10 dicas de Wanderley Nunes, cabeleireiro das famosas, para cuidar dos cabelos em casa

Os salões de beleza estão de portas fechadas, mas o fundador do Studio W ensina a manter os fios bonitos e saudáveis durante o isolamento social 

Cabeleireiro de estrelas (olha ele com a Claudia Raia aí em cima), dono do Studio W – um dos salões de beleza mais famosos do Brasil –, influencer com mais de 320 mil seguidores e colunista da VERSATILLE: com vocês, Wanderley Nunes! O expert foi convidado para um bate-papo via live no Instagram nesta terça-feira (14/04) às 17h e prometeu ensinar a cuidar bem dos cabelos em casa.

 

Da temperatura da água ao tipo de xampu, Wanderley tem as melhores dicas na ponta da língua! Confira as instruções do expert para garantir madeixas saudáveis, bonitas e bem cuidadas durante o período de isolamento social. Antes de qualquer coisa, um aviso importante do cabeleireiro: esta não é a hora de tentar novos cortes e cores, já que você não vai ter um profissional para onde correr se algo der errado. 

 

1- Lave bem os cabelos

Lave os cabelos todos os dias ou, no mínimo, um dia sim outro não. A cada três dias? Nem pensar! Isso traz mais oleosidade, que provoca queda e mau cheiro. Não use água quente nunca, que resseca os fios e o couro – e que pode resultar em caspa, além de tirar o brilho e deixar a cutículas dos fios abertas, que assim absorvem impurezas. Lave duas ou três vezes, mas na última aplicação do xampu, não lave as pontas, deixe apenas escorrer a água desde o couro. Não esfregue a toalha na hora de secar: cuide dos fios com cuidado.

 

2- O xampu certo

É muito importante escolher o xampu certo. Como escolher? Procure ter um apropriado para a raiz (mais limpeza) e outro para as pontas (mais hidratação). Se você só tem um xampu,  procure lavar mais a raiz e poupar as pontas. Quer investir em um bom? Compre o mais caro para hidratar as pontas, claro! Se você tem cabelos finos, procure misturar 50% de água no xampu, para fica mais solúvel, e lave e secar sem esfregar muito as pontas e a raiz. 

 

3- Hidrate, mas sem exagero

Compre uma ou mais máscaras capilares de uso caseiro. Aplique pouco nas pontas, depois de lavar e enxaguar, ainda no banho, por quinze minutos. Pode repetir a cada três lavagens, se o cabelo estiver muito ressecado, ou a cada cinco, se estiver saudável. Se você tem progressiva, observe as pontas: se segurá-las para cima e os fios ficarem em pé, é sinal de que elas estão muito rígidas e de que os produtos de tratamento não têm acesso ao interior do fio. Lave a raiz no mínimo a cada 2 dias, assim você evita lavar as pontas todos os dias. Virgem ou com química, cuide das pontas com óleos finalizadores (tem da Wella, L’Oréal, Redken…). Na menopausa, os cabelos ficam mais rígidos. Invista na reposição das vitaminas e lipídios, ou seja, em finalizadores de qualidade. 

 

4- Como prender?

Nunca com a raiz molhada. Prefira prender no alto da cabeça, pois o preso baixo, na nuca, pode deixar o seu visual envelhecido – a dica vale para usar nas videochamadas profissionais! A ideia é sempre alongar o rosto: essa linha verticalizada costuma deixar a pessoa mais chique. Use elástico coberto de tecido para não quebrar os fios.

 

5- Cabelos lisos em casa

Em primeiro lugar, evite lavar os fios à noite. Quando lavar, secar bem a raiz, para não dormir com o couro cabeludo molhado – isso é muito prejudicial pois cria fungos, caspa e causa mau cheiro. Quando secar em casa, mantenha 20 cm de distância para não esquentar muito os fios. Secou bem? Agora escove com o secador, puxando para o lado contrário ao que você costuma usar. Passe as mãos bem rápido pelos fios. Se você souber fazer uma touca como antigamente… Esse é o melhor jeito! Se não souber, faça assim: depois de secar, enrole só as pontas, esquente um pouco com o secador e solte: vai dar movimento e brilho.

 

6- Para quem faz chapinha

Passe a chapinha nos cabelos limpos e bem secos. Se fizer com as pontas oleosas, ele pode “fritar” o fio! Evite fazer todos os dias; pode ressecar muito. É dependente da chapinha? Então passe um protetor específico para calor e/ou passe a chapinha bem com muita rapidez, para não queimar os cabelos.

 

7- Cabelos ondulados

Umedeça pela manhã e aplique óleos que reativam os cachos. 

 

8- Queda de cabelo

Se você sente que os fios estão caindo, mantenha o couro cabeludo bem limpo, mesmo que tenha que lavar todos os dias. O couro cabeludo com excesso de sebo pode ser um dos motivos da queda, assim como estresse ou disfunções hormonais causadas pela tireóide; mudança de metabolismo, cirurgias, pós-parto ou falta de vitamina A. Só um médico especialista pode dar o diagnóstico correto.

 

9- Tingimento 

Se você costuma tingir com seu cabeleireiro de confiança, pergunte a ele a cor e a marca que costuma usar. Ele com certeza vai te passar ou vai mandar a tinta até a sua casa e ainda explicar o modo de fazer. Henna: só use se já tiver o costume e souber qual é a cor certa. A primeira vez não aconselho fazer sem um profissional te assistindo… 

 

10- “Branquinhos”

Para disfarçar as raízes brancas em casa: primeiramente, preste atenção na maneira de pentear; pode ser que consiga disfarçar só mudando o lado, por exemplo. Em segundo lugar, aposte em pozinhos ou produtos tipo máscara de cílios, criados para aplicar em casa e disfarçar a raiz – busque na internet.

 

EXTRA

Como cortar a franja em casa?

Penteie a franja para frente, junte o conjunto de fio afunilados, corte reto acima dos dedos que seguram os fios. “Mesmo que não fique perfeito, deve funcionar para dar um jeito em caráter de urgência”, indica.

 

Por Milene Chaves

Foto Reprodução Instagram

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.