Pablo Inca, do Cora, comanda a cozinha de estabelecimentos de Belo Horizonte em programação especial

O chef leva a gastronomia descomplicada e cheia de frescor, bem como a atmosfera do restaurante paulistano em que está à frente da cozinha

Os chefs Pablo Inca e Henrique Gilberto, da esquerda para a direita (
Os chefs Pablo Inca e Henrique Gilberto, da esquerda para a direita (Divulgação)

Entre os dias 5-7 de abril os estabelecimentos gastronômicos do Grupo Viela (responsável pela revitalização do Mercado Novo) situados em Belo Horizonte receberão o chef Pablo Inca, que leva sua cozinha e toda a atmosfera do paulistano Cora para a capital mineira.

 

LEIA MAIS:

 

A extensa programação começa às 16h de hoje (5), na Cervejaria Viela, localizado no Mercado Novo, com descontraído papo de balcão e roda de conversa. A partir de 18h30, o chef Pablo assume o comando da Cozinha Tupis e serve seus pratos no estabelecimento. Aos adeptos de uma maior informalidade, também serão servidas friturinhas para comer em pé. O foco dos pratos está nos vegetais e nos miúdos, como mollejas (timo do boi) com amêijoas (moluscos bivalves), buñuelo (iguaria feitas de massa à base de farinha, arroz, batatas ou pão) de barriga e a tortilha de lula. Para adoçar os paladares, haverá alfajores de maizena recheados com doce de leite, uma receita clássica do Cora.

 

A química entre as cozinhas de Pablo Inca e de Henrique Gilberto, chef do Cozinha Tupis, foi inevitável, visto que se assemelham pela essência e filosofia de trazer de volta à vida o centro antigo e os locais que um dia tiveram importância na construção dos hábitos e da história de suas cidades, São Paulo e Belo Horizonte, respectivamente. Foi nesse paralelo que nasceu a união da Cozinha Tupis com o restaurante Cora, que ocupa o topo do prédio revitalizado pela Planta Inc. (empresa que viabiliza a ativação de imóveis subutilizados na região central paulistana). Anteriormente, o estabelecimento paulistano já havia recebido Henrique Gilberto para comandar uma noite memorável e com elementos clássicos da culinária mineira.

 

Amanhã (06), véspera de feriado, a atenção se volta para o Jura, agitado bar onde predomina a casualidade: comida de estufa e os consagrados secos e molhados, bem como as friturinhas da casa agregadas ao escabeche de mexilhões e o queso de chanchito (cabeça de xara, patê feito com as partes moles da cabeça do porco), trazidos por Pablo.

 

Para fechar com chave de ouro, na sexta-feira (07), o chef traz ainda suas famosas empanadas, como as de matambre (pele e a costela do gado bovino) para a pizzaria Forno da Saudade. As clássicas pizzas da casa também estão presentes dentre as opções da programação vespertina, que se inicia às 14h00. Para acompanhar e animar ainda mais a tarde, drinques e cervejas estarão disponíveis.


Serviço
:

Cozinha Tupis: dia 05/04, papo de balcão às 16h00 (na cervejaria Viela do Mercado Novo), início do

serviço às 18h30.

Endereço: Av. Olegário Maciel, 742 – LJ 2161 – Centro, Belo Horizonte – MG

Jura: dia 06.04

Endereço: Rua Juramento 202 – Bairro Pompéia, Belo Horizonte – MG

Forno da Saudade: dia 07.04 a partir das 14h00

Endereço: Rua Patrocínio, 1 – Carlos Prates, Belo Horizonte – MG

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.