Elena Reygadas é eleita a melhor chef do mundo em 2023
A chef-proprietária do restaurante Rosetta, na Cidade do México, foi reconhecida pelo The World's 50 Best Restaurants
A chef mexicana Elena Reygadas, à frente do restaurante Rosetta, localizado na Cidade do México, foi anunciada nesta terça-feira (18) como a melhor chef mulher do mundo em 2023. A nomeação faz parte do prêmio The World’s 50 Best Restaurants, que já reconhece o trabalho apaixonado de Reygadas desde 2014, quando ela foi eleita a melhor chef da América Latina.
Desde então, a mexicana se tornou um dos grandes nomes da gastronomia de seu país. Defensora da biodiversidade e da produção sustentável, ela lançou recentemente um programa de bolsas de estudo voltado para mulheres com o objetivo de promover maior paridade de gênero nas cozinhas do México. A bolsa batizada de “Beca Elena Reygadas” está aberta as estudantes mexicanas que cursam alguma escola de gastronomia.
LEIA MAIS:
- 16 eventos gastronômicos especiais para curtir em abril
- Bar da Dona Onça comemora 15 anos com retorno do evento “Águas de Janaína”
- Carbonara Day: conheça a história e confira 12 restaurantes para se deliciar com o famoso prato na capital paulista
Reygadas aprendeu a cozinhar quando criança e, embora tenha estudado Literatura Inglesa na Universidade Nacional Autônoma do México, nunca deixou de cozinhar. Durante os estudos, trabalhava em restaurantes como uma forma de sustento e acabou se aprofundando cada vez mais na gastronomia. Uma vez imersa nesse universo, nunca mais saiu, e chegou a trabalhar com grandes chefs, como o italiano Giorgio Locatelli.
Após anos de experiência em cozinhas do mundo todo, retornou à Cidade do México em 2010 para abrir o Rosetta, que hoje é celebrado como um dos melhores restaurantes da região. Com um menu que muda diariamente graças ao foco em ingredientes locais, sazonais e provenientes de pequenos produtores, a casa ficou em 60º lugar na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo em 2022 e em 37º na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina em 2022.
As massas artesanais da casa fazem sucesso, assim como o tamal de milho fresco servido com creme defumado quente — um prato que busca celebrar os ingredientes indígenas. Além disso, o restaurante ainda conta com uma padaria adjacente que fornece pão para muitos dos principais restaurantes da Cidade do México.
Com uma rotina movimentada, Elena também administra o restaurante mexicano casual Lardo e o bistrô Café Nin, ambos na capital. Seu primeiro livro de receitas foi publicado em 2019, com foco não apenas nas receitas e na filosofia por trás delas, mas também nos ingredientes mexicanos, em particular no ambiente e nas tradições que os moldam.
Para William Drew, diretor de conteúdo da lista The World’s 50 Best Restaurants, a chef é um exemplo por sua representação feminina e valorização da cultura mexicana. “É uma honra conceder o prêmio de Melhor Chef Feminina do Mundo este ano a Elena Reygadas, uma chef que está abrindo caminho para futuras gerações de líderes femininas. Com sua defesa de pratos tradicionais e da biodiversidade indígena, ela está promovendo o futuro da gastronomia mexicana e estamos orgulhosos de apoiar sua missão com este prestigioso prêmio”, escreveu em um comunicado oficial a imprensa.
Na mesma nota, Reygadas destacou: “Estou muito grata e honrada por ter sido premiada por pessoas que tanto admiro. Cozinhar é uma prática comunitária. E assim, para mim, este prémio é de toda a minha equipe, bem como de todas as mulheres da cozinha que preservam o nosso legado culinário há gerações.”
O prêmio de Melhor Chef Mulher do Mundo (The World’s Best Female Chef) é o primeiro de vários a serem revelados antes da cerimônia de premiação do ranking The World’s 50 Best Restaurants, que acontecerá no dia 20 de junho na Ópera Les Arts, em Valência.
Por Redação