19 novos restaurantes e bares para conhecer em São Paulo

Inaugurações focam em cozinhas variadas e oferecem experiências inéditas na cidade

Petros Greek Taverna (Foto: Gustavo Pitta)

Quando se trata de novidades gastronômicas em São Paulo, é difícil estar completamente atualizado. Desde dezembro, quando a Versatille publicou a última matéria falando sobre os novos restaurantes da capital, diversos estabelecimentos foram inaugurados.

 

Para Andre Rodrigues, dono da Loudtt, consultoria especializada no mercado gastronômico, esse cenário positivo está sendo desenhado por conta do comportamento do próprio consumidor, que está cada vez mais interessado em bons momentos. “O movimento ‘Comer Melhor’, seja na experiência ou na escolha de ingredientes, é o grande conceito daqui para frente”, revela. “Nesse meio, há tendências como o Edible Empathy, que traz experiências em fine dining com exclusividade e consciência na relação do ingredientes; Haute Vegan, que coloca o spotlight na qualidade nos vegetais; e Fine Fast, que aposta no fast food de qualidade.”

 

LEIA MAIS:

 

Em sua visão, esse é um movimento que veio para ficar após os anos de paralisação por conta da pandemia de Covid-19. “Nossa relação com a comida fora de casa mudou mais nos últimos 5 anos do que nos últimos 30”, destaca Rodrigues. “Existe uma busca pela terapia da felicidade, onde os pequenos momentos fora de casa criam uma espécie de mini férias. Nunca foi tão importante novas marcas e empresas que auxiliam os consumidores a comer bem todos os dias.”

 

Aparentemente, os empreendedores também têm percebido essa necessidade. Segundo o consultor, é possível observar uma nova força de criatividade de chefs e da indústria gastronômica como um todo. “Há um impulso pelo questionamento do modus operandi e da explosão de informações e expressões em redes sociais democratizando menus, produtos e sabores. Ainda vamos ver muitos ciclos com novos conceitos, produtos e restaurantes”, opina.

 

Para o consultor gastronômico Dany Simon — mais conhecido como Dany, the Simon —, que está cotidianamente mergulhado no universo gastronômico, também há a percepção de que a pandemia impactou diretamente no mercado. “Houve de fato uma renovação durante este período, onde diversos restaurantes infelizmente fecharam e muitos novos abriram, sendo que algumas aberturas ficaram represadas durante esses anos”, explica. “Com a volta das pessoas às ruas, os empreendedores ficam mais seguros em tomar risco e abrir novos negócios. Eu vejo como um movimento, as pessoas querem cada vez mais sair.”

 

Familiarizado e atuante no mercado, ele não acha que esse é um movimento com data de validade estipulada. “O que é passageiro são modismos. Não vejo mais paleterias mexicanas por aí, por exemplo. Mas tenho visto bastante o conceito de bares no estilo boteco, além de grupos expandindo e abrindo novas unidades com o mesmo conceito ou com propostas diferentes do negócio original”, diz.

 

O Izakaya Otoshi, por exemplo, é uma espécie de bar japonês que explora um pouco o conceito da botecagem, mas se diferencia pelo cardápio inovador. Com ostras frescas, ebi furai, frango frito, berinjela empanada e sardinha, a casa propiciou uma das melhores experiências que Simon teve nos últimos meses. Outras casas recém-inauguradas que marcaram o seu paladar foram: Ping Yang, com sua cozinha tradicional e moderna; Incêndio, com seu dry aged delicioso; Aconchegante Bar, com a porção de porco na lata com gema curada; e Le Jazz Boulangerie, com seu brunch caprichado.

 

Mais do que as experiências atuais, o consultor também se anima pelas novidades que estão por vir. Em um textinho de spoiler, ele falou sobre suas maiores expectativas:

 

TUJU, casa de Ivan Ralston, deve abrir em julho e será guiado pela criatividade do TUJU Pesquisa, dirigido por Katherina Cordás, de cozinha sazonal paulistana. Sororoca Bar, que irá trabalhar com ingredientes vindos do mar num misto de restaurante, peixaria e bar, regido pela dupla Marcelo Corrêa Bastos (Jiquitaia e Lobozó) e Gustavo Rodrigues (Lobozó). AK Deli, da Andrea Kaufmann, recém retornada de Portugal, que será uma deli judaica de inspiração nova-iorquina. Domo Bar, lugar no qual cozinha, bar e música recebem o mesmo cuidado, com Flávio Seixlack e Rodolfo Herrera, do Takko Café, junto a Denis Fujito. AIÔ restaurante, irmão mais novo do Mapu Baos e Comidinhas, com comida taiwanesa refinada sem ser pomposa. Além de um novo restaurante no térreo do Hotel San Raphael, no Largo do Arouche.” 

 

Para quem gosta de gastronomia, a lista é um deleite — mas pode gerar uma pequena ansiedade naqueles que querem conhecer tudo que há de bom. Para ajudar esse grupo, a Versatille listou restaurantes e bares que já foram inaugurados neste início de 2023 ou que serão inaugurados em breve. O ano estará repleto de novidades, então é melhor já iniciar as visitas. Confira 19 novos estabelecimentos a seguir:

 

A Casa de Antonia

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by A Casa de Antonia (@acasadeantonia)

 

Após uma temporada em Curitiba, a chef Andrea Vieira volta a São Paulo da melhor forma possível: com um novo empreendimento. A Casa de Antonia, no Conjunto Nacional da avenida Paulista, é um espaço multifuncional que oferece café da manhã, brunch, almoço, café da tarde e jantar. Aberto o dia todo, é o destino ideal para quem busca um ambiente descontraído e com muitas opções no cardápio.

 

Serviço: Acesso pela Livraria Cultura, dentro do Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073,  Jardins, São Paulo

 

Aconchegante Bar

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Aconchegante Bar (@aconchegante_bar)

 

Inaugurado em uma região que atualmente está recheada de bares interessantes, o Aconchegante Bar chega à Vila Buarque com drinques saborosos e uma cozinha que mergulha na brasilidade e na utilização de bons temperos. Com a chef Katia Lyra à frente do menu, é possível apreciar pratos como baião de dois e croquetes, acompanhados por chopp ou drinques.

 

Serviço: Rua Jesuíno Pascoal, 35, Vila Buarque, São Paulo

 

Dom Aldo

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by DOM ALDO (@dom_aldo_restaurante)

 

Com a consultoria do chef francês Pascal Valero na concepção do menu, o restaurante Dom Aldo chega ao Itaim Bibi com ambiente aconchegante e clima de bistrô francês. Embora essa seja a ambientação, o cardápio oferece uma combinação franco-italiana, onde o melhor das duas cozinhas é explorado.

 

Serviço: Rua Pedroso Alvarenga, 545, Itaim Bibi, São Paulo. Telefone: ( 11) 3071-3544

 

Ella | Fitz

 

Foto: Divulgação

 

Mais um fruto da união entre Paulo Barros e Salvatore Loi, que já fazem sucesso com a gestão do Modern Mamma Osteria (o Moma), o Ella | Fitz chega para entregar um novo conceito: em homenagem à cantora Ella Fitzgerald, a casa é inspirada pelo jazz e investe bastante na área da coquetelaria, que está a cargo do bartender Ricardo Barrero. Para acompanhar os drinques, também há um cardápio pautado pela cozinha italiana mais mediterrânea, com Ana Cremonezi à frente da cozinha.

 

Serviço: Rua dos Pinheiros, 332, Pinheiros, São Paulo

 

Hello Kitty and Friends 2D

 

 

Cafeterias criativas e instagramáveis já podem ser consideradas uma tendência pela capital paulista. Quando isso envolve uma personagem fictícia famosa na cultura popular, o burburinho se intensifica ainda mais. Com filas na porta, o novo restaurante 2D da Hello Kitty é um bom exemplo disso. Pertencente ao grupo Eat Asia em parceria com a Sanrio do Brasil, o estabelecimento foi todo pintado à mão, em preto e branco, pela artista Carol Wang. Já quando se trata de comida, os pratos foram desenvolvidos por Tatiane Yumi, chef executiva dos restaurantes Eat Asia.

 

Serviço: Rua Américo de Campos, 118, Liberdade, São Paulo. Telefone: (11) 3399-5609

 

Incêndio

 

Foto: Neuton Araújo

 

Após sucesso nas casas Cór e Osso, o chef peruano Renzo Garibaldi inaugurou um novo empreendimento voltado para carnes. Batizado de “Incêndio”, o restaurante possui um diferencial em relação aos outros empreendimentos: a ideia é oferecer a culinária de Renzo de forma mais descontraída e acessível. Durante o almoço, o cardápio funciona como um menu executivo, com a clássica fórmula de entrada, prato principal e sobremesa. Já durante a noite, a casa se transforma para atender clientes do happy hour e um público mais focado em porções para compartilhar. De qualquer forma, ambas experiências são regadas a bons cortes de carne.

 

Serviço: Rua dos Pinheiros 808, Pinheiros, São Paulo. Telefone: (11) 3062-4209

 

Izakaya Otoshi

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Izakaya Otoshi (@otoshi.izakaya)

 

Inaugurado no dia 19 de janeiro, a nova casa do chef Toshi Akuta é uma espécie de bar japonês que convida os clientes a sentarem no balcão para assistir o preparo dos pratos e petiscar porções e drinques que fogem do óbvio. Além do balcão, também é possível escolher uma mesa na varanda da casa para apreciar o cardápio com amigos e família. As porções não são muito grandes, para que seja possível experimentar maior quantidade de pratos.

 

Serviço: Rua Padre Carvalho, 335 – Pinheiros, São Paulo

 

Jabalí

 

Foto: Giulianna Iodice

 

Autodeclarado um bar-restaurante de “alma latina”, o Jabalí possui menos de um mês de operação e se destaca por oferecer uma verdadeira homenagem à América Latina em seu cardápio. A cozinha explora ingredientes como milho, amendoim e tomate, que são considerados pelo chef e proprietário Rodrigo Valente como clássicos “ingredientes endêmicos americanos”. Já na área das bebidas, o foco se direciona para o mixologista Marco De la Roche, que trabalha bem uma carta de drinques com cachaça, rum, pisco, tiquira e tequila.

 

Serviço: Rua Martim Francisco, 655, Santa Cecília

 

Le Jazz Boulangerie

 

 

Desde 14 de março, o Le Jazz Boulangerie se apresenta como a primeira padaria da famosa rede de bistrôs. Em suas prateleiras, o foco não é o clássico “pão francês” tão consumido pelos brasileiros. Com inspiração realmente francesa, a ideia é oferecer produtos distintos, como pão de centeio, baguette, croissant e pain au chocolat. Além disso, o espaço também dispõe de uma mercearia com produtos de fabricação própria.

 

Serviço: Rua Joaquim Antunes, 501, Pinheiros, São Paulo. Telefone: (11) 98207-6575

 

Levena

 

Foto: Henrique Peron

 

Já consagrado como melhor chocolatier do Brasil e com experiência de confeitaria em países como o Japão — onde chegou a abrir uma loja, mas precisou fechar por conta da pandemia —, Diego Lozano acaba de inaugurar o seu novo espaço na capital paulista, a Levena. Mesmo com uma vitrine de doces de dar água na boca, a casa surpreendentemente não foca apenas em sobremesas. Além da confeitaria, é possível aproveitar brunch, almoço e jantar no local, que conta com pratos descontraídos e saborosos. Já no fundo do estabelecimento, há a escola Diego Lozano, que oferece aulas de confeitaria.

 

Serviço: Rua Artur de Azevedo, 495, Cerqueira César, São Paulo

 

Mag Market

 

Foto: Divulgação

 

Tássia Magalhães é conhecida, principalmente, pelo seu papel no restaurante Nelita, que em 2022 conquistou o 39º lugar no ranking Latin America’s 50 Best Restaurants. Paralelamente, a chef também é um grande sucesso quando se trata de doces. Durante a pandemia, ela abriu um delivery chamado Mag Market, para os apaixonados pelo seu bolo de chocolate. As entregas foram um sucesso e, desde então, o cardápio de sobremesas só aumentou — o panetone do último ano, por exemplo, esteve entre os melhores provados na degustação da Versatille. Agora, o Mag Market ganha seu primeiro endereço físico, com uma vitrine de doces que conquista olhares e uma produção 100% artesanal.

 

Serviço: Rua Renato Paes de Barros, 433, Itaim Bibi. Telefone: (11) 9509-8598

 

Mil Confeitaria 

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Mil Confeitaria (@mil.milfolhas)

 

Famosa marca de mil-folhas que fez sucesso em meio a pandemia, a Mil Confeitaria acaba de abrir sua segunda unidade no bairro de Pinheiros. Pelas mãos da confeiteira Carolina Molena, o empreendimento busca expansão pela capital paulista, enquanto oferece com maestria uma sobremesa ultra desejada.

 

Serviço: Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 185, Pinheiros, São Paulo

 

Mocotó

 

 

Grande sucesso no universo gastronômico, o Mocotó, restaurante que passou de pai para filho e fez a cozinha nordestina sertaneja ganhar o mundo, acaba de se expandir. Além do clássico espaço na Vila Medeiros, agora o chef Rodrigo de Oliveira também oferece a experiência Mocotó na Vila Leopoldina. Embora o espaço seja novo, a atmosfera e os pratos que conquistaram uma legião de fãs fazem parte do empreendimento — no entanto, há criações inéditas para o menu da casa nova.

 

Serviço: Rua Aroaba, 333, Vila Leopoldina, São Paulo. Telefone: (11) 3294-4814

 

Olga Ri 

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Olga Ri (@olga.ri_)

 

Famosa no delivery pela sua comida saudável, a Olga Ri ganhou em fevereiro um cantinho para chamar de seu. O endereço físico próximo à avenida Paulista oferece saladas e sopas com os mais variados tipos de legumes e vegetais frescos. Em um longo balcão, é possível escolher os ingredientes para integrar um bowl completo.

 

Serviço: Rua Haddock Lobo, 586 – Cerqueira César, São Paulo

 

Petros Greek Taverna

 

Foto: Gustavo Pitta

 

No início de fevereiro, o Petros Greek Taverna abriu suas portas e se consagrou como o novo point de comida grega com ingredientes frescos e autênticos. Para Leo Marigo e Hans Agourakis Scheller, que mergulharam juntos nessa empreitada, o objetivo é entregar um restaurante grefo com clima casual na região de Pinheiros. Com mesas na calçada e diversas porções típicas para compartilhar, o ambiente é descontraído e saboroso.

 

Serviço: Rua Virgílio de Carvalho, 137, Pinheiros, São Paulo

 

Ping Yang Thai Bar & Food

 

 

“O Ping Yang veio para suprir a falta de bons tailandeses por aqui, com sua cozinha tradicional e moderna”, disse o consultor Dany, The Simon, ao ser questionado pela Versatille sobre suas maiores surpresas em novos empreendimentos nesse início de 2023. Especialista em cozinha tailandesa, o chef Maurício Santi já cultivava a algum tempo a vontade de abrir o Ping Yang, um bar-restaurante dedicado a diferentes culinárias do país do sudeste asiático.

 

Serviço: Rua Dr. Melo Alves, 767, Cerqueira César, São Paulo

 

Varal

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by o varal (@varal____)

 

Em uma sociedade de amigos, Lucas Iqueda e Hyssa Abrahim Filho abriram o Varal, um bar que busca fazer com que os visitantes se sintam em casa enquanto celebram algum momento ou simplesmente degustam os drinques e o menu  do local. Por um certo tempo, o empreendimento dividiu o mesmo logradouro da Misci, em Pinheiros, mas agora possui o seu próprio espaço em uma casa da década de 1940. Seguindo o conceito intimista, o Varal tem menu inspirado em viagens, leituras e experiências já vividas por Hyssa.

 

Serviço: Rua Artur de Azevedo, 636, Pinheiros, São Paulo

 

Vista

 

Foto: Divulgação

 

O restaurante Vista está passando por mudanças marcantes neste abril. A casa, que atualmente ocupa o terraço do icônico Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, no bairro do Ibirapuera, acaba de conquistar mais um ponto cobiçado da cidade. O segundo Vista abre as portas dia 16 de maio no topo do CJ Shops, nos Jardins. A inauguração ainda traz uma segunda novidade: o chef Marcelo Corrêa Bastos, responsável pelo sucesso gastronômico da unidade do Ibirapuera, passa o bastão para Tuca Mezzomo, do premiado Charco. Tuca assume primeiro a cozinha do novo Vista e, já no segundo semestre, fica responsável pelo cardápio dos dois endereços.

 

Serviço: Rua Haddock Lobo, 1626 – Cerqueira César, São Paulo

 

Zona 011

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Zona 011 (@zona011bar)

 

O início do ano também marcou a volta do conhecido bartender Fernando Lisboa a São Paulo após uma longa temporada em Curitiba. Desta vez, com uma grande novidade nas mangas: a abertura do seu próprio bar, o Zona 011. Com drinques autorais que destacam as experiências vividas por Fernando ao redor do mundo, é possível aproveitar criações como o coquetel autoral Esbórnia, composto com base de Jack Daniel’s Apple, ginger ale produzida na casa, suco de limão siciliano, hortelã e maçã verde. A experiência etílica também é complementada por pratos do chef Gustavo Goussain, que aplica muita criatividade e também conhecimento nos pratos, o que resulta no menu único e atraente.

 

Serviço: R. Dep. Lacerda Franco, 596, Pinheiros, São Paulo

 

Por Beatriz Calais

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.