Conheça Mademoiselle Colette, clássica pâtisserie na Califórnia
O estabelecimento conta com ambientes aconchegantes e elegantes, combinados a uma culinária francesa criativa

Um dos aspectos mais fascinantes da gastronomia é a capacidade de nos teletransportar para destinos distantes. Por exemplo, a delicadeza das pâtisseries de Paris pode ser encontrada a mais de 8 mil quilômetros de distância da capital francesa, no estado da Califórnia, em uma das três pâtisseries da Mademoiselle Colette, localizadas nas cidades de Menlo Park, onde está a primeira unidade, inaugurada em 2015, Palo Alto e Redwood City.
A mente criativa por trás do business é a fundadora, Debora Ferrand, graduada na Le Cordon Bleu, com especialização em pâtisserie na École Ducasse: “Eu morei em Paris por 15 anos, trabalhando com moda. Sempre fui muito apaixonada por pâtisserie, por cozinha, e, dois anos antes de eu parar no segmento, comecei a fazer pequenos cursos, e decidi que era isso que iria fazer”, explica Debora.
LEIA MAIS:
- Amaury Bouhours, do Le Meurice, fala sobre suas inspirações culinárias
- Marques de Casa Concha lança campanha com enólogo Marcelo Papa e Felipe Bronze
- Conheça Sergio Timerman, um dos maiores cardiologistas e agitadores gastronômicos do Brasil
Foram algumas mudanças de países até se estabelecer nos Estados Unidos, primeiro no Texas – onde pretendia abrir a “Colette”– e posteriormente na Califórnia, responsável por um dos trunfos do negócio: sua localização. Além das lojas para os consumidores, há também uma cozinha de produção de aproximadamente 600 metros quadrados, em Newark (CA), que abastece diariamente as três unidades.

O pastry chef Amine Dilem, Debora Ferrand e Simon Pacary (Divulgação)
As pâtisseries são assinadas pelo chef executivo Simon Pacary, francês reconhecido no ano de 2021 com o Trophée Passion Dessert, do Guia Michelin. “Os doces da Colette são muito especiais porque a gente faz tudo de maneira clássica. O nosso croissant demora três dias para ficar pronto. Tudo é feito com muito carinho e amor. Na boulangerie, a minha sobremesa preferida é o Chausson aux Pommes e, entre as pâtisseries, o Fraisier.”

Croissants (Divulgação)
Ir até uma das unidades é uma experiência única, graças aos ambientes aconchegantes e elegantes, combinados a uma culinária francesa criativa, feita com os melhores produtos orgânicos, abastecidos localmente conforme a sazonalidade. Perfeito para qualquer momento do dia, o menu traz opções diversas. Além de atendimento presencial, é possível fazer encomendas pelo site da Colette (mademoisellecolette.com) e também via apps, como o Uber Eats.
LEIA MAIS:
- Chocolate Week 2021 tem como tema novo chocolate sustentável
- Por trás dos pratos: Cipriani
- Conheça o Spicy Fish, novo restaurante asiático de Ipanema
“Antes da covid, eu pretendia abrir umas dez lojas, um plano de expansão de unidades. Depois, eu estou revisitando todo o meu business plan, e a minha ideia é fazer catering, wholesale focado em high end, como para o Whole Foods e pedidos on-line. Eu faço muitos eventos para empresas. Até hoje, todo o business, eu mesma investi, mas estou pensando em ter investidores para o próximo ano”, conclui.
Por Giulianna Iodice | Matéria publicada na edição 121 da Versatille