Cuidar da saúde bucal é ainda mais importante durante a quarentena

Entenda por que você deveria dar uma atenção especial à escovação e higiene dos dentes e da boca em tempos de pandemia

Por Daniel Sene, cirurgião-dentista

 

Lavar as mãos, higienizar embalagens, usar máscara, não tocar o rosto. A lista de precauções que temos de tomar desde que o coronavírus entrou em nossas vidas é extensa. Mas há um cuidado com a saúde que você não deveria deixar de lado durante a quarentena: a atenção com a higiene bucal.

 

O motivo é simples: com a higiene bucal bem feita previne-se doenças como gengivites, periodontites e pericoronarites (inflamação na gengiva em volta dos dentes, geralmente nos dentes do siso ou em dentes que estão erupcionando) e cáries, entre outras. Dessa forma, evita-se também idas ao dentista em um momento em que o mais recomendado é ficar em casa.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Além disso, existem doenças bucais ainda mais sérias, que implicam até riscos cardíacos, como dentes com focos de infecção devido a lesões extensas ou doenças gengivais.
 
A higiene bucal depende muito do estabelecimento de uma rotina. Dias inteiros dentro de casa podem resultar em longos períodos  em frente à televisão ou computador, muitas vezes ingerindo doces, chocolates, pipocas e outras guloseimas. Sabemos que dá preguiça, mas não abra mão dos seus momentos de cuidado, com uso de creme dental, fio dental, escova de dentes e enxaguante bucal.

 

Mas você sabe como realizar a rotina de higiene bucal corretamente? A escovação precisa ser feita de forma adequada, sem pressa, levando o tempo necessário. Comece pelo fio dental em todos os dentes. Após esse primeiro passo, use a escova com a pasta de dentes, fazendo movimentos circulares durante pelo menos 2 minutos. Por fim, use o enxaguante bucal, bochechando por mais 30 segundos.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Assim é possível evitar a maioria das consultas de urgência e emergência odontológicas – ou seja, nada de sair de casa desnecessariamente. Portanto, mantenha-se firme no propósito de resguardar sua saúde começando pela boca – tempo não falta para isso, não é mesmo?

 

Agora, se você perceber o aparecimento de sangramentos ou inchaços na gengiva, dores ou sensibilidades nos dentes, dificuldade para mastigar ou para abrir a boca, falta de paladar ou boca seca, pode recorrer aos serviços de teleodontologia.

 

À distância, você poderá se consultar com um dentista que fará uma avaliação dos sinais e sintomas, sugerindo procedimentos que você poderá fazer em casa ou receitando medicações para tratamento das urgências mais comuns. E, se ao final da teleconsulta, o dentista julgar necessário, poderá encaminhar o paciente para uma consulta presencial.

 

Lembrando: é vital para nossa saúde não negligenciarmos nossos hábitos de cuidados com o corpo e a mente, mantendo rotinas de alimentação, atividades físicas, higiene, sono e entretenimento no período de isolamento.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Ao notar sintomas ou sinais de que algo está errado com sua saúde, procure ajuda profissional. Lembre que há canais para fazer isso sem sair de casa.

 

Esta fase vai passar logo e você vai precisar estar em perfeitas condições de saúde para retomar sua vida e seus objetivos. Se cuide!

 

Foto: Unsplash

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.