5 passos para aprender um novo idioma enquanto #FicaEmCasa

Quer estudar inglês, espanhol ou outra língua na quarentena? A professora e youtuber Carina Fragozo ensina dicas efetivas para seu caminho ser um sucesso

Por Gabrielle Torquato

 

Desde o início do isolamento social ocasionado pela pandemia do coronavírus, muita gente tem aproveitado o período extra passado em casa para se dedicar a habilidades que antes ficavam de lado. Aprender um novo idioma entrou no topo da lista de muita gente: o combo tempo livre, disposição e uma quantidade enorme de materiais gratuitos online parecia ser a garantia para o sucesso rápido. Mas quem já tentou sabe que não é tão simples assim.

 

Para facilitar a vida de quem quer sair desta quarentena falando uma nova língua (ou pelo menos tendo dados os necessários passos iniciais), a VERSATILLE conversou com a especialista Carina Fragozo, professora de inglês há 15 anos e fundadora do canal de YouTube English in Brazil. A seguir, ela explica como aprender qualquer idioma em casa seguindo apenas cinco passos.

 

Leia também

Passo 1: Defina um roteiro de estudos

A primeira dica é se organizar e definir a quantidade real de tempo disponível para o estudo. “É importante pensar que essa deve ser uma atividade diária, pois o mais eficiente ao aprender uma língua é a regularidade. Precisamos inseri-la em nossa vida um pouco a cada dia”, afirma Carina.

 

O mais recomendado é criar um roteiro de estudos e definir quais temas você irá estudar em cada dia, sempre contemplando as quatro habilidades comunicativas: leitura, fala, escrita e escuta. “Estabeleça metas em curto e em longo prazo. Começar já idealizando que durante a quarentena vamos ficar fluentes pode acabar causando uma frustração. Comece se perguntando: ‘o que vou aprender esta semana?’”

 

Passo 2: Use a tecnologia a seu favor

Aproveite aplicativos e aulas gratuitas no YouTube, implementando-os ao seu cronograma de estudos. Você pode começar com aulas em português e, conforme for avançando, buscar por professores que ensinem em inglês, francês ou na língua escolhida. “Hoje em dia tem muito material online gratuito, basta fazer uma seleção e inserir a metodologia no seu roteiro de estudos”, observa a professora.

 

 

Passo 3: Insira o idioma na rotina

Este é um dos passos mais importantes: tornar o idioma parte do seu dia a dia. Carina conta que a melhor maneira de fazer isso é consumindo conteúdos na língua estudada. Por exemplo: quando for procurar uma nova receita, ouvir um podcast e se atualizar com o noticiário. “Você pode começar com coisas simples, como trocar o idioma do seu celular, e então ir avançando”, sugere.

 

Para os iniciantes, Carina recomenda trocar as legendas das séries e ler revistas em quadrinhos, produções que geralmente têm um vocabulário mais acessível.

 

Leia mais:

 

Passo 4: Aprenda novas palavras

Uma técnica muito eficiente para melhorar o vocabulário é observar o ambiente ao redor e anotar todos os objetos cujos termos você ainda não saiba falar no idioma que está aprendendo. Podem ser coisas simples, como: cama, guarda-roupa, tapete. Separe um caderno específico para essa função e, quando estiver com tempo, use dicionários e tradutores online para descobrir qual é a palavra que você está buscando. É como escrever seu próprio dicionário!

 

“Após descobrir como se fala, é também importante tentar conectar esta palavra a uma frase. Assim será mais fácil usá-la em uma conversa no futuro”, diz Carina.

 

 

Passo 5: Pratique a fala

Escutar e repetir é uma das técnicas mais usadas em escolas de idiomas em todo o mundo, pois ajuda a entender e reproduzir os sons do idioma – que nem sempre são iguais aos da língua materna. Uma dica interessante para quem tem um nível mais avançado é falar em voz alta sobre a sua vida ou descrever ações do seu dia a dia.

 

“Você pode começar contando como foi seu dia, fazendo planos para o futuro. Isso pode ajudar na formulação das frases e a identificar pontos em que precisa melhorar antes de efetivamente iniciar uma conversa”, finaliza a professora.

 

Leia mais:

 

Fotos: Divulgação

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.