8 restaurantes para tomar café da manhã no Rio de Janeiro

Estabelecimentos estão localizados nos bairros Jardim Botânico, Leblon, Ipanema, Santa Teresa, entre outros

Fasano Caffè (Foto: Tomas Rangel)

O Rio de Janeiro é recheado de opções de lazer para quem quer aproveitar a cidade do nascer do sol até o fim do dia. Seja para os moradores da cidade ou para visitantes que estão apenas de passagem, certos lugares surpreendem pela vista e pelo clima de boemia carioca que exalam. Esse é o exemplo de alguns estabelecimentos que oferecem café da manhã e brunch pela cidade.  

 

Alguns possuem vistas privilegiadas para cartões postais da cidade, enquanto outros se destacam pela pluralidade de seus cardápios. Confira, a seguir, 8 locais para aproveitar um bom café da manhã na capital carioca:  

 

LEIA MAIS:

 

Quitéria Café  

 

Divulgação

 

Parte do hotel Ipanema Inn, que fica a 130 metros da badalada Praia de Ipanema, o Quitéria Café é uma boa opção para hóspedes e visitantes que buscam apenas tomar um bom café da manhã no charmoso bairro. O cardápio da casa é recheado de itens artesanais como pães, queijos e embutidos locais — além do trabalho da chef Alê Maidana na criação de toasts, lanches e pratos saudáveis que exploram o sabor dos ovos caipiras, das frutas e dos iogurtes naturais. É possível apreciar o brunch no local das 7h às 14h. 

 

Serviço: R. Maria Quitéria, 27 – Ipanema, Rio de Janeiro 

 

The Slow Bakery  

 

Divulgação

 

A The Slow Bakery, padaria 100% artesanal criada em 2014 por Rafa Brito Pereira e Ludmila Espíndola, possui três unidades na cidade, nos bairros: Botafogo, Leblon e Jardim Botânico. Em todas as casas, o foco no resgate de métodos tradicionais de produção é o mesmo. Com muita pesquisa sobre ingredientes e processos de longa fermentação, os pães levam em média 30 horas para ficarem prontos, destacando-se como os protagonistas do café da manhã do estabelecimento. No entanto, para quem busca outros pratos, a cozinha é variada, oferecendo um menu sazonal repleto de tartines, prensados, saladas, iogurtes, sucos e cafés moídos na hora.  

 

Serviço: Botafogo – Rua General Polidoro, 25 – Botafogo; Jardim Botânico – Rua Maria Angélica, 113, Loja G; Leblon – Rua Conde de Bernadotte, 26 

 

Fasano Caffè  

 

Divulgação

 

Nos primeiros meses do ano, o Fasano Caffè foi inaugurado no prédio do Hotel Fasano Rio de Janeiro, em frente à Praia de Ipanema. Aberto a não hóspedes, o local logo se tornou uma referência de café da manhã para quem está passeando pela região. Com 165 metros quadrados, o espaço é dividido entre salão e área externa, com mesas ao ar livre que ajudam a sentir o clima carioca da localidade. Já quando se trata de comida, o menu assinado pelo chef executivo do hotel, Luigi Moressa, inclui buffet variado — com pães, doces, frutas, iogurtes e bolos feitos no hotel — e seleção de pratos à la carte. Nessa última opção, é possível pedir waffles, panquecas, tapiocas, sanduíches e ovos das mais diversas formas.  

 

Serviço: Avenida Vieira Souto, 80 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Hotel Fasano Rio de Janeiro 

 

Obs: O pacote de café da manhã para não hóspedes dá direito ao buffet completo e a uma opção de prato à la carte — custa R$ 150,00 por pessoa + taxa de serviço.  

 

Café 18 do Forte  

 

Divulgação

 

De frente para uma das praias mais famosas do mundo, o Café 18 do Forte, localizado dentro do Forte de Copacabana, foi inaugurado em 2010 pela quituteira Teresinha Araújo, que era famosa por vender seus doces na região. Ao longo dos anos, o negócio foi crescendo e ela recebeu a ajuda do filho, Eduardo Araújo, para criar o espaço que hoje tem uma das vistas mais privilegiadas da cidade. Perfeito para curtir um cenário tipicamente carioca, o estabelecimento conta com um cardápio que aposta em ingredientes de pequenos produtores, começando o dia com pães, frios, torradas e os famosos pães de queijo da canastra. O clássico banana bread (pão de banana) e a panelinha de ovos orgânicos também fazem sucesso no menu.  

 

Serviço: Forte de Copacabana – Praça Cel. Eugênio Franco, 01 – posto 6 – Copacabana 

 

Bistrô da Casa  

 

Divulgação

 

No alto da ladeira da Glória, bem ao lado da famosa igreja do bairro, o Bistrô da Casa se destaca como uma ótima opção de café da manhã para quem tirou o dia para conhecer o Rio de Janeiro. Para chegar até o estabelecimento, é preciso entrar na Casa da Glória, uma mansão do período colonial que foi reformada e reinaugurada no final de 2019.  Preservado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o terreno ainda conta com jardins e árvores centenárias que enriquecem a visita. Já no interior do bistrô, o protagonismo fica para as criações autorais do chef Christiano Ramalho, que desenvolveu menu especial de café da manhã para os finais de semana e feriados. Das 10h às 13h, os clientes podem escolher entre alguns pacotes de brunch que envolvem cesta de pães, queijos, frios, ovos, frutas, sucos, cafés, panquecas e lanches mais elaborados, como os famosos croque monsieur e madame.  

 

Serviço: Ladeira da Glória nº 98, Glória, Rio de Janeiro  

 

Gato Café  

 

Divulgação

 

Nem só de vistas bonitas se faz uma lista com opções de cafés da manhã no Rio de Janeiro. Também é possível aproveitar a oportunidade para visitar o Gato Café, primeiro estabelecimento desse segmento a ser criado no Rio de Janeiro. Em 2023, a casa passou a abrir mais cedo, a partir das 9h, para atender aos clientes que buscam um local para tomar café da manhã. Com menu renovado nas duas unidades — Botafogo e Barra —, é possível aproveitar pães e waffles que fazem referência aos felinos, além de ovos, cafés, bolos e sanduíches.  

 

Serviço: Botafogo – Rua das Palmeiras, 26. De seg a dom, das 9h às 19h; Barra da Tijuca – Shopping Via Parque, Segundo piso – Av. Ayrton Senna, 3000 

 

Al Khayam  

 

Divulgação

 

Sob o comando do patriarca sírio Moufid Hassan, o tradicional restaurante árabe Al Khayam lançou recentemente um menu de café da manhã para ser servido aos sábados e domingos nas unidades de Ipanema e Barra da Tijuca. Com sugestões da culinária árabe, esse é um café que se diferencia por opções como pão sírio com pasta homus, bolo de especiarias, café árabe e coalhadas frescas com mel e mix de frutas secas. Há alguns pacotes fechados com opções para o café, mas também é possível personalizar as suas escolhas pelo serviço à la carte.  

 

Serviço: Ipanema – Rua Aníbal de Mendonça, 55; Barra da Tijuca – Av. das Américas, 11889 – Loja C 

 

Térèze 

 

Divulgação

 

Restaurante do Santa Teresa Hotel RJ – MGallery, o Térèze possui uma cozinha contemporânea que explora a gastronomia local com um toque latino-americano. Aberto para não hóspedes, o estabelecimento oferece opções para almoço, jantar e café da manhã, tendo capacidade para até 35 pessoas. Além da ambientação especial com vista para o bairro de Santa Tereza, a casa possui um cardápio completo com pães, ovos, frutas e lanches.  

 

Serviço: R. Felício dos Santos, 15, Santa Teresa, Rio de Janeiro  

 

Por Beatriz Calais

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.