Chef real compartilha receita do peixe com batatas fritas da rainha Elizabeth II

Da ordem de preparação de cada ingrediente ao molho ideal para acompanhamento, aprenda a fazer fish and chips ao ponto da realeza

Por Maria Alice Prado

 

Sempre que alguma tradição da família real britânica chega à internet, é questão de tempo até que a febre se instaure e os admiradores da realeza queiram levá-la para casa. Após o lançamento do gin real, uma boa pedida para provar um gostinho do que se consome nos palácios dos Windsor é fazer em sua própria cozinha o peixe com batatas fritas favorito da rainha Elizabeth II

 

Darren McGrady, chef real que passou 11 anos cozinhando no Palácio de Buckingham, compartilhou o tutorial do tradicional fish and chips – com toques especias para agradar ao paladar da monarca, é claro. Ele revelou que preparava o prato semanalmente para a rainha.

 

Anote os segredos do chef e prove uma refeição digna da realeza!

 

LEIA TAMBÉM:

 

O chef Darren McGrady (Reprodução YouTube Darren McGrady)

 

Atenção à ordem dos ingredientes

O primeiro ponto para que a receita seja facilmente executada é deixar tudo separado e em ordem, para que você cozinhe nas temperaturas diferentes – atente-se a elas! – sem a necessidade de utilizar várias fritadeiras. 

 

Para a crocância das batatas, Darren ensina alguns truques. Em primeiro lugar: elas devem do tipo Maris Piper. Devem ser cortadas todas no mesmo comprimento, em retângulos perfeitos. E precisam ficar de molho em água antes da parte principal: as duas frituras. 

 

Batatas fritas em duas etapas

A primeira fritura das batatas, a 130°C, serve para que fiquem apenas macias e cozidas, mas ainda sem “cor de fritura”, nas palavras do chef. Após a preparação do peixe é que vem a finalização da fritura em temperatura alta, para deixar as batatas bem crocantes. 

 

LEIA TAMBÉM:

 

(Reprodução YouTube Darren McGrady)

 

A vez do peixe do fish and chips

O peixe desta receita de Darren é o bacalhau. Antes de começar a empanar, o chef tempera o peixe cru com sal e pimenta. Em seguida, o passa na farinha de trigo, depois em uma mistura de gema de ovo com manteiga derretida. E, para finalizar, em farinha panko  ou migalhas de pão. Depois, Darren assa o peixe a 200°C por cerca de 10 minutos. 

 

Com o bacalhau no forno, o chef finaliza a fritura das batatas. Os segredos são simples: fritar a 190°C por cerca de 5 minutos, até atingir uma cor bem dourada. Para potencializar o sabor, ele adiciona o sal às batatas assim que elas saem da frigideira.

 

(Reprodução YouTube Darren McGrady)

 

Molho ideal para acompanhar peixe com batatas fritas

O molho de acompanhamento é o chamado tarragon hollandaise – uma mistura quente e delicada de gemas de ovos, suco de limão, tarragão, sal, pimenta e manteiga clarificada. 

 

A apresentação de um prato real certamente tem que ser tão apetitosa quanto os sabores: o chef dispõe as batatas fritas em uma mini torre ao lado de uma flor de amor-perfeito. 

 

LEIA TAMBÉM:

 

Se quiser conferir o passo a passo na íntegra, assista aos vídeos:

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.