Vocação no DNA: relembre pais e filhos com a mesma profissão

Neste Dia dos Pais, a Versatille fez uma lista com alguns casos de filhos que seguiram os passos familiares na hora de escolher o caminho profissional

Caetano, Moreno, Zeca e Tom Veloso (Divulgação Ofertório)

A maioria dos ditados realmente tem um grande fundo de verdade. Embora essas verdades pareçam banais, é na simplicidade que elas têm sua maior virtude. “Filho de peixe peixinho é” e “filho de peixe sabe nadar” podem soar como frases prontas sobre a paternidade, mas basta pensar um pouco além para perceber que elas são mais do que isso. Genética e convivência são duas características que fazem com que os filhos sigam alguns passos de seus pais. Seja por vocação nata, seja pelo costume de assistir a seus genitores fazendo algo, muitos acabam seguindo pelo mesmo caminho profissional e se apaixonam pela carreira que seus pais trilharam.

 

Neste Dia dos Pais, a Versatille fez uma lista com alguns casos de filhos que seguiram a carreira de seus pais, na gastronomia, na música ou nas artes cênicas. Confira a seguir.

 

LEIA MAIS:

 

Claude e Thomas Troisgros

 

Formado pelo Culinary Institute of America, uma das mais renomadas faculdades de gastronomia do mundo, e com passagens como estagiário por grandes restaurantes, Thomas Troisgros tinha a quem puxar dentro de casa. O próprio sobrenome “Troisgros” é sinônimo de excelência quando o assunto é cozinha francesa, visto que Pierre Troisgros, avô de Thomas, é um dos criadores da nouvelle cuisine – uma tendência culinária marcada pelo frescor nascida na França na década de 1970. Além disso, seu pai, Claude Troisgros, é considerado um dos grandes nomes da gastronomia brasileira. Compartilhando a paixão e o talento, pai e filho comandam os mesmos empreendimentos e sonhos desde 2006.

 

Tom Jobim e Maria Luiza Jobim

 

Filha do maestro, compositor e violinista Tom Jobim, considerado um dos maiores expoentes de todos os tempos da música popular brasileira, Maria Luiza Jobim segue a paixão de seu pai ao se consagrar como cantora e compositora. Em atividade desde 1994, um de seus primeiros trabalhos foi participar, ao lado do pai, do álbum Antonio Brasileiro, nas canções Samba de Maria Luiza e Forever Green. No ano seguinte, o disco ganhou o Grammy de melhor performance de jazz latino. Em 2006, gravou, com o sobrinho Daniel Jobim – mais um exemplo de que a vocação para a música está no sangue –, o tema de abertura da novela Páginas da Vida, da Rede Globo, com a versão em português de Wave, clássico de seu pai.

 

João e Rafael Vitti

 

Nascido e criado em meio a uma família de atores, o primeiro trabalho de Rafael Vitti foi aos 10 anos, em 2005, no curta-metragem Amor de Mula, estrelado pelo pai, o ator João Vitti. Desde a primeira aparição, o jovem ator surpreendeu pelas semelhanças com seu pai, tanto no quesito aparência quanto na área de atuação. Com uma vocação forte no DNA, Rafa ainda pode se inspirar em sua mãe, a atriz Valéria Alencar, e no irmão, Francisco, que também seguiu o caminho das artes cênicas.

 

Caetano, Moreno, Zeca e Tom Veloso

 

Em 2018, Caetano Veloso montou um espetáculo com seus três filhos e o apresentou no Brasil e em Portugal. Batizada de Ofertório, a apresentação era um grande sonho do cantor, que se orgulha dos caminhos que seus filhos trilharam na vida. Embora nem todos levem a música como carreira atualmente, já exploraram a riqueza da arte em algum momento da vida. Zeca trabalhou com eletrônica por um tempo, mas está mais afastado da música. Moreno, por sua vez, embora tenha estudado física atômica, é conhecido por compor, tocar e produzir para vários artistas, como Adriana Calcanhoto, Roberta Sá e o próprio pai. Já Tom, considerado por Caetano o melhor violinista de todos, é músico e compositor e faz parte do grupo musical Dônica, criado em 2011.

 

Franco e Lorenzo Ravioli

 

Em 2015, aos 13 anos, Lorenzo Ravioli venceu o MasterChef Júnior e começou a trilhar seu caminho na gastronomia – uma paixão que está em seu sangue. Entre tantas pessoas que comemoraram sua vitória, era possível perceber a presença de dois chefs conceituados: Franco e Roberto Ravioli, pai e tio de Lorenzo, respectivamente. Na época, os dois chefs já tinham até participado de receitas ao lado de Ana Maria Braga durante a programação da TV Globo. Hoje, em uma parceria de pai e filho, Franco e Lorenzo Ravioli comandam juntos o Foglia Forneria Artigianale, endereço italiano em São Paulo.

 

Beto e os irmãos Simas

 

Quando se fala sobre pais e filhos que seguem o mesmo caminho profissional, é difícil deixar de fora a família Simas. Beto Simas, capoeirista e ator, é pai de Rodrigo e Felipe Simas, atores conhecidos por performar galãs em diversas novelas da TV Globo. Como se não bastasse para o histórico familiar, Beto ainda é padrasto de Bruno Gissoni, que também já protagonizou filmes e novelas de grande sucesso nacional.

 

Gilberto Gil e os Gilsons

 

Formado em 2018, o trio musical Gilsons entrega parte de sua essência no nome. Para deixar mais claro, o grupo é formado por José Gil, Francisco Gil e João Gil, respectivamente filho e netos de Gilberto Gil. São os descendentes de Gil mostrando que o talento está no sangue. O resgate das influências baianas e da ancestralidade marca a música do trio, que explora as riquezas de estilos como samba, rap, funk, afoxé e pop com algo eletrônico.

 

Nando, Theo e Sebastião Reis

 

Inspiração de cinco filhos, Nando Reis não poderia deixar de passar sua paixão pela música para seus descendentes. Mais do que o amor, no entanto, para dois de seus filhos a arte tomou forma de carreira. Sebastião e Theo Reis formaram, em 2013, a banda de rock Dois Reis, que revisita a obra de Nando sob um novo olhar. Em atividade até hoje, o projeto é resultado de um sonho musical cultivado desde a infância. Em 2002, Theo, o filho mais velho, teve uma banda de reggae chamada Zafenate, que chegou a abrir os shows de Nando Reis.

 

VEJA TAMBÉM:

 

Antônio e Camila Pitanga

 

Não é segredo para ninguém quanto a trajetória de Antônio Pitanga é um orgulho para sua filha, Camila Pitanga. Em 2017, a atriz codirigiu o documentário Pitanga, que conta a trajetória e a carreira de Antônio como um dos grandes nomes do cinema brasileiro, protagonista de momentos marcantes da cinematografia nacional. Essa admiração está presente desde muito cedo em sua vida. Movida pela vocação familiar – visto que sua mãe e seu irmão também seguiram caminho nas artes cênicas –, Camila estreou como atriz em 1984, aos 7 anos, no filme Quilombo, de Cacá Diegues. Desde então, consagrou-se como um dos grandes nomes da teledramaturgia brasileira.

 

Xororó e Sandy e Junior

Sucesso na década de 1990 e no início dos anos 2000, a dupla Sandy & Junior cresceu vendo o pai formar uma das maiores duplas sertanejas do Brasil. Xororó – do clássico Chitãozinho e Xororó – é considerado um dos precursores do sertanejo nas rádios FM. Não é de se estranhar o impacto que seus filhos tiveram na cultura popular das últimas décadas. Hoje, já separados, Sandy e Junior continuam investindo na carreira-solo, mostrando que a música nunca deixou de ser uma opção para a família.

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.