Drive-In Paradiso: cinema ao ar livre gratuito estreia em São Paulo
A programação que celebra a sétima arte brasileira terá início neste final de semana, no Ibirapuera
Por Maria Alice Prado
Os eventos drive-in estão sendo uma saída bastante explorada pelo setor cultural para entreter o público seguindo os moldes do “novo normal”. O Instituto Olga Rabinovich desenvolveu uma iniciativa no mínimo admirável para embarcar na tendência: o primeiro cinema ao ar livre gratuito de São Paulo, com apenas filmes nacionais na programação.
A organização filantrópica se uniu à Secretaria Municipal de Cultura e à Spcine, com parceria do Cine Autorama, para fundar o Drive-In Paradiso. A inauguração está marcada para o dia 1º de agosto, com última sessão prevista para 23 de agosto. A “sala” de cinema ao ar livre será no estacionamento da Assembleia Legislativa de São Paulo, no Ibirapuera.
LEIA TAMBÉM:
- Cinemas drive-in voltam à programação cultural brasileira
- Exposição online exibe 70 obras de Jean-Michel Basquiat
- Confira quais são os 10 escritores favoritos no Brasil em 2020
- Arte contemporânea de Takashi Murakami floresce em parcerias na quarentena
- 9 livros – de romances leves a histórias marcantes – para atualizar sua biblioteca
Clássicos do cinema nacional
Com foco na celebração das produções nacionais que marcaram o cinema brasileiro, a curadora Marina Person compôs uma programação de peso. Já no final de semana de estreia, o cinema exibirá “Meu nome é Bagdá”, de Caru Alves, vencedor do prêmio do júri na mostra Generation do Festival de Berlim 2020.
A iniciativa ainda contará com títulos como “Bacurau” (2019), “Elis” (2016) e “Central do Brasil” (1998)
Além de clássicos, a programação inclui produções para todos os gostos, com filmes infantis, comédias, biografias musicais e mais. Os ingressos são limitados – serão 100 carros por sessão e as vagas devem ser reservados pelo Sympla.
Para o primeiro final de semana, as reservas online já estão esgotadas. Mas, meia hora antes de cada sessão, o cinema abrirá uma fila para os veículos que quiserem ocupar as possíveis vagas remanescentes. Clique aqui para ficar por dentro da programação e dos ingressos deste e dos próximos finais de semana.
Curta em Casa
Antes dos longas, haverá a exibição de curtas produzidos por cineastas das periferias de São Paulo para o projeto Curta em Casa, realizado durante a pandemia pelo Projeto Paradiso em parceria com o Instituto Criar de Cinema, TV e Novas Mídias e a Spcine.
LEIA TAMBÉM:
- Cinema 2020: estreias de filmes canceladas ou adiadas pela pandemia
- Galeria em São Paulo oferece exposição inédita em formato drive-thru
- 5 filmes da Netflix para curtir sem pressa