Culinária saudável: conheça os melhores lugares para comer bem em São Paulo
Veganos, vegetarianos, orgânicos. Wanderley Nunes indica os restaurantes mais saudáveis da capital
PALADAR por Wanderley Nunes | Matéria publicada na edição 116 da Revista Versatille
Nada melhor do que, ao abrir o cardápio de um bom restaurante, deparar-se com opções agradáveis e diversificadas de pratos saudáveis. É cada vez maior a busca por uma alimentação natural, orgânica, vegetariana ou vegana, e os pratos elaborados seguindo esses preceitos acabam agradando até a quem jure não viver sem carne vermelha em todas as refeições.
LEIA TAMBÉM:
- Azeite brasileiro: verde, amarelo e cada vez melhor
- 6 drinques refrescantes com as frutas da primavera
- 7 receitas vegetarianas deliciosas para fazer em casa
- Ruby: o que é o chocolate rosa e quais são suas vantagens?
- Veuve Clicquot e Yayoi Kusama em nova parceria para edição limitada de champanhe
Com a ajuda das grandes chefs Gilda Bley e Fabiola Giusti, nesta coluna vou indicar lugares de destaque na culinária saudável de São Paulo.
Para os veganos
Entre os veganos, começo pelo Purana.co, idealizado pela apresentadora Alana Rox. A horta é própria e o lema, “servir alimento que cura”. Inspirador, não?
Com um ambiente moderno, luz intimista e fama pelos drinques, além de um lindo bar, o Teva Vegetal é minha segunda sugestão.
Prossigo com o Casa Raw. O nome já explica sua filosofia, que segue o crudivorismo – ou seja, o restaurante trabalha com comida crua e viva, nunca deixando o preparo dos alimentos passar dos 42° C no cozimento. Dessa maneira, as enzimas são preservadas e a digestão fica mais fácil.
Eu não poderia deixar de indicar o Plant Made, da cadeia internacional do chef Matthew Kenney. São pratos veganos impecáveis e extremamente saborosos!
LEIA TAMBÉM:
- Cozinhando com PANC: o que é, onde encontrar e uma receita para inspiração
- Avocado toast: 3 receitas do snack que nunca sai de moda
- Chef real compartilha receita do peixe com batatas fritas da rainha Elizabeth II
Para agradar diferentes paladares
Se na turma que for curtir o almoço ou o jantar houver quem realmente não abra mão de proteína animal e esteja aberto a uma alimentação saudável e sofisticada, uma ótima opção é o Restaurante Bio, assinado pelo chef Alex Atala. A proposta é o aproveitamento integral dos alimentos e a priorização da produção orgânica local. O nome disso é sustentabilidade. Bravo!
Outro bom destino para mesas compostas de pessoas com paladares variados é o Mauli Bowls, especializado em comida natural inspirada na culinária havaiana.
LEIA TAMBÉM:
- 4 receitas doces e salgadas preparadas com café
- 3 drinks com vinhos para saborear no inverno ameno brasileiro
- Conheça a dieta plant based: o que é, quais são os benefícios e 3 receitas
Para quem não dispensa a sobremesa
Não pensem que me esqueci dos doces! A arte da confeitaria fica nas mãos da talentosa e pioneira Isabela Akkari. No Café et Pâtisserie que leva seu nome, é possível encontrar maravilhosos doces sem glúten, sem lactose, sem açúcar, low carb e veganos.
São tantas opções que é impossível dizer que não há como dar uma chance a pratos sem carne, pelo menos de vez em quando. Diante de verdadeiras obras de arte desses chefs inspiradíssimos, nós, mesmo não sendo vegetarianos ou veganos, olhamos com outros olhos essa gastronomia tão rica e cheia de sabor.