Ainda dá tempo: 10 festas julinas que acontecem em São Paulo

Comidas típicas, shows e quadrilhas estão entre as programações dos finais de semana de julho

Foto: Divulgação Arraiá Baianeiro  

O mês de junho começa e a vontade de curtir uma boa festa junina cresce. A nostalgia ligada à data comemorativa e a vontade de se deliciar com pratos típicos que aquecem o corpo são dois dos grandes responsáveis por esse sentimento. No entanto, para aqueles que deixaram a data passar ou sentiram que não aproveitaram o suficiente, ainda é possível correr atrás de ótimos eventos durante o mês de julho 

 

A festividade está entre as paixões da população brasileira — e como bons brasileiros, sabemos que festas podem durar mais do que o planejado. E é por isso que as festas julinas foram criadas. Para os atrasados de plantão, fica a boa notícia: ainda dá tempo de curtir.  

 

LEIA MAIS:

 

A Versatille listou 10 festas recheadas de comida boa, show e quadrilhas em diversos pontos da capital paulista. Confira a seguir:  

 

São João de Nóis Tudim, no Centro de Tradições Nordestinas

 

Divulgação

 

Provavelmente a opção mais tradicional dessa lista, a festa junina São João de Nóis Tudim, do Centro de Tradições Nordestinas (CTN), continua disponível durante todo o mês de julho. Com diversas atrações e uma praça de alimentação repleta de opções, o evento é a oportunidade perfeita para quem busca referências típicas da festa nordestina. O espaço também é amplamente decorado e transporta os visitantes para um tradicional São João. Por conta da alta demanda, é recomendável chegar cedo para não pegar uma fila muito grande, já que a entrada é gratuita.  

 

Serviço:  

 

Local: Rua Jacofer, 615 – Bairro do Limão 

Quando: até 30 de julho, toda sexta, sábado e domingo. A partir das 11h 

 

Quermesse da Candelária 

 

Getty Images

 

Famosa na zona norte de São Paulo, a quermesse da Candelária é organizada pela igreja da Vila Maria, e conta com diversas barracas de comidas típicas e atrações infantis para quem estiver visitando o espaço em família. A entrada também é gratuita.  

 

Serviço:  

 

Local:  Praça Nossa Senhora da Candelária, 01, Vila Maria. 

Quando: até 2 de Julho, das 18h às 22h 

 

Festa Junina da Nossa Senhora da Conceição 

Getty Images/Cenas Brasileiras

 

Uma das mais tradicionais da região de Tatuapé, na zona leste de São Paulo, a festa junina da Nossa Senhora da Conceição continua até o primeiro final de semana do mês de julho. São diversas barracas com comidas típicas e até um pequeno palco para atrações de música e dança.  

 

Serviço:  

 

Local:  Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Praça Silvio Romero, Tatuapé, São Paulo  

Quando: até 2 de julho, das 17h às 23h  

 

Quermesse do Piccoli  

 

Divulgação

 

Também tem evento julino para os veganos de plantão. Nos dois primeiros dias de julho, o Piccoli Dolce abre exclusivamente para a Quermesse do Piccoli, que tem uma ampla gama de bebidas e comidas doces e salgadas típicas – tudo, é claro, na versão vegana. Além da comida, o evento também se destaca por atrações e brincadeiras tradicionais, como barraca do beijo, pescaria e bingo.  

 

Serviço:  

 

Local: Rua Francisco Leitão, 266, Pinheiros 

Quando: 1 e 2 de julho, das 11h às 19h  

 

Quermesse da Igreja do Calvário  

Getty Images

 

Realizada pela Paróquia São Paulo da Cruz, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, a quermesse da Igreja do Calvário possui uma estrutura dedicada com diversos shows além de espaço para comidas e bebidas típicas. A entrada custa R$ 25,00 e o lucro é revertido para o tratamento de dependentes químicos da Comunidade Terapêutica São Paulo da Cruz, que também é mantida pela paróquia. Parte do dinheiro também é encaminhado para o Serviço Social e Promocional São Paulo da Cruz, que acolhe mais de 120 crianças. 

 

Serviço:  

 

Local:  Paróquia São Paulo da Cruz, Rua Cardeal Arcoverde, 950, São Paulo 

Quando: até 2 de julho, das 17h30 às 22h30  

 

Arraiá da Esquina Mourato X Wisard  

 

Divulgação

 

O primeiro final de semana do mês de julho também conta com um arraiá diferente na região da Vila Madalena. Em parceria, os restaurantes Casa Carbone, IZA Padaria Artesanal e Stuppendo se uniram para fazer um arraiá na esquina entre as ruas Mourato e Wisard. A ideia é ocupar a calçada e passear pela vizinhança enquanto se aproveita as comidas típicas preparadas por cada casa — mesas de apoio já foram colocadas na calçada para que todos se sintam acolhidos. 

 

Cada loja ficará responsável pelo seu cardápio e horário de funcionamento. Confira a organização divulgada por eles:  

 

– Casa Carbone: 10h às 17h  

– IZA Padaria Artesanal: 10h às 20h  

– Stuppendo: 12h30 às 19h30  

 

Serviço:  

 

Local: Esquina entre as ruas Mourato e Wisard, na Vila Madalena  

Quando: 1 e 2 de julho  

 

Festa Julina no Memorial da América Latina 

Divulgação

 

Para quem perdeu o arraiá de junho do Memorial da América Latina, ainda é possível aproveitar a festa no final de semana dos dias 8 e 9 de julho. São diversas opções de comidas típicas disponíveis, como canjica, arroz doce, milho verde, pipoca, churrasco, bolos e muito quentão e vinho quente, além de shows ao vivo.  

 

Serviço:  

 

Local: Memorial da América Latina – Av. Mário de Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo. 

Quando: 8 e 9 de julho, das 11h às 21h 

 

Festival Tão Ser Tão no Parque Ibirapuera  

 

Divulgação

 

A agenda de festas julinas em São Paulo também conta com o Festival Tão Ser Tão, que nesta edição acontecerá no Parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. A festividade é reconhecida como um grande evento da cultura nordestina, com muita música, danças, gastronomia e artesanato.  

 

Serviço:  

 

Local: Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana, São Paulo 

Quando: de 7 a 16 de julho, todas as sextas, sábados e domingos  

 

– 7 e 14 de junho — gratuito em todos os setores, exceto Arena Gonzagão e Coreto Dominguinhos, que receberão apresentações artísticas.  

– Já nos sábados e domingos, dias 8, 9, 15 e 16 de julho, a entrada será paga. Ingressos pelo: https://www.ingresse.com 

 

Arraiá Baianeiro  

 

Divulgação

 

O arraiá também chegou com tudo na programação do restaurante A Baianeira, que decidiu unir a data tradicional com o seu aniversário de 9 anos e realizar uma festividade no dia 2 de julho. O Arraiá Baianeiro estará recheado de comidas típicas e seu funcionamento é por ordem de chegada, sem reservas.  

 

Serviço:  

 

Local: Rua Dona Elisa, 117, Barra Funda, São Paulo 

Quando: 2 de julho, a partir das 13h  

 

Festa Junina do Clube Pinheiros 

 

A festa junina do Clube Pinheiros é uma das opções mais animadas da lista para quem gosta de um bom show. Embora no sábado o show de Zezé di Camargo e Luciano já esteja esgotado, ainda é possível comprar ingressos para o show de Oswaldo Montenegro no domingo, dia 2 de julho. Já para quem é associado ao clube, há entrada franca. Além das atrações musicais, a festa conta com diversas barracas de alimentação e um espaço exclusivo para crianças e famílias.  

 

Serviço:  

 

Local: Rua Angelina Maffei Vita, 667, Jardim Europa, São Paulo 

Quando: até 2 de julho, das 11h30 às 20h30  

 

Por Beatriz Calais

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.