3 máscaras com ingredientes naturais para cuidar dos cabelos em casa

Precisa pular a hidratação no salão? Sem problema: com misturinhas caseiras simples, é possível manter os fios saudáveis e bonitos até a próxima sessão

Por Gabrielle Torquato

 

Manter os cabelos hidratados é uma tarefa sem fim. Sempre expostos ao vento, à poluição e aos raios ultravioletas do sol – todos fatores que deixam os fios ressecados -, eles precisam de cuidados constantes para se manterem saudáveis e bonitos, livres do frizz e do risco de ficarem quebradiços.

 

Como compromissos e viagens fazem com que a hidratação do salão seja cancelada em uma semana ou outra, uma solução rápida para manter a boa saúde e a boa aparência dos cabelos é aplicar neles máscaras feitas em casa com produtos naturais. A médica dermatologista Geisa Costa, especializada em medicina estética, compartilhou com a VERSATILLE três receitas fáceis de fazer e que apresentam excelentes resultados.

 

Escolha a mais adequada para as características dos seus cabelos e tenha os ingredientes sempre à mão, para qualquer emergência capilar. Mas atenção: mesmo sendo naturais, muitos ingredientes podem danificar a queratina dos fios ou causar efeitos inesperados no couro cabeludo. Antes de experimentar uma destas máscaras, convém consultar a opinião de um médico dermatologista.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Máscara de tratamento capilar com abacate

Crédito: Reprodução Instagram (@kahenryoficial)

 

O abacate é um tradicional aliado dos rituais de beleza caseiros, que pode ser usado em todo o corpo. Quando utilizado nos cabelos, seus nutrientes e vitaminas fortalecem os fios e promovem o crescimento capilar.

 

“Esta máscara é indicada para cabelos ressecados e com pontas duplas, pois a gordura vegetal do abacate, em combinação com o óleo de coco, deixa os fios mais resistentes e hidratados”, explica Geisa.

 

Como fazer:

Você vai precisar de:

– 2 colheres (sopa) de abacate amassado com um garfo

– 1 colher (chá) de óleo de coco

 

Misture os dois ingredientes até obter uma pasta homogênea. Aplique a máscara na metade inferior dos fios e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, lave os cabelos com xampu e condicionador de sua preferência e seque como de costume.

 

Máscara de tratamento capilar com argila verde

Argila-beleza-natural

Crédito: Reprodução Instagram (@jhennyfersanto)

 

A argila é outro ingrediente versátil quando o assunto é se cuidar em casa. Também pode ser usada em todo o corpo, em diferentes receitas, e nos cabelos é aliada na eliminação da oleosidade.

 

A médica dermatologista explica: “A ação da argila é desintoxicante e adstringente, e ela é considerada uma coadjuvante nos tratamentos de caspa e seborreia. É indicada para cabelos normais a oleosos”.

 

Como fazer:

Você vai precisar de:

– 4 colheres de argila seca

– água filtrada (suficiente para obter a consistência)

 

Acrescente a água à argila seca aos poucos, até que ela fique com uma consistência que seja fácil de manusear. Umedeça os cabelos e aplique a mistura no couro cabeludo (na raiz dos cabelos, até aproximadamente 2 cm dos fios rentes à cabeça). Espere 20 minutos e então lave bem, com xampu e condicionador – é importante não deixar resquícios de argila nos fios. Seque e modele como preferir.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Máscara de tratamento capilar com babosa

Crédito: Freepik

 

Eis um ingrediente natural famoso por seus efeitos nos cabelos. Para usá-lo, você precisará da folha de babosa natural, facilmente encontrada em feiras ou em mercados que contem com uma boa seção de hortifruti. A planta age contra seborreia, caspa e alopecia areata (queda) e é rica em nutrientes, como esclarece Geisa.

 

Como fazer:

Corte a folha de babosa ao meio e retire o gel. Aplique-o no couro cabeludo com uma leve massagem, fazendo pressão com os dedos em movimentos circulares. Feito isso em toda a cabeça, aplique o gel no resto dos fios e deixe agir por 15 minutos. Lave em água corrente e seque os fios como preferir.

 

A médica dermatologista apenas faz um alerta: “Apesar de ter ótimos resultados, esta máscara não é recomendada para pessoas com alergia ou feridas no couro cabeludo”.

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.