Exposição online exibe 70 obras de Jean-Michel Basquiat

Como o público não pode ir à galeria devido ao distanciamento social, a Brant Foundation-NY disponibiliza virtualmente a aclamada mostra realizada em 2019

Por Sofia Tremel

 

Em 2019, quando coronavírus, pandemia e quarentena não faziam parte da rotina do mundo, a Brant Foundation, galeria no East Village de Nova York, expôs 70 obras do artista norte-americano Jean-Michel Basquiat. Agora, como o público não pode ir ao local, a fundação reabre a mostra de maneira virtual, em uma experiência imersiva no mundo artístico do artista neo-expressionista. 

 

LEIA TAMBÉM: 

 

Com curadoria de Dieter Buchhart e colaboração da Louis Vuitton Foundation, a mostra contém trabalhos criados entre 1980 e 1987 (um ano antes de sua precoce morte, aos 27), demonstrando os diversos aspectos retratados durante a carreira de Basquiat. 

 

A visita virtual cobre os quatro andares da galeria e permite que os visitantes admirem algumas das principais obras do artista em uma experiência imersiva e virtual. 

 

Basquiat em todos os tamanhos

Celebrando desde telas de larga escala até pinturas menores e mais pessoais, a exposição traz obras como o gigante mural Grillo (1984), Arroz con Pollo (1981) e Price of Gasoline in the Third World (1982). As peças retratam questões como colonização, a diáspora africana e a desigualdade racial. 

 

Grillo (1984)

 

Arroz con Pollo (1981)

 

Price of Gasoline in the Third World (1982)

 

 

Ilustrando momentos mais introspectivos do artista, outras seções apresentam obras pessoais, como retratos dos ídolos de Basquiat. Ali estão pinturas do jazzista Charlie Parker e dos boxeadores Sugar Ray Robinson e Joe Louis.

 

A exposição completa pode ser vista no site da Brant Foundation.

 

LEIA TAMBÉM: 

 

 

Fotos: Reprodução Brant Foundation e Louis Vuitton Foundation

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.