18 programações culturais para visitar nos próximos meses

A vasta programação compreende leilão, feiras e mostras em galerias e museus

Liz Sampaio/MITS Galeria

Com mostras individuais e um leilão especial para os entusiastas de arte, os próximos meses do ano estão repletos de opções culturais para aproveitar em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro. Confira a lista a seguir:  

 

LEIA MAIS:

 

Sesc Vila Mariana recebe exposição inspirada na produção intelectual de Lélia Gonzalez 

 

Sérgio Vidal, obra “Manhã de Carnaval” (Foto: Everton Ballardin)

 

A partir de 26 de junho, será possível conhecer o pensamento da antropóloga, historiadora e filósofa brasileira Lélia Gonzalez (1935 – 1994) por meio da exposição “Lélia em nós: festas populares e amefricanidade”, que acontece no Sesc da Vila Mariana. Em parceria com a Boitempo, a mostra foi inspirada pelo livro “Festas populares no Brasil” e promove uma celebração da cultura afro-brasileira – ou amefricana, como propõe a autora – a partir de um recorte que estabelece diálogos e reflexões suscitados pela produção intelectual de Gonzalez, uma  proeminente ativista do movimento negro brasileiro, cuja morte completará 30 anos em 10 de julho de 2024. 

 

Quando: de 27 de junho a 24 de novembro de 2024 

Onde: Sesc Vila Mariana – Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana – São Paulo/SP 

 

Galeria Estação realiza a primeira exposição internacional composta de obras de Ogwa e Salmi López Balbuena, expoentes da arte indígena paraguaia 

 

Ogwa, obra sem título (Foto: João Liberato)

 

Na Galeria Estação, a exposição “A Dança dos Mitos – Ogwa e Salmi, avô e neta” apresenta ao público paulistano uma série de seis desenhos-pinturas do artista indígena paraguaio Ogwa e 35 pinturas de sua neta, Salmi López Balbuena, expoentes da arte indígena do povo Ishir, comunidade situada em Puerto Diana, às margens do rio Paraguai e ao norte do Gran Chaco. Primeira grande exposição internacional a estabelecer diálogos entre as poéticas de Ogwa e Salmi, a mostra, realizada pela Galeria Estação no ano em que comemora duas décadas de atuação, também evidencia conexões geracionais permeadas pela ancestralidade ishir. 

 

Quando: de 18 de junho a 17 de julho de 2024 

Onde: Rua Ferreira Araújo, 625 – Pinheiros, São Paulo/SP 

 

Sesc Bom Retiro apresenta a exposição “Ars Sonora – Hermeto Pascoal” 

 

Foto: Gabriel Quintão

 

Com curadoria do crítico e curador Adolfo Montejo Navas, o Sesc Bom Retiro apresenta a exposição “Ars Sonora – Hermeto Pascoal”, que apresenta ao público uma faceta menos conhecida do multi-instrumentista: sua produção como artista visual. Em 2019, uma primeira montagem da exposição integrou a 14ª Bienal de Curitiba, que agora chega a São Paulo ampliada e em voo solo. Na mostra, o público pode conhecer a criação de Pascoal no território das artes visuais por meio de diferentes linguagens, como desenhos, pinturas, objetos e proto-instrumentos musicais.  

 

Quando: de 28 de maio a 3 de novembro de 2024 

Onde: Sesc Bom Retiro – Espaço expositivo/2º andar – Alameda Nothmann, 185 – Campos Elíseos, São Paulo/SP 

 

“Acabou e Nem Falamos de Amor”: exposição da Casa Yara DW, revela interseções da poética de Ana Paula Albé, Thelma Penteado e Yara Dewachter 

 

Foto: Divulgação

 

Ainda dá tempo de visitar a exposição “Acabou e Nem Falamos de Amor”, que segue aberta até 13 de julho na Casa Yara DW, galeria intimista de Yara Dewachter. A mostra reúne obras da própria anfitriã e de outras duas artistas, Ana Paula Albé e Thelma Penteado. Com curadoria de Henrique Xavier, estabelece diálogos entre a poética das três artistas a partir da junção de séries de fotografias, intervenções textuais e a performance “Eu Queria Ser Ela”, uma investigação sobre os anseios e frustrações do universo feminino desenvolvida por Yara.  

 

Quando: de 18 de maio a 13 de julho de 2024  

Onde: Rua Costa Carvalho, 52 – São Paulo/SP 

 

Japan House apresenta duas exposições sobre moda: “Efeito Japão: moda em 15 atos” e “Sutorito Fashion: moda das ruas”

 

Foto: Thiago Minoru

 

No mês de junho, a Japan House São Paulo deu as boas-vindas à exposição “Efeito Japão: moda em 15 atos”, que fica em cartaz no segundo andar da instituição até 1° de setembro. Durante este período, os visitantes poderão conhecer mais a fundo a história e a trajetória da moda japonesa dos últimos 70 anos por meio de 15 criações assinadas por 13 designers consolidados no mercado mundial. A exposição traz ainda um panorama da evolução da moda e dos diferentes contextos socioeconômicos ao longo das décadas, passando pelo boom econômico do Japão pós-guerra até os dias atuais. 

 

Trazendo destaque para a moda de rua do Japão, no mesmo período a Japan House São Paulo também traz a exposição “Sutorīto Fashion: moda das ruas”, que apresenta as tendências de moda desde a década de 1950 até os dias atuais por meio de mais de 100 registros fotográficos. Com entrada gratuita, a mostra acontece de 25 de junho a 20 de outubro, no térreo da instituição. Assim como “Efeito Japão: moda em 15 atos” (em cartaz no segundo andar até 1° de setembro), a exposição “Sutorīto Fashion: moda das ruas” é coordenada pelo diretor de moda Souta Yamaguchi.

 

Quando: “Efeito Japão: moda em 15 atos” – de 08 de junho a 01 de setembro de 2024  – “Sutorīto Fashion: moda das ruas” – de 25 de junho a 20 de outubro

Onde: Avenida Paulista, 52 – São Paulo/SP  

 

Sesc São Paulo traz a mostra “Novo Poder: passabilidade”, do artista Maxwell Alexandre, para a capital paulista 

 

Cortesia estúdio megazord

 

Com um conjunto de cerca de 56 obras, a mostra “Novo Poder: passabilidade”, do artista carioca Maxwell Alexandre, oferece uma experiência reflexiva sobre a interseção entre identidade, poder e passagem. Sua produção desafia estereótipos e narrativas dominantes, propondo provocações sobre as realidades sociais e culturais do Brasil. A exposição individual da série foi realizada pela primeira vez em fevereiro de 2023, em Madri, na Espanha. Com sucesso, ganhou desdobramentos no 1º Pavilhão Maxwell Alexandre, localizado no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro. Agora, pela primeira vez em São Paulo, ocupará o espaço Arte I (5º andar), no Sesc Avenida Paulista.  

 

Quando: de 19 de abril a 29 de setembro de 2024 

Onde: Sesc Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo/SP 

 

Pinacoteca Benedicto Calixto apresenta a exposição “Araquém Alcântara, 50 anos de Fotografia” 

 

VGCOM – acervo Araquém Alcântara

 

A mostra “Araquém Alcântara, 50 anos de Fotografia”, sediada na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, faz parte do projeto Arte na Pinacoteca e celebra cinco décadas da influente carreira do fotógrafo Araquém Alcântara, renomado por seu trabalho pioneiro na documentação dos ecossistemas brasileiros e por suas narrativas visuais que exploram a complexa interação entre humanos e natureza. A exposição é uma das várias iniciativas pensadas para enriquecer o cenário cultural de Santos. Com o programa Arte na Pinacoteca, a cidade tem recebido uma série de exposições que não só ampliam a oferta cultural, mas também têm aumentado significativamente as visitações ao local.  

 

Quando: de 06 de junho a 21 de julho de 2024 

Onde: Pinacoteca Benedicto Calixto, Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão, Santos/SP 

 

MIS anuncia nova exposição sobre Billy Wilder, diretor de clássicos do cinema como “Crepúsculo dos deuses” e “Quanto mais quente melhor” 

 

Foto: Divulgação

 

O MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, anuncia o tema da sua nova megaexposição, que homenageia um dos cineastas mais célebres do século 20, diretor de clássicos como “Crepúsculo dos deuses” e “Quanto mais quente melhor”: Billy Wilder. A mostra inédita, concebida inteiramente pelo MIS, tem curadoria do diretor-geral do Museu, André Sturm, e abre para o público no dia 15 de agosto. A exposição faz um percurso pela extensa filmografia de Billy Wilder, destacando 13 dos seus 27 longas-metragens, e conta com a consultoria e pesquisa de Ana Lúcia Andrade, especialista na obra do cineasta.  

 

Quando: abertura 15 de agosto  

Onde: Av. Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo – SP 

 

Centenas de obras e artistas marcam próximo leilão de arte pela James Lisboa 

 

Foto: Divulgação

 

Centenas de artistas e obras compõem o próximo leilão da James Lisboa Escritório de Arte, que acontece nos dias 01, 02 e 03 de julho, apenas online, às 20h. Para o pregão, mais de 300 obras de 177 importantes nomes do cenário nacional foram criteriosamente escolhidas e compreendem diferentes estilos. Um dos grandes destaques é a obra “Bandeirinhas”, de Alfredo Volpi. Com lance inicial em R$ 2 milhões, a obra mais cara do leilão faz parte de uma coleção privada e tem as molduras de época originais.  

 

Quando: 01, 02 e 03 de julho  

Onde: exclusivamente online pelo link: https://www.leilaodearte.com/leilao-de-arte 

 

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta exposição “Catherine Opie: o gênero do retrato” 

 

Obra Catherine Opie

 

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta a exposição “Catherine Opie: o gênero do retrato”, com obras de um dos principais nomes da fotografia internacional contemporânea. Catherine Opie (Sandusky, Ohio, EUA, 1961) foi uma das precursoras na discussão sobre questões de gênero entre o fim dos anos 1980 e o início dos anos 1990.  

 

Sua produção dialoga com a tradição do retrato – um dos mais tradicionais gêneros da pintura ocidental – de modo a dar legitimidade a novos corpos, subjetividades e experiências que emergem na sociedade contemporânea. Em suas fotografias, Opie retrata diversas expressões e subjetividades de indivíduos e coletivos que se identificam com gêneros e orientações sexuais diversas, especialmente pessoas queer. Com curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP, e Guilherme Giufrida, curador assistente, MASP, a mostra é a primeira da artista no Brasil, e reúne 63 fotografias de suas séries mais emblemáticas, desenvolvidas ao longo de mais de três décadas. 

 

Quando: de 05 de julho a 27 de outubro de 2024  

Onde: Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo/SP  

 

MASP recebe a primeira exposição individual de Lia D Castro 

 

Obra Lia D Castro

 

A partir de 05 de julho, o público pode apreciar a exposição “Lia D Castro: em todo e nenhum lugar”, no MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. A primeira mostra individual da artista em um museu reúne 36 trabalhos, sendo a maioria pinturas de caráter figurativo. As obras selecionadas exploram cenários onde o afeto, o diálogo e a imaginação se tornam importantes ferramentas de transformação social. Com curadoria de Isabella Rjeille e Glaucea Helena de Britto, a mostra apresenta trabalhos que abrangem toda a produção da artista. 

 

Quando: de 05 de julho a 17 de novembro de 2024  

Onde: Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo/SP  

 

MITS Galeria abre no Jardins com mostra individual de Pegge 

 

Liz Sampaio/MITS Galeria

 

Novidade na capital paulistana, a MITS Galeria abre as portas em 27 de junho, no bairro do Jardins, em São Paulo, com a mostra individual “Jazzmatazz – todos meus manos ouvem jazz”, do artista Pegge. Para a abertura, o artista vai apresentar 15 obras inéditas, cujo foco é uma temática que ele considera um dos pontos mais importantes em suas abordagens: a recuperação do jazz enquanto um movimento voltado para pessoas periféricas. Sob a curadoria de Carollina Lauriano, a mostra segue em cartaz na galeria até 10 de agosto. 

 

Quando: de 28 de junho a 10 de agosto 

Onde: R. Padre João Manoel, 740 – Jardins, São Paulo/SP  

 

Exposição “Calder + Miró” traz mais de 150 obras e ocupa dois andares do Instituto Tomie Ohtake 

 

Ministério da Cultura, Bradesco e Instituto Tomie Ohtake apresentam a exposição “Calder + Miró”, que evidencia a ligação entre os trabalhos do escultor norte-americano Alexander Calder (1898-1976) e do espanhol Joan Miró (1893-1983), assim como os desdobramentos dessa amizade na cena artística brasileira. A presente exposição, que já esteve em cartaz no Instituto Casa Roberto Marinho, no Rio de Janeiro, em 2022, chega a São Paulo com novidades.  

 

Com curadoria de Max Perlingeiro, acompanhado pelas pesquisas de Paulo Venâncio Filho, Roberta Saraiva e Valéria Lamego, a mostra traz cerca de 150 peças – entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, móbiles, stabiles, maquetes, edições, fotografias e joias. Ao conjunto originalmente exibido na exposição carioca, soma-se uma obra monumental de Calder, além de trabalhos de Tomie Ohtake entre a seleção de artistas nacionais.  

 

Quando: de 22 de junho a 15 de setembro de 2024  

Onde: Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropé, 88) – Pinheiros, São Paulo/SP 

 

A Galatea (SP) e Danielian Galeria (RJ) promovem duas ações expositivas sobre a produção da artista ítalo-brasileira Pietrina Checcacci 

 

Foto: Galatea

 

Em São Paulo, a mostra “Pietrina Checcacci: táticas do corpo”, na Galatea, apresenta cerca de 40 obras da artista ítalo-brasileira que datam desde a década de 1960 até os desdobramentos atuais da sua produção. A exposição destaca tanto seus trabalhos de cunho político, que dialogam com a estética da Nova Figuração Brasileira, quanto às pinturas que trazem o corpo em primeiro plano a partir do olhar feminino. 

 

Já no Rio de Janeiro, a individual intitulada “Carnação” acontece na Danielian Galeria, apresentando aproximadamente 30 obras criadas por Pietrina desde os anos 1970 até o momento atual. A exposição reconhece uma matriz pop/kitsch com referências surrealistas em sua pintura, enfatizando o corpo feminino como espaço de luta e conquistas no ambiente cultural brasileiro dos últimos 70 anos. “Carnação” reúne obras de diversos períodos de sua carreira, convidando o público a novas perspectivas sobre sua criação ativa e vibrante. 

 

Exposição SP:  

Quando: de 04 de junho a 13 de julho 

Onde: Rua Oscar Freire, 379, loja 1 – Jardins, São Paulo/SP 

Exposição RJ:  

Quando: de 28 de maio a 20 de julho 

Onde: Rua Major Rubens Vaz, 414 – Gávea, Rio de Janeiro/RJ 

 

São Paulo recebe “Um defeito de cor”, exposição que propõe uma revisão historiográfica da identidade brasileira 

 

Obra Silvana Mendes

 

Sesc Pinheiros recebe a exposição “Um Defeito de Cor”, inspirada no livro homônimo da autora mineira Ana Maria Gonçalves, lançado em 2006. Após abertura no MAR, no Rio de Janeiro, e temporada no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), em Salvador, a mostra chega à capital paulista sob a curadoria da própria escritora ao lado de Marcelo Campos e Amanda Bonan.  

 

Por meio de obras de artes, a mostra faz alusão ao período do Brasil Império (1822-1889) para discutir os contextos sociais, culturais, econômicos e políticos do século 19 e seus desdobramentos em elementos contemporâneos. Ao todo, 372 peças –- entre arte têxtil, fotografias, instalações, cartazes, pinturas e esculturas — interpretam a obra  “Um defeito de cor”, ganhador do prêmio Casa de las Américas e considerado um dos mais importantes clássicos da literatura afro-feminista.  

 

Quando: de 25 de abril a 01 de dezembro de 2024  

Onde: Sesc Pinheiros – Espaço Expositivo (2º andar) – Rua Paes Leme, 195 

 

Bar Hocus Pocus DNA lança exposição “Ladrillhas”, com a artista Fernanda Moreira

 

Fernanda Moreira (Foto: Pri Pacheco)

 

O Hocus Pocus DNA, em Botafogo, Rio de Janeiro, tornou-se um vibrante e inovador espaço de arte com o projeto “Curadoria”, evento que se iniciou em 2024 e tem o objetivo de divulgar o trabalho de artistas expondo suas obras no bar em Botafogo por cerca de um mês.  A mostra da vez é a “Ladrilhas”, com a artista Fernanda Moreira, que por meio de peças de azulejo espalha suas frases que trazem reflexões simples, porém profundas e verdadeiras, sobre a vida. As edições passadas contaram com nomes como Bella Valhosa e Paula Scavazzini.

 

Quando: até 31 de julho

Onde: Rua Dezenove de Fevereiro, 186, Botafogo – Rio de Janeiro

 

Festival Arte Serrinha anuncia parceria inédita com Museu da Língua Portuguesa

 

Dudu Bertholini (Foto: Carol Quintanilha)

 

De 08 a 28 de julho acontece, em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, o 22º Festival Arte Serrinha. Com o tema “Atlânticos”, esta edição celebra a criação do Instituto Serrinha e a parceria inédita com o Museu da Língua Portuguesa. Desbravando terrenos de colaboração, Fabio Delduque, idealizador do Festival, convidou o português Carlos Antunes, da Bienal de Coimbra, e a angolana Mehak, da Galeria Jahmek Contemporary Art, para assinarem ao seu lado a curadoria da residência artística, um dos destaques desta edição.

Durante os vinte dias de Festival, somam-se à programação as residências de dança com Morena Nascimento e de artes visuais com Virginia Medeiros; as oficinas de gastronomia com Morena Leite; de moda com Dudu Bertholini, Nicolas Gondim e Gama Higai; de pintura com Dudi Maia Rosa; de música com Jaques Morelenbaum.

Quando: de 08 a 28 de julho

Onde: Informações sobre locais e horários por meio do site: https://festivalarteserrinha.com.br/

 

Arena Pacaembu recebe feira simultânea de arte e design: ArPa e MADE 

 

Patrick Afornali

 

Assim como nos últimos dois anos (2023 e 2022), a MADE – Mercado, Arte, Design acontece em paralelo à ArPa, feira de arte comandada pela VIVA Projects – agência cultural liderada por Camilla Barella. Na Arena Pacaembu, os visitantes podem conhecer diversos expositores que utilizam o espaço para comercializar suas obras e conquistar novos admiradores de arte e design.  

 

Quando: de 26 a 30 de junho de 2024  

Onde: Quadra de Tênis do Mercado Livre Arena Pacaembu – Praça Charles Miller, s/n 

 

Por Beatriz Calais