Uma viagem ao Japão

O colunista Wanderley Nunes destaca duas casas de gastronomia japonesa: Murakami e Jun Sakamoto

Tempurá de ovo de codorna do Jun Sakamoto (Foto: Divulgação)

Não é segredo para ninguém a capacidade que São Paulo tem de oferecer experiências gastronômicas que são verdadeiras viagens pela cultura de outros países. Quando se trata do Japão, a capital paulista conta com a maior comunidade japonesa do Brasil e apresenta uma verdadeira homenagem à culinária do país. O Restaurante Murakami é um bom exemplo disso. Comandado pelo chef Tsuyoshi Murakami, que nasceu no Japão e veio para o Brasil aos 3 anos, a casa, que fica na Alameda Lorena, nos Jardins, realiza um show no preparo dos ingredientes frescos de seu omakase, que é servido de terça a sábado, em dois horários: às 19h e às 21h30. 

 

Pink lobster com caviar Baerii,
do Murakami (Reprodução)

 

Em um balcão com poucos comensais, é possível observar o preparo dos pratos, que mudam todo dia, de acordo com os ingredientes disponíveis, sempre frescos. O menu surpresa é um diferencial. A casa também opera no almoço, momento no qual é possível provar pratos clássicos, à escolha do cliente. É uma opção para quem deseja conhecer a cozinha do chef antes de se entregar por completo ao omakase. 

 

LEIA MAIS:

 

Outro endereço que oferece uma perfeita viagem gastronômica é o Jun Sakamoto, do renomado chef Jun Sakamoto, um dos grandes precursores da alta gastronomia japonesa no Brasil. Acostumado com o comando de uma grande cozinha desde o início dos anos 2000, o chef já passou por restaurantes japoneses em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York. Hoje, sua casa homônima na Rua Lisboa, em Pinheiros, é reconhecida pelo Guia Michelin e também oferece um omakase intimista no balcão. 

 

O menu degustação de 16 etapas é completo, composto de opções de sushi, pratos quentes e sobremesas. Há também o menu à la carte. 

 

Mais do que a utilização dos ingredientes frescos e a vivência dos chefs em outros países, as casas oferecem uma verdadeira experiência inesquecível. Assistir aos chefs cozinhando diretamente no balcão é como vivenciar um show – que pode ser visto, com certeza, muitas vezes. 

 

Por Wanderley Nunes, cabeleireiro e fotógrafo

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.