5 filmes e séries que mostram a vida dos chefs de cozinha
Por trás da paixão pela comida e do glamour da alta gastronomia, os chefs de cozinha passam por muitos altos e baixos
A semana começou com um anúncio surpreendente para a gastronomia mundial: o Noma, considerado o melhor restaurante do mundo pela renomada lista 50 Best, fechará suas portas em 2024. René Redzepi, chef da casa dinamarquesa, disse ao The New York Times que o espaço será transformado em uma espécie de laboratório de alimentos, onde novos pratos e produtos serão criados para o e-commerce Noma Projects.
A mudança de ares faz com que o papel do chef se afaste um pouco das cozinhas e se aproxime do mundo corporativo. Para os apaixonados pelo menu da casa, as salas de jantar serão abertas apenas para raros pop-ups. Segundo o próprio Redzepi, a decisão drástica acontece por que o modelo de negócio se tornou insustentável. “Financeira e emocionalmente, como empregador e como ser humano, simplesmente não funciona”, disse Redzepi ao The Times.
LEIA TAMBÉM:
- Quem era Gilberto Chateaubriand, um dos maiores colecionadores de obras de arte do Brasil
- Por que a família real britânica gera tanta curiosidade ao redor do mundo
- Conhecido por clássicos como Jurassic Park, agora Spielberg chega aos cinemas com uma “semibiografia”
“Para continuarmos a ser o Noma, precisamos mudar. Portanto, queridos clientes e amigos, temos algumas notícias emocionantes para partilhar. O inverno de 2024 será a última temporada do Noma como o conhecemos. Vamos começar um novo capítulo: o Noma 3.0”, continuou em uma publicação no instagram do restaurante.
Cinco vezes melhor do mundo e dono de três estrelas Michelin, o Noma não é isento de dificuldades — e é nesse mesmo cenário de altos e baixos que tantos outros restaurantes funcionam. Por trás da paixão pela comida e do glamour da alta gastronomia, os profissionais da área passam por muitos percalços.
Alguns filmes e séries já se dispuseram a mostrar essa realidade. Alguns falam sobre as dificuldades de começar na área, enquanto outros tratam dos momentos em que é necessário sair da zona de conforto e inovar para se manter no mercado. Por mais cinematográficos que sejam, essas obras ajudam a entender melhor como é a vida de um chef de cozinha.
Confira, abaixo, 5 títulos que expõe um pouco da vida dos profissionais da gastronomia:
The Bear
Uma das últimas estreias do streaming Star+ no ano de 2022, a série “The Bear” acompanha a trajetória de um renomado chefe – Carmen “Carmy” Berzatto, interpretado pelo ator Jeremy Allen White — que, depois do suicídio de seu irmão, precisa voltar para Chicago, a cidade onde cresceu, e administrar a antiga lanchonete italiana da família. Aclamada pela crítica, a série se destaca ao conseguir criar uma trama envolvente enquanto o protagonista precisa se reinventar para conseguir administrar um negócio familiar com uma rotina que ele não estava acostumado.
O Menu
Estrelado por Anya Taylor-Joy, Ralph Fiennes e Nicholas Hoult, o filme “O Menu”, lançado em 2022, conta a história de um casal que viaja para uma ilha isolada a fim de conhecer o restaurante exclusivo de um chef famoso. Como um bom filme de terror e suspense, no entanto, a experiência gastronômica vai se tornando cada vez mais estranha e assustadora. De forma rasa, parece estranho relacionar essa obra à rotina dos chefs de cozinha, mas o desenrolar da trama oferece algumas críticas sociais que se relacionam com o mercado e podem deixar o telespectador reflexivo.
Pegando Fogo
Um pouco mais antigo que os últimos exemplos, o filme “Pegando Fogo”, de 2015, tem como foco o personagem Adam Jones, um cozinheiro que deixa a fama subir à cabeça e vê a sua carreira prejudicada pelo seu próprio comportamento. Interpretado por Bradley Cooper, o protagonista passa por uma trajetória de redenção para ressignificar a gastronomia e as relações humanas em sua vida.
Chef
Também é possível analisar o universo gastronômico por meio de uma boa comédia. O longa “Chef”, de 2014, conta a história de Carl Casper, um cozinheiro famoso que está passando por dificuldades em sua carreira. A gota d’água é a discussão que ele tem com um crítico gastronômico em um momento de fúria. Convencido a mudar de ares pela ex-mulher e o filho, o chef resolve comprar um food truck e viajar pelos Estados Unidos, o que acaba resultando em uma reconexão com a gastronomia e com si mesmo. O filme é produzido, roteirizado, dirigido e protagonizado por Jon Favreau.
Sem Reservas
Uma comédia romântica é a ideia perfeita para finalizar a lista. Lançado em 2007, o filme “Sem Reservas” é a versão norte-americana do longa alemão “Simplesmente Martha”, de 2001. A obra acompanha a evolução da chef Kate Armstrong (Catherine Zeta-Jones), que tem a sua vida virada de ponta cabeça quando sua sobrinha fica órfã e precisa de seus cuidados como guardiã legal. Como se isso não fosse o bastante para balançar sua vida meticulosamente organizada, ela ainda precisa lidar com um novo chef para dividir a cozinha do restaurante. Nick (Aaron Eckhart), sempre bem-humorado, aparece para mostrar que nem tudo precisa ser feito com tensão e perfeccionismo. Com a vida transformada, Kate cria uma nova forma de lidar com a gastronomia.
Por Beatriz Calais