3 experiências de aprendizado culinário para realizar em março

Doces, alimentos fermentados, ramen e até jantares completos com harmonização de vinhos estão entre as delícias que serão ensinadas na cidade de São Paulo

A "Jornada da Fermentação" é uma das experiências de aprendizano culinário que acontecem aos domingos

No mês de março, os amantes da gastronomia terão a oportunidade de se aprimorar em diferentes culinárias a partir de oficinas e masterclasses que acontecerão na cidade de São Paulo. Doces, pães, ramen e até jantares completos com harmonização de vinhos estão entre as delícias que serão ensinadas nas aulas com chefs renomados e especialistas em alimentação. Além disso, o bônus está nas trocas entre os participantes, que permitem não só adquirir novos conhecimentos, mas também se sentir acolhido ao compartilhar o processo de iniciar um novo desafio.

 

LEIA MAIS:

 

Confira, a seguir, três experiências de aprendizado gastronômico que irão ocorrer neste mês na capital paulista.

 

Gastro POP 2023 

 

 

No mês de março, que dará início ao Gastro POP 2023, a chef Carla Pernambuco receberá convidadas para cozinharem no Estúdio CP, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, e também ministrará uma aula. O projeto tem como objetivo dar a oportunidade de os alunos conhecerem diferentes perfis, trajetórias e culinárias.  

 

 

 

No dia 7 de março, a curitibana Marli K. Dall’Stella, escritora e pesquisadora de receitas austríacas e alemãs dará um curso de strudel austríaco, no qual contará a história da receita e ensinará todas as etapas de preparo do doce e dos recheios de maçã e ricota, com acompanhamentos de creme de baunilha e chantilly. No dia 17 de março, Carla Pernambuco entrará em ação ao ministrar uma aula-jantar na qual ensinará alguns clássicos do restaurante Carlota em um formato de menu de quatro tempos: croqueta de siri com chutney de papaia e maracujá, peixe com banana da terra e velouté de coco, entrecôte com roesti de mandioca e fonduta e crumble-strudel de maçãs.  

 

 

Por fim, no dia 29 de março, Fernanda Possi, chef anfitriã do Casa Duoliva, preparará uma aula-jantar com harmonização de vinhos. No menu de quatro etapas, Crudo de carne com crocante de prosciutto servido com focaccia, Raviolo D’Oro com trufas frescas, Pappardelle de cordeiro e demi-glace e Panacota de amêndoas com chocolate e coulis de frutas vermelhas.  

 

Serviço 

 

Datas: 7, 17 e 29 de março  

Horários: (07/03) das 14h às 18h – Marli K. Dall’Stella / (17/03) das 19h às 22h – Carla Pernambuco / (29/03) das 19h30 às 22h30 – Fernanda Possi  

Local: Rua Sergipe, nº 768 – Higienópolis, São Paulo – SP 

 

 

Masterclass ramen  

 

Em três sábados de março, acontecerão masterclasses focadas em ramen no restaurante de culinária japonesa Hidden By 2nd Floor, em São Paulo. No dia 11, será ensinado o preparo do Tonkotsu Misso Ramen, que inclui  sūpu (sopa)  no estilo Kotteri, feito com ossos de porco;  e o molho tarê, à base de missô (ingrediente tradicional da culinária japonesa feito a partir da fermentação de soja e sal). No dia 18, o foco será o Tokyo Shoyu Ramen, com sūpu no estilo assari, feito com ossos de frango, e o molho tarê à base de shoyu Koumi Abura, um óleo aromatizado. Já no dia 25, os alunos aprenderão o ramen vegetariano com sūpu no estilo assari, feito com raízes, cogumelos e algas, e o molho tarê à base de missô e gergelim.  

 

 

Entre os elementos comuns a serem estudados nas MasterClasses estão a produção e corte do macarrão men e, como toppings, o chashu (carne de porco cozida); o ajitama, ovo marinado em shoyu tarê; bem como algumas opções de verduras ou legumes da época. Os cursos incluem workbook ilustrado e com as receitas em PDF, todos os insumos utilizados na aula, além de degustação no local. 

 

Serviço 

 

Datas: 11, 18 e 25 de março 

Horários: das 10s às 14h 

Local: Alameda dos Nhambiquaras, 921 – Moema, São Paulo – SP 

 

Aos Domingos 

 

No domingo (5), a jornalista e pesquisadora de alimentação Ana Letícia Sebben e o chef Alexandre Ballarin lançam a primeira etapa da “Jornada pela Fermentação”, uma série de cinco oficinas práticas que acontecem semanalmente, aos domingos. Para a realização das aulas, o produtor Felipe Croce, da Fazenda Ambiental Fortaleza, abre as portas do Espaço FAF, em Santa Cecília, onde os participantes irão adquirir conhecimento, cozinhar e ter conversas com produtores e outros convidados especiais.  

 

 

A primeira oficina ocorreu no domingo, dia 5, sobre pão de fermentação natural. Foi ensinado como cuidar e alimentar o levain (fermento) e fazer um pão em todos os seus processos. Os alunos levaram a sua massa para terminar de crescer e assar em casa. Nas próximas, que ocorrerão nos domingos seguintes, os temas serão, respectivamente, conservas de vegetais em azeites, mel e lactofermentação; kombucha; molhos e geleias; e por fim, iogurte, ricota e queijo.  

 

Os três parceiros acreditam que é possível criar um mundo melhor com escolhas alimentares mais conscientes e sustentáveis. “A conexão com o alimento permite resgatar a noção de comunidade, respeitar os recursos naturais, promover a participação das pessoas na produção de alimentos e apoiar uma agricultura que preserva a biodiversidade e os vínculos com a terra”, explica Letícia. 

 

Serviço  

 

Datas: dias 5, 12, 19 e 26 de março e 2 de abril 

Horário: das 10h até 12h30 – 13h 

Local: Rua Barão de Tatuí, 183 – Santa Cecília, São Paulo 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.