Conheça o novo e premiado Audi Q5 TFSIe

O novo Audi Q5 TFSIe, com motor híbrido plug-in, é uma joia em dois formatos: SUV convencional ou Sportback

Foto: Divulgação

Na falta de um, há dois. O novo Audi Q5 TFSIe, que também pode ser chamado de Q5 híbrido plug-in, arrebata prêmios por onde passa. O carro é uma joia tecnológica, pode ser adquirido ou assinado e está disponível em dois formatos: o tradicional SUV, com linhas mais convencionais, e o Sportback, com aquela queda no capô que lhe confere mais esportividade. Fora esse detalhe, que muda em 10 litros a capacidade do porta-malas, os dois Q5 são iguais.

 

Baseado no modelo equipado com motor a combustão interna, o Audi Q5 TFSIe é o primeiro híbrido plug-in da prestigiosa marca alemã. Seu porte é médio (tem 4,69 metros) e já chama atenção pelas sofisticadas e modernas linhas de design. A queda no teto antes das colunas C sugerem ao modelo Sportback uma esportividade que não é apenas aparente; é real.

 

LEIA MAIS:

 

Atenção aqui porque o Audi Q5 não tem a mesma esportividade encontrada no Porsche Macan, devido à proposta da marca, mas é suficiente para encarar outros SUVs europeus, como o Mercedes Classe GLE, os BMW X3 e X4 e o Jaguar E-Pace, além do Volvo XC60. O motorista pode escolher o modo de condução para deixar o carro mais ecológico, mais esportivo ou mais confortável, pois os parâmetros do câmbio, da direção e das suspensões são configuráveis.

 

 

Essa escolha influi diretamente na duração da energia disponível na bateria de 17,9 kWh, que permite ao Audi Q5 híbrido plug-in rodar de 56 km a 62 km no modo totalmente elétrico, sem gastar uma única gota de gasolina. Para quem utiliza o carro na grande cidade e roda até 50 km por dia, isso significa ter uma condução sempre ecológica em todos os dias da semana. Quando for pegar a estrada, num fim de semana, por exemplo, aí sim é hora de usar todas as regalias oferecidas pelo modelo híbrido plugável na tomada. Os ajustes de condução podem ser feitos facilmente por meio de toques na tela central.

 

O sistema híbrido plug-in do Audi Q5 (PHEV) dispõe de um motor 2.0 turbo a gasolina de 252 cv e 370 Nm e um motor elétrico de 143 cv (105 kW) e 350 Nm. Outro detalhe interessante é que o motor elétrico pode trabalhar de forma independente até 135 km/h. A potência combinada é de 367 cavalos e o torque combinado é de 500 Newtons-metro. O que esses números querem dizer na prática? Que o Audi Q5 híbrido plug-in acelera como um carro esportivo – ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos. Como em todo veículo elétrico, entretanto, se usar muita potência, a energia da bateria é consumida rapidamente. Por isso, ele só permite ir até 135 km/h no modo 100% elétrico. A partir daí, o motor a combustão garante velocidades bem mais altas, chegando a respeitáveis 239 km/h.

 

A bordo do novo Audi Q5 TFSIe, o motorista logo vai notar que o painel de instrumentos dá ênfase ao motor elétrico. No lugar onde fica normalmente o conta-giros está um marcador que mostra a porcentagem de potência utilizada durante a condução. A Audi trouxe uma solução interessante para ajudar o motorista: luzes e faixas laranja indicam que o Q5 está usando o motor a combustão, enquanto luzes e faixas verdes acendem quando o motor elétrico está sendo utilizado. Com o tempo, você naturalmente passa a dirigir de forma mais ecológica, poupando combustível e reduzindo as emissões de carbono; o planeta agradece cada pequeno gesto.

 

 

Claro que, como outros carros de sua classe, o Audi Q5 TFSIe é um automóvel completo. Mas o completo aqui não significa somente uma extensa lista de “features” de conforto, conveniência e conectividade, mas também itens mecânicos. Com a suspensão ajustável (mais macia ou mais dura), o Q5 conta com o novo sistema de tração integral Quattro Ultra. Por meio de sensores, o veículo monitora a necessidade do motorista, oferecendo mais tração nas rodas dianteiras ou nas rodas traseiras. Ele roda primordialmente com tração dianteira. Entre as possibilidades que este SUV de luxo permite está o modo off-road.

 

O primeiro Audi híbrido plug-in traz itens de segurança como piloto automático adaptativo, aviso de saída de faixa e Side Assist, que reúne três funções: assistente de tráfego reverso, alerta de tráfego na abertura da porta e monitor de ponto cego.

 

 

O Audi Q5 TFSIe está à venda em quatro versões na linha 2023: Q5 Performance (447.990 reais), Q5 Performance Black (472.990 reais), Q5 Sportback Performance (477.990 reais) e Q5 Sportback Performance Black (502.990 reais). Para quem deseja apenas utilizar, mas não comprar o Q5 TFSIe, a Audi oferece seu carrão no programa Luxury Signature, com várias opções de assinatura por 12, 24 e 36 meses. Entre as vantagens, o cliente não precisa se preocupar com revisões nem documentação em geral (IPVA, seguro, licenciamento) e ainda conta com a assistência 24 horas do Audi Class Service.

 

A assinatura é indicada para clientes que trocam todo ano de carro, mas, se a ideia for permanecer alguns anos com o veículo, a compra ainda é a modalidade de negócio mais vantajosa. 

 

Por Sergio Quintanilha| Matéria publicada na edição 130 da Versatille