Ruby: o que é o chocolate rosa e quais são suas vantagens?

Ele é produzido a partir de um tipo diferente de cacau e, graças ao seu modo de preparo, é mais saudável que a maioria

Por Gabrielle Torquato

 

Saborear um bom chocolate é um momento de prazer para a grande maioria das pessoas. Não é para menos: quando consumido de forma moderada – até 40 gramas por dia – e em sua forma mais pura – amargo 70% ou mais -, ele traz benefícios para a saúde e contribui para a sensação de bem-estar, pois atua na produção da serotonina, um neurotransmissor conhecido como “hormônio da felicidade”.

 

Por muito tempo, isso se aplicou ao chocolate tradicional. Contudo, uma nova opção no mercado deixou tudo mais saboroso. Estamos falando do chocolate ruby, conhecido por ter uma tonalidade rosa natural. Sua origem também é o cacau, mas de um tipo específico, com sementes vermelhas, encontrado somente no Brasil, Equador e Costa do Marfim.

 

LEIA TAMBÉM:

 

A seguir, vamos contar tudo sobre o famoso e desejado chocolate rosa.

 

Descoberta e lançamento do chocolate rosa

Antes de mais nada, a origem do chocolate rosa. Ele foi descoberto pela empresa suíça Barry Callebaut em 2017 e hoje é reconhecido como um tipo oficial de chocolate. Isso não acontecia desde os anos 1930, quando o chocolate branco chegou ao mercado.

 

Entre descoberta e chegada ao público final, foi necessário um período de cerca de dez anos até o lançamento do chocolate rosa.

 

Crédito: Reprodução Instagram

 

Chocolate com sabor cítrico

O sabor do chocolate rosa é surpreendente: cítrico e não chega nem perto de ser amargo ou leitoso. Marca presença na boca com um gosto frutado e doce ao mesmo tempo. Não é tão fácil, porém, de ser harmonizado como os outros tipos. De forma geral, combina bem com chocolate amargo e com frutas vermelhas.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Vantagens do chocolate rosa para a saúde

Uma outra diferença importante é que o chocolate ruby é mais rico em nutrientes quando comparado aos outros. Os flavonoides, parte do cacau onde se concentram as substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, são mantidos durante toda a produção a fim de conservar a cor rosa natural. Desta forma, o produto final fica mais saudável que seus colegas nas versões marrom e branca.

 

Crédito: Reprodução Instagram

 

Agora que você já conhece os benefícios de consumir o chocolate rosa, aprenda como introduzi-lo nas suas receitas!

 

Bolo brownie de chocolate rosa

 

Brigadeiro com chocolate rosa

 

Trufas com chocolate rosa