Famílias olfativas: o que são, como identificá-las e 5 exemplos

Conheça os principais tipos de fragrância e descubra quais perfumes têm mais chances de te agradar

Por Gabrielle Torquato

 

Imagine que está em uma loja em busca de um perfume novo. Você testa vários, mas, no fim, acaba escolhendo uma fragrância similar a alguma que já tem em casa. Essa situação te parece familiar? Isso pode ser um sinal de que você tem preferência por uma determinada família olfativa, um conjunto de essências com características semelhantes.

 

Essa classificação entre as fragrâncias foi criada pelas casas de perfumaria para facilitar o estudo de cada essência e ditar novas tendências. Mas, apesar disso, acabou se tornando uma maneira dos próprios consumidores entenderem quais tipos de perfume se encaixam melhor com o seu perfil.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Atualmente existem várias famílias olfativas, e no fim, os perfumes podem até ser classificados em mais de uma delas, mas antes de entender como isso funciona, conheça as cinco principais:

 

Florais

Estas essências são associadas à feminilidade e costumam ser bem marcantes. Assim como o nome deixa claro, as fragrâncias desta família têm origem do óleo extraído das flores. As mais usadas são rosas, jasmins, lírios, magnólias e violetas.

 

Ela é considerada uma das mais populares entre os consumidores e a favorita de muitas marcas. Uma sugestão para quem adora perfumes florais é o Chloé Eau de Toilette.

 

Crédito: Unsplash

 

LEIA TAMBÉM:

 

Cítricas

Refrescantes, naturais e leves. Essas fragrâncias tem origem de produtos mais ácidos, como laranja, limão e tangerina. Além disso, combinam muito bem com as estações mais quentes, quase predominantes no Brasil.

 

São comuns tanto em perfumes femininos quanto masculinos e trazem um ar sofisticado e requintado. A sugestão da vez é a Colonia Assoluta da Acqua Di Parma.

 

Crédito: Unsplash

 

Herbais

Ainda falando sobre aromas refrescantes, uma outra opção são os herbais. Sua origem são as ervas frescas, como: lavanda, menta, manjericão e folhas verdes.

 

Para quem ama essências com toques naturais e intensos, uma opção é optar por perfumes como Bambú Mujer de Adolfo Dominguez.

 

Crédito: Unsplash

 

LEIA TAMBÉM:

 

Amadeirados

As essências amadeiradas são mais comuns em produtos masculinos. Sua composição resulta em aromas mais secos e tem origem de madeiras como sândalo, cedro e patchuli.

 

Essas características levam essa fragrância a ser relacionada com o mundo do luxo e muitos a associam com a ideia de poder. Uma sugestão é o L’Homme Ideal Eau de Toilette da Guerlain.

 

Crédito: Unsplash

 

Adocicados

Também conhecidas como orientais, as fragrâncias mais doces geralmente conquistam o coração daqueles que amam baunilha e âmbar. São compostas por aromas fortes e elegantes, mas exigem cuidado, pois podem também ficar enjoativos.

 

Os adocicados são mais comuns em perfumes femininos e trazem em si certa sensualidade. Como sugestão trazemos uma fragrância da Hermés: o Vanille Galante.

 

Crédito: Unsplash

 

Wiki Parfum

Apesar de conhecer bem as características de cada família, nem sempre é fácil classificar as fragrâncias. Como comentamos acima, é muito comum que perfumes se encaixem em mais de uma família, podendo ser: florais adocicados, cítricos herbais, florais amadeirados e etc.

 

Para quem não tem experiência, a melhor maneira de saber como identificar suas fragrâncias ou até mesmo procurar por essências da mesma família é através do Wiki Parfum, uma espécie de Google de perfumes.

 

Através desta plataforma você pode fazer buscas pelo nome, marca, família olfativa e até ingredientes. Quando seleciona-se alguma fragrância o Wiki Parfum faz uma descrição super detalhada do produto, o que facilita muito o processo de encontrar o perfume ideal.

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.