Galeria em São Paulo oferece exposição inédita em formato drive-thru

Carros percorrerão um circuito de 48 minutos para ver as obras de 18 artistas; trajeto é predeterminado e orientado por guia virtual

Por Maria Alice Prado

 

No momento em que a pandemia de Covid-19 foi anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em março deste ano, o setor cultural foi um dos primeiros a ter que congelar suas atividades. O curioso é que, durante os meses de isolamento, é por meio da arte que temos encontrado escapatórias para vazios, medos e incertezas. 

 

Aos poucos, os profissionais da música, do teatro, do cinema, da fotografia e das galerias começaram a encontrar formas de manter seus trabalhos próximos do público. Afinal, o que é arte senão sinônimo de experimentação? A Luis Maluf Art Gallery embarcou no desafio de inovação cultural e desenvolveu um formato inédito: a primeira exposição drive-thru da América Latina. 

 

Os visitantes passearão dentro de seus carros pela ARCA, um galpão de 9 mil m² na Zona Oeste de São Paulo, para ver as obras. Em cartaz de 17/07/2020 a 09/08/2020, a drivethru.art exibirá trabalhos de 18 artistas de diferentes gerações, técnicas e pesquisas.

 

LEIA TAMBÉM:

 

(clique nas imagens para ampliar)

 

As assinaturas das obras levam, dentre outros, os nomes de Gian Luca Ewbank, Cranio, Felipe Morozini e Hanna Lucatelli. Os carros vão seguir um circuito predeterminado e organizado em estações. A orientação será feita a partir de um guia virtual disponibilizado via QR code.

 

Quem não tem carro também poderá curtir a exposição. Para esse público foi criado o ticket de “passageiro”, em que o circuito de 48 minutos é feito em carros constantemente higienizados.

 

Arte em circuito, vida em movimento

O intuito do curador Luis Maluf, ao lado dos artistas, é ressignificar o espaço urbano por meio do poder social da arte – manifestação tradutora de vivências, emoções, percepções e de tudo aquilo que nos torna humanos.

 

Os expositores vão apresentar seus trabalhos em grandes painéis, trazendo as ruas da cidade para dentro do galpão. A mostra convida o espectador a uma incursão por entre linguagens e técnicas da produção brasileira contemporânea, com olhar para pautas urgentes da sociedade – como questões ambientais, indígenas, raciais, de gênero e de sexualidade. 

 

LEIA TAMBÉM:

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by ARCA (@arcaspaces) on

 

“A drivethru.art vem como um gesto de esperança. É o resultado de um projeto ambicioso por sua grandeza e essencial por sua necessidade. Se por um tempo a crise trouxe o distanciamento, as táticas de reaproximação não devem ser apenas adaptativas, mas sim propositivas”, afirma o curador. 

 

Os idealizadores garantem que a exposição foi pensada para que não haja nenhum risco aos visitantes, cumprindo todos os protocolos de segurança da OMS. Os ingressos já estão disponíveis por meio do site www.drivethru.art.

 

 

LEIA TAMBÉM:

 

 

Fotos: Reprodução Instagram (@drivetru.art – no corpo do texto – e Hanna Lucatelli @hlucatelli – no destaque)

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.