União gastronômica: Daniel Humm e Alain Ducasse anunciam jantares compartilhados em fevereiro

Ao longo do mês, Paris e Nova York recebem a fusão entre os dois chefs, ambos premiados e apaixonados pelo potencial dos vegetais na cozinha

Alain Ducasse e Daniel Humm (Foto: Divulgação)

Daniel Humm e Alain Ducasse são chefs que compartilham uma visão parecida quando se trata de cozinha. Ambos prezam por um trabalho responsável, que celebra o potencial dos vegetais e das plantas em todas as formas.  

 

Recentemente, os dois tiveram um encontro com Toshio Tanahashi, conhecido como “O Encantador de Vegetais”, que aprendeu tudo sobre a culinária shojin no Templo Budista Gesshin-in, em Kyoto. Para além dos aspectos técnicos, a sua cozinha caracteriza-se por uma abordagem quase espiritual, focada no respeito intransigente pelos produtos, pelas estações e pela Terra.  

 

LEIA MAIS:

 

Após esse encontro, Humm e Ducasse perceberam o quanto cultivam valores semelhantes. Em Nova York, Daniel Humm desenvolveu uma cozinha inteiramente baseada em vegetais que é reconhecida pelo Guia Michelin há onze anos — sempre se mantendo com três estrelas. Já Alain Ducasse propõe um menu inteiramente vegetal desde 1987 no Le Louis XV, localizado no Hotel de Paris Monte-Carlo.  

 

Em 2024, eles decidiram unir propósitos e realizar alguns jantares especiais e colaborativos. O primeiro ato acontecerá em Paris, nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2024, no Restaurante Le Meurice Alain Ducasse, onde Daniel Humm conduzirá dois jantares excepcionais totalmente à base de plantas.  

 

Suas criações dialogarão com a comida de Alain Ducasse e de seu chef executivo Amaury Bouhours, que joga o jogo da culinária à base de plantas com um toque abrasivo, sua assinatura. Os detalhes do menu serão revelados mais tarde, mas uma coisa é certa: os amantes da gastronomia irão desfrutar de uma experiência única.  

 

Le Meurice Alain Ducasse (Foto: Divulgação)

 

Como a alta gastronomia não é apenas uma questão do que você tem no prato, as equipes de atendimento lideradas por Olivier Bikao, gerente do restaurante Le Meurice, e as equipes de sommelier com Gabriel Veissaire para Paris e Gabriel di Bella para Nova York, acompanharão esses jantares. 

 

“Além de ser um grande chef vegano, Daniel é, antes de tudo, um grande chef. Para fazer essa alta cozinha totalmente vegetal, é preciso ser um pouco ousado e, acima de tudo, muito corajoso”, disse Alain Ducasse sobre a parceria com o chef suíço em uma nota oficial para a imprensa.  

 

Nos dias 22 e 23 de fevereiro, chega a vez de Daniel Humm receber a gastronomia de Ducasse no Eleven Madison Park, em Nova York. Nos dias, os comensais podem esperar um cardápio plant based com inspirações cruzadas — do chef Daniel Humm e do chef Amaury Bouhours, sob supervisão de Alain Ducasse. As equipes de recepcionista e sommelier também estarão à disposição para oferecer, em solo norte-americano, o seu serviço à la française, com o toque leve e jovem que tanto contribuiu para o sucesso do restaurante Le Meurice. 

 

“O chef Alain Ducasse foi um mentor e ídolo desde o início da minha carreira. Ele não só foi essencial para a criação da cozinha francesa moderna, como também é um inovador e contribuiu enormemente para o mundo da culinária vegetal”, reforçou Humm, também em nota oficial. “Estou muito honrado por ter esta oportunidade de cozinhar lado a lado com uma das minhas maiores inspirações e um dos maiores chefs do mundo.”  

 

Serviço:  

1 e 3 de fevereiro –  Daniel Humm no Restaurante Le Meurice Alain Ducasse  

 

22 e 23 de fevereiro – Alain Ducasse no Eleven Madison Park  

 

Valores: Menu fixo sem bebidas a 440 euros por pessoa. Para harmonização com vinhos, 880 euros por pessoa.  

 

Por Beatriz Calais

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.