Amaury Bouhours, do Le Meurice, fala sobre suas inspirações culinárias
O chef executivo tem como premissa focar nos produtores franceses e oferecer um "momento gastronônomico real"

Muitas calçadas de Paris são simpáticas, mas a do hotel Le Meurice tem um charme a mais, graças a seus mosaicos. A propriedade de 1835, localizada na Rue de Rivoli, na altura do 1º arrondissement (leia-se o coração da capital francesa), aproveitou a pandemia para uma restauração completa, que segue em vigor. Mais do que hospedagem, o hotel também é conhecido como um destino para os amantes de gastronomia, que conta com restaurantes como o Le Meurice Alain Ducasse, Le Dalí e o Bar 228, atualmente sob o comando do chef executivo Amaury Bouhours. A Versatille conversou com Bouhours s chef executivo Amaury Bouhours. Confira.
LEIA MAIS:
- Marques de Casa Concha lança campanha com enólogo Marcelo Papa e Felipe Bronze
- Conheça Sergio Timerman, um dos maiores cardiologistas e agitadores gastronômicos do Brasil
- Chocolate Week 2021 tem como tema novo chocolate sustentável
Versatille: Como você definiria seu estilo de culinária?
Amaury Bouhours: Eu o descreveria como francês, moderno, sazonal e focado em produtos com fontes confiáveis. Eu gosto de cozinhar pratos simples, feitos para colocar na mesa e compartilhar com amigos e família, como um frango assado, um peixe inteiro ou um cordeiro.

O salão clássico do Le Meurice Alain Ducasse (Divulgação)
V: Como funciona seu processo criativo, quando pensa em um novo menu ou prato?
AB: A minha inspiração vem dos produtos que estão disponíveis, assim como das estações do ano. Eu tento não me repetir e sempre me reinventar, de forma que ultrapasse os meus limites.
V: Quais foram as maiores mudanças que você implementou nos restaurantes do Le Meurice?
AB: Os fornecedores dos produtos foram a mudança mais significativa que fiz. Eu quero dar apoio aos produtores, criadores e pescadores franceses, usando produtos comprados diretamente, sem intermediários. Quero oferecer um momento gastronômico real.
LEIA MAIS:
- Por trás dos pratos: Cipriani
- Conheça o Spicy Fish, novo restaurante asiático de Ipanema
- A joia de Puente Alto
V: Qual é o ingrediente sem o qual você não sobrevive?
AB: Azeite de oliva. É um ingrediente muito versátil, que pode ser usado para cozinhar, para trazer mais umidade ao prato ou para fazer a liga de um condimento, como sais. Os usos são intermináveis. Eu especialmente amo o do produtor Xavier Alazard.
Por Giulianna Iodice | Matéria publicada na edição 122 da Versatille