Viajantes revelam seus destinos mais aguardados para 2023
A Versatille conversou com sete apaixonados por viagens para saber quais são os passeios esperados para os próximos meses
Para muitas pessoas, viajar é sinônimo de recarregar a bateria enquanto se tem o privilégio de conhecer uma nova paisagem, cultura e gastronomia. Seja dentro ou fora do Brasil, é um momento de se desprender das preocupações da rotina e focar apenas na experiência que se está vivendo. Logo que um novo ano começa, os mais apaixonados por viagens já começam a planejar quais serão os destinos visitados nos próximos meses – e, claro, verificar quando será possível tirar as tão sonhadas férias do trabalho.
Para saber um pouquinho mais sobre os planos de cada um para 2023, a Versatille conversou com sete pessoas de diferentes áreas de atuação que compartilham um gosto em comum: viajar. Entre médicos, jornalistas e empresários, todos responderam uma simples questão: para onde pretendem viajar este ano e por que esse é o destino mais almejado?
LEIA MAIS:
- Dez receitas que pedem uma ida (urgente!) a Buenos Aires
- O que fazer em quatro dias de viagem por Marrakesh, cidade mais turística do Marrocos
- Com imersão no cerrado, a Pousada Trijunção se destaca no turismo ecológico nacional
Com o bloco de notas em mãos para anotar algumas dicas, confira as respostas a seguir:
Luanda Vieira, jornalista de moda e consultora de diversidade
“Quero conhecer a Nigéria desde que o meu teste de ancestralidade deu que 80% das minhas raízes são de lá. Além disso, acredito ser uma região rica quando o assunto é moda local. Ver tecidos, formas de usar e acessórios, são três coisas que me emocionam muito durante as viagens. Acho um aprendizado eterno. Espero que este ano aconteça.”
Andrea Miramontes, jornalista, ativista da causa animal e influenciadora
“Programo fazer Grécia, que ainda não conheço, mas sempre quis. Todos os destinos com história antes de Cristo me hipnotizam, e fico sempre ansiosa para ver onde se passou à história, tanto a real como a mítica. Especialmente lá, terra dos deuses do olimpo, uma mitologia tão misteriosa quanto explicativa, espelho de muito comportamento humano, estudada e citada até hoje.”
Leo Avelar, médico e criador de conteúdo
“O destino que eu estou planejando para esse ano é Botsuana, na África Austral. Principalmente o Delta do Okavango, o maior delta interior do mundo, local onde o rio Cubango encontra uma placa tectônica no deserto do Calaári. Toda a água que atinge esse delta é evaporada e transpira, não chegando ao mar. Local de rica vida selvagem com hospedagens de sonhos.”
Chantal Kopenhagen, especialista em óculos e cofundadora da marca de chocolates zero açúcar GoldKo
“Em setembro, eu volto para a Islândia. Fui ano passado caçar a aurora boreal e fiquei enlouquecida. Foi um dos destinos mais mágicos que já visitei na minha vida. Inclusive, meu instagram está tomado de conteúdos da Islândia porque eu ainda não superei, então decidi voltar esse ano e conhecer mais lugares no país.”
Gabriela Temer, jornalista e criadora da página Juju na Trip
“Estamos planejando fazer uma viagem para o Caribe que misture República Dominicana e San Blas, para explorar um lado menos visitado da República Dominicana, como a Península de Samaná. O país, além de praias, tem muitos rios de água cristalina e esmeralda que são muito lindos, então pretendemos conhecer essa parte e estender o roteiro até o Panamá, onde queremos explorar San Blas de barco, para chegarmos em diversas ilhas.”
“No Brasil, queremos fazer o trekking de cinco dias pelos Lençóis Maranhenses. Esse passeio explora locais diferentes do que se costuma ver quando se vai de carro. Temos essa vontade de sempre conhecer os lugares mais diferentes e inexplorados, então a ideia é andar o dia inteiro e durante a noite dormir na casa dos pescadores ou em acampamentos nas dunas.”
Anna Lugli, proprietária da loja de aluguel de bolsas I Bag You
“Estou com uma viagem marcada para a Sicília (Itália). No meu roteiro estão programados quatro dias com a minha mãe em Taormina, onde nos hospedaremos no Hotel San Domenico Four Seasons – o mesmo hotel de White Lotus – e ir até o vulcão Etna. Na sequência, fico sete dias em um barco com algumas amigas, visitando as Ilhas Eólias.”
Henrique Gilberto, cozinheiro e dono da Cervejaria Viela e da Cozinha Tupis
“Pretendo visitar São Paulo, Buenos Aires, Lima e Rio de Janeiro. Tudo sempre atrás de comida, mas não apenas. Cultura local e arquitetura sempre me conduzem.”
Por Beatriz Calais