6 destaques de Puerto Vallarta, cidade mexicana considerada a mais amigável do mundo

Na costa do Pacífico, Puerto Vallarta é o destino ideal para quem procura diversão, excelente gastronomia, cultura e praias exuberantes

A célebre Ilha Marieta (Getty Images)

Se tudo o que você sabe sobre o México é baseado em Cancún, faça as malas e embarque no primeiro voo para Puerto Vallarta, cidade considerada a mais amigável do mundo – título recebido pela primeira vez em 2017. Localizado no estado de Jalisco, o local fica entre duas montanhas, que propiciam uma baía de águas calmas e quentes – uma exceção ao mar do Pacífico. A convite da RCD Hotels e da Aeroméxico, a Versatille viajou para o destino que acolhe tanto quem quer aventura quanto quem procura tranquilidade. A seguir, descubra os encantos do lugar, ainda pouco explorado pelos brasileiros. 

 

Aventura marítima 

 

Empenhada em preservar o meio ambiente e a vida selvagem, Puerto Vallarta é um verdadeiro paraíso para amantes de aventuras naturais. Esportes como surfe e snorkeling dominam as águas, mas também é possível desfrutar das praias escondidas e ilhas intocadas por humanos, observar pássaros raros – já que a região preservada abriga mais de 350 espécies – e, na época certa, até assistir à passagem das baleias-jubartes. Não perca a incrível experiência de nadar com golfinhos em mar aberto e, com certeza, inclua em seu roteiro as famosas Ilhas Marietas, consideradas pela Unesco uma Reserva Mundial da Biosfera. 

 

LEIA MAIS:

 

Tempero e pimenta 

 

Assim como a natureza, a gastronomia local é riquíssima. Do taco de rua aos restaurantes gourmet, tudo o que você provar irá propiciar uma sensação de conforto e fazer você se sentir acolhido. Desfrute de uma cozinha elegante ao estilo de Puerto Vallarta no Café des Artistes, comandado pelo chef Thierry Blouet. Para experimentar a tradicional comida de rua, opte pelos tacos al pastor, no Pancho’s Takos. Caso prefira um passeio agitado, bares e baladas iluminam as noites quentes.  

 

Destilado mexicano 

 

Há menos de duas horas de carro, a cidade Tequila abriga a rota imersiva da tradicional bebida homônima. Há várias categorias de tequila (branca, jovem, ouro, repousada, envelhecida e reservada), mas, assim como o champanhe – que só pode levar o nome se for fabricado na região de Champagne –, o verdadeiro destilado feito de agave-azul pode ser produzido apenas em solo vulcânico vermelho, presente no estado de Jalisco e em outras quatro regiões limitadas do México. 

 

Respirando arte  

 

Famosa escultura da cidade (Getty Images)

 

O extenso Malecón e a Zona Romántica são museus abertos 24 horas por dia ao público. Recheada de esculturas, grafite e vendedores de arte, a região engloba tradição e modernismo em suas ruas. Não deixe de se encantar com o Ritmo de la Noche, espetáculo que acontece na enseada de Caletas, com artistas treinados pelo Cirque du Soleil. Opte pelo show noturno seguido de um jantar especial, já que a produção é feita no meio da floresta, com velinhas e tochas em um anfiteatro a céu aberto.   

 

O rei do show 

 

Hard Rock Hotel Vallarta (Divulgação)

 

Zona hoteleira de luxo da região, Nuevo Vallarta abriga o divertido – e artístico – Hard Rock Hotel Vallarta, que conseguiu captar a beleza cultural do destino. Projetado em formato de ferradura para que praticamente todos os quartos proporcionem uma vista incrível para o mar, o hotel all inclusive está repleto de atividades temáticas, entre elas shows mexicanos e noites de karaokê. Poucos metros separam a diversão da piscina com DJ da tranquilidade da praia. Além do tour guiado pela coleção de peças exclusivas do mundo musical, não deixe de fazer o tratamento completo no Rocky SPA, que conta com circuito de hidroterapia, massagens relaxantes e tratamentos para o rosto e os pés. A culinária também não deixa a desejar: são seis restaurantes diferentes, além de bares e cafeterias completos. 

 

LEIA MAIS:

 

Conforto nos ares 

 

Para chegar ao destino, a Aeroméxico conta com o inovador Dreamliner Boing 787-900, nave projetada para reduzir os efeitos do jet lag e a sensação de corpo cansado. Os assentos espaçosos e as janelas com regulagem touch (para clarear ou escurecer de acordo com  seu gosto) ajudam a criar o conforto necessário para longas viagens. 

 

Por Marcella Fonseca | Matéria publicada na edição 126 da Versatille

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.