nisso antes?”.

 

LEIA TAMBÉM: 

 

O problema do descarte dos plásticos

O ponto de partida para abrir espaço para a ideia em seu dia a dia é dar voz a uma pauta bem conhecida por todos nós: o excesso de plástico no mundo.

 

Segundo a campanha de consciencialização ambiental Zero Waste Week, todos os anos, 120 bilhões de embalagens plásticas são produzidas pela indústria da cosmética. O problema não é exatamente colocar isso no mercado, mas sim a falta de cultura de reciclagem por boa parte da população mundial. Grande parte desse material, quando vai para o lixo, não passa pelo sistema de coleta correto e muito menos chega perto da reciclagem.

 

Já os cosméticos em barras sólidas não são comercializados em garrafas ou recipientes plásticos: são embalados em papel ou papelão, naturalmente biodegradáveis. Isso significa a redução da poluição plástica em níveis estrondosos. Segundo dados divulgados pela ONU, 80% de todo o lixo marinho é composto por plástico — a estimativa é que, se nada for feito, em 2050 a quantidade de plásticos na água supere a de peixes. 

 

(Foto: Cristal Muniz/@umavidasemlixo)

 

Compreender essa problemática foi o que fez Cristal Muniz, criadora do projeto Uma Vida Sem Lixo, se tornar adepta dos produtos em barra. A sustentabilidade foi pontapé inicial para trocar de vez os cosméticos líquidos pelos sólidos. E o melhor: a partir do uso constante dos produtos, outros benefícios se manifestaram. 

 

Cristal é formada em design gráfico, mas ganhou notoriedade na internet com a criação do projeto, em que se comprometeu a viver uma vida sem produzir resíduos desde 2014. 

 

LEIA TAMBÉM: 

 

Composição natural e livre de toxinas

Longe dos ingredientes sintéticos, os xampus sólidos naturais, por exemplo, são formulados com ativos naturais como ervas, argilas, especiarias, óleos e manteigas vegetais, óleos essenciais e extratos de plantas. Os óleos, além de participarem do processo de limpeza, são capazes de estimular uma experiência sensorial imersa na aromaterapia, o que pode transformar um simples banho em um um momento terapêutico. 

 

(Foto: Reprodução Instagram @tropicabotanica/@almadelcassini)

 

“A formulação é muito diferente: os xampus sólidos naturais não possuem o lauril sulfato de sódio (LSS), por exemplo, responsável pelo ressecamento, quebra e presença de frizz no fio. Ele faz uma limpeza suave”, comenta Cristal. A substância, responsável pela produção de espuma, é super comum nos xampus líquidos tradicionais.

 

“Percebi que, utilizando produtos sintéticos, meu cabelo estava muito danificado. Na tentativa de hidratá-lo, eu comprava cremes caros. Mas, na verdade, a situação se tornava uma bola de neve, pois toda a hidratação do couro cabeludo era retirada pela presença do sulfato no xampu”. 

 

Cristal explica ainda que os cremes hidratantes tradicionais também não cumpriam a finalidade desejada: em sua maioria, eles possuem grande concentração de silicone e sais que entregam um efeito placebo — o fio fica sedoso por fora, mas, por dentro, não necessariamente está saudável. 

 

LEIA TAMBÉM: 

 

Cosméticos em barra: mais concentrados e potentes

(Foto: Reprodução Instagram @lush)

 

Enquanto o xampu e o condicionador convencionais possuem cerca de 80% a 90% de água em sua composição, os sólidos são feitos basicamente de ativos naturais. O resultado da formulação é um produto com até 40 vezes mais potência na funcionalidade do que os cosméticos sintéticos. 

 

A alta concentração de ativos dos cosméticos em barra leva a outro benefício: a durabilidade. Esses produtos são super concentrados e geralmente duram e rendem mais que as versões em frasco. “O custo-benefício é muito bom. Minhas barras de xampu, que custam entre 15 e 20 reais, duram até três meses”, explica Cristal, “O condicionador, então, dura mais que um ano”. 

 

Além disso, é possível cortar e dividir os produtos sólidos na quantidade exata para o uso. Isso evita desperdício de produto, por exemplo, quando despejamos o líquido do xampu pelas mãos na hora de aplicá-lo no cabelo. 

 

(Foto: Reprodução Instagram @biorigencosmeticaconsciente)

 

LEIA TAMBÉM: 

 

Praticidade para viajar

Quem nunca passou por uma viagem de horas e, quando chegou ao destino, percebeu que xampu, condicionador ou hidratante tinha se espalhado por todas as roupas? Além de serem portáteis, você tem a garantia de que os cosméticos em barra não vão vazar –  e nem acabar no meio da viagem, graças à longa durabilidade.   

 

Sugestões de marcas de cosméticos em barra

O mercado dos cosméticos sólidos ainda está em ascensão no Brasil, portanto, grande parte das marcas que fabricam esses produtos são pequenas iniciativas ou empreendedores locais. O cuidado com as matérias-primas é maior e, além disso, o consumidor pode ter mais envolvimento e conhecimento de cada etapa da elaboração do produto. 

 

A Fefa Pimenta Natural fornece xampus e condicionadores sólidos totalmente naturais. Os produtos são veganos, artesanais e não contêm ingredientes sintéticos, como derivados do petróleo, sulfatos, formol e outros dessa natureza. A loja procura entregar experiências únicas para cada cliente por meio da variedades de texturas, aromas, cores naturais, responsabilidade e humanização.

 

(Foto: Reprodução Instagram @use.bob)

 

LEIA TAMBÉM:

 

A Chá Dao cultiva ervas brasileiras pouco exploradas no país, entregando combinações únicas em produtos naturais para os cabelos, rosto e corpo. Além dos cosméticos em barra, a marca oferece chás e óleos essenciais. Um produto de destaque é o xampu sólido feito com argila verde e matcha-chá verde em pó. Além de equilibrar a oleosidade, ele fornece brilho, é biodegradável e rende mais de 50 lavagens. 

 

A Use Bob oferece uma grande variedade de produtos com diferentes finalidades para todo o corpo. O catálogo conta com xampus nutritivos, purificantes e detox, condicionadores de hidratação profunda ou suave e muito mais. A marca carrega o lema de que na compra de um xampu e condicionador em barra, cinco garrafas plásticas deixam se ser jogadas fora indevidamente no planeta. 

 

(Foto: Reprodução Instagram @cha.dao)

 

Ingredientes botânicos e minerais nas suas formas mais puras e naturais configuram a formulação dos produtos da Trópica Botânica. Os óleos essenciais dos itens entregam, além da funcionalidade física para o corpo, uma experiência positiva emocional para a mente. 

 

Um produto destaque da BiOrigen é o condicionador em barra de três manteigas, com cupuaçu, karité e cacau orgânica. A marca oferece uma variedade de produtos para além do condicionador, como hidratantes, sérum facial, xampus, água micelar e até maquiagem. Tudo, claro, com formulação natural e orgânica. 

 

LEIA TAMBÉM: 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.