10 restaurantes em São Paulo para os apaixonados por mexilhão

Seja no clássico Moules et Frites ou acompanhado de massas e pães, o molusco faz sucesso nas casas da capital

Spaghetti Al Mare do Bosco
Spaghetti Al Mare do Bosco (Leo Martins)

O sucesso do mexilhão na gastronomia tem origem europeia — mais especificamente na Bélgica, por mais que muitos associem o fruto do mar com a culinária francesa. Foram os belgas que criaram o clássico prato Moules et Frites, por exemplo, mas logo a receita se popularizou na França por conta da proximidade das fronteiras, ganhando o coração do país.

 

LEIA MAIS:

 

O mar que banha a França é repleto de mexilhões, o que facilitou ainda mais a disseminação da comida em todo território francês. Hoje, já é possível dizer que o Moules et Frites faz parte da culinária francesa, sendo encontrado nos mais tradicionais bistrôs e restaurantes ao redor do mundo.

 

Por mais que os dois países dividam esse amor pelo fruto do mar, outras gastronomias também foram descobrindo a riqueza do mexilhão ao longo dos anos. Fresco e leve, ele é perfeito para dias quentes e pode funcionar como base de muitos pratos queridos mundo afora, como massas e paellas.

 

Para quem já é apaixonado por mexilhões e para os que querem experimentar a iguaria, a Versatille separou 10 estabelecimentos paulistanos com pratos de tirar o fôlego. Confira a seguir:

 

La Crosta Forneria

 

 

Na casa italiana comandada por Diego Sacilotto, chef executivo do Grupo Mozzafiato, o mexilhão é uma das estrelas do prato spaghetti di mare, que é envolto em uma bisque de lagostim com pomodoro, polvo, lula, ovas, camarão e, claro, mexilhão.

 

Serviço: R. Pontins, 52 – Santana, São Paulo. Telefone: (11) 99186-5038

 

La Casserole

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by La Casserole (@lacasserole1954)

 

Atuante na cena gastronômica paulistana desde 1954, o La Casserole serve o clássico Moules et Frites com mexilhões frescos adquiridos de Florianópolis. Servidos com molho de vinho branco, ervas e batatas fritas, o prato é ideal para quem busca o clássico quando se trata de mexilhão. Já para quem prefere inovar, a casa oferece o prato de arroz negro de frutos do mar, que leva camarões, lulas, mexilhão e um peixe do dia fresquíssimo.

 

Serviço: Largo do Arouche, 346 – República, São Paulo. Telefone: (11) 3331-6283

 

Bottega 21

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Bottega 21 (@bottega21bar)

 

O chef Alexandre Vorpagel tem no menu do bar italiano Bottega 21 sua própria versão saborosíssima de mexilhões. Puxado no molho de tomate com bacon, o prato ainda leva manteiga, alecrim, tomilho e alho. Para acompanhar, pães da padaria artesanal St Chico.

 

Serviço: Rua dos Pinheiros, 1308 – Pinheiros – São Paulo. Telefone: (11) 99342-2332

 

Èze

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Restaurante Èze (@restaurante.eze)

 

O mais novo restaurante do jovem restauranteur Marcelo Muniz é inspirado na gastronomia mediterrânea do sul da França e possui um clássico Moules et Frites em seu menu. Servido com molho de vinho branco, tomate-cereja grelhado e batatas fritas rústicas, ele promete levar o cliente a uma viagem por Èze, o famoso vilarejo medieval de Côte D’Azur.

 

Serviço: Alameda Tietê, 513 – Jardins. Telefone: (11) 30812727

 

Dalva e Dito

 

 

No Dalva e Dito, restaurante de comida afetiva do chef Alex Atala, o mexilhão é uma das entradas mais charmosas que se pode pedir. Com batata doce roxa e beurre blanc com tucupi, a combinação é criativa e busca entregar leveza para o início da experiência dos comensais que estão visitando a casa.

 

Serviço: R. Padre João Manuel, 1115 – Cerqueira César, São Paulo. Telefone: (11) 3068-4444

 

Bosco

 

 

O restaurante italiano Bosco, instalado em um casarão octogenário em Pinheiros, tem entre as opções de pastas frescas o spaghetti al mare al pomodoro, que leva, além dos mexilhão, camarão rosa, polvo e migas de limão siciliano, que conferem crocância e uma leve acidez ao prato.

 

Serviço: R. João Moura, 976 – Pinheiros, São Paulo. Telefone: (11) 93422-9554

 

Cais

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by cais (@restaurantecais)

 

Para quem gosta de mexilhão, uma simples foto do prato no Cais, restaurante dos chefs Adriano de Laurentiis e Guilherme Giraldi, é o suficiente para dar água na boca. Com cor, suculência e textura, o mexilhão é combinado com um peixe a vapor e aspargos. Para completar, ainda acompanha um brioche da casa recheado com manteiga de alho confitado, parmesão, salsa e pimenta do reino.

 

Serviço: R. Fidalga, 314 – Vila Madalena, São Paulo. Telefone: (11) 3819-6282

 

Teus Restaurante Bar

 

 

Disponíveis somente aos finais de semana, os mexilhões do Teus, do chef Chico Farah, são frescos e já viraram um clássico para quem busca visitar a casa aos sábados ou domingos. O prato preza pelo simples e acompanha pão da casa tostado e um cone de batatas fritas.

 

Serviço: R. Natingui, 1548 – Vila Madalena, São Paulo. Telefone: (11) 3530-1667

 

Le Jazz Brasserie

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Le Jazz Brasserie (@lejazzbrasserie)

 

Famoso na capital paulista, com quatro unidades espalhadas pela cidade, o Le Jazz visa o clássico francês na hora de trabalhar com o mexilhão. Sua versão de Moules et Frites é marcante, explorando mexilhões frescos, um leve toque de curry e batatas fritas daquelas bem fininhas e crocantes.

 

Serviço: Unidades Melo Alves, Pinheiros, Petit, Iguatemi e Higienópolis.

 

Restaurante Mexilhão

 

 

Como o nome já adianta, o Restaurante Mexilhão é um paraíso para os apaixonados pelo fruto do mar. Fundado em 1970, ele é comandado pela mesma família desde o início, tendo a chef Mirka Helene como peça central das atuais criações da casa. No cardápio, há mais de uma opção utilizando o molusco, como o mexilhão à vinagrete e a paella de frutos do mar, que é recheada de mexilhões.

 

Serviço: Rua Treze de Maio, 626 – Bela Vista, São Paulo. Telefone: (11) 3263-0135

 

Por Beatriz Calais