Máquinas recém-chegadas: os grandes lançamentos de carros de luxo de 2020

De esportivos a SUVS luxuosos, os lançamentos de carro não desaceleraram em 2020: reunimos cinco deles, que se destacam pela combinação de tecnologia, motores de última geração e design impecável

MOTOR por Sergio Quintanilha | Matéria publicada na edição 116 da Revista Versatille

 

Se por um lado a vida entrou em compasso de espera devido ao cenário de pandemia, no ramo automobilístico o que se viu foi um ritmo mais acelerado. Até porque deslocar-se de carro se tornou uma opção preferencial mesmo para quem dava prioridade a outros modos de locomoção quando se tratava de pequenas viagens.

 

Fato é que grandes players colocaram no mercado brasileiro uma baita leva de veículos, tanto para os fãs de esportivos quanto para os apreciadores de carros grandes para acomodar toda a família. Selecionamos cinco e contamos tudo o que você precisa saber sobre eles para mandar bem na próxima conversa com os amigos.

 

Recheados de tecnologia, ostentando motores com uma cavalaria que faria inveja a Napoleão Bonaparte e com design de tirar o fôlego, para fazer sucesso em qualquer passarela ou concurso de elegância, esses carros chegam ao Brasil como obras de arte da engenharia automotiva.

 

LEIA TAMBÉM:

 

LAND ROVER DEFENDER

O carro chegou à quinta geração após três anos sem produção. O primeiro Defender foi lançado em 1948. No Brasil, está disponível nas versões S, SE e HSE, todos com possibilidade de inclusão de uma terceira fila de bancos.

 

(Foto: Divulgação)

 

O motor é o 2.0 Ingenium de 300 cv e 400 Nm. O câmbio é automático de oito marchas com tração 4×4, diferencial central com travamento ativo e Terrain Response II. Os itens de utilização off-road são configuráveis. Uma das novidades é o “capô transparente”, que exibe o terreno no display central. O painel digital tem 12,3” e a nova tela multimídia é bem horizontal.

 

O novo Defender respeita o design atual da Land Rover, mas manteve as linhas quadradas, e as bordas agora são arredondadas. Os pneus e as rodas têm 900 mm para dar ao carro a ótima capacidade de passar por alagamentos ou rios de pouca profundidade. Entre as colunas C e D, há uma pequena janela na lateral do teto. As lanternas traseiras são embutidas na carroceria, o estepe fica do lado de fora e a tampa do porta-malas abre lateralmente.

 

(Foto: Divulgação)

 

O assoalho do Defender vem com plástico emborrachado para facilitar a limpeza. O volante é exclusivo e tem a estrutura aparente. Os bancos são de couro com tecido. O ar-condicionado tem três zonas se o cliente optar pelos sete lugares. A carroceria monobloco é toda de alumínio e a rigidez torcional aumentou dez vezes!

 

Ele tem suspensão pneumática elevada em 20 mm em relação aos demais Land Rovers, com curso de 290 mm. Assim, ela pode ser rebaixada para facilitar o acesso ao carro. O novo Defender tem 38° de ângulo de entrada, 28° de ângulo central e 40° de ângulo de saída. O vão livre do solo é de 291 mm. Sua capacidade de inclinação é de 45° na subida, na descida ou nas laterais.

 

LEIA TAMBÉM:

 

BMW X6 M

(Foto: Divulgação)

O veículo tem atualização remota e gratuita de software, condução autônoma Driving Assistant Professional e Parking Assistant Plus. Ou seja: é superconectado, adapta-se às condições do trânsito e estaciona praticamente sozinho. Seu motor é um V8 4.4 de 600 cv e 750 Nm. O torque máximo está na ampla faixa de giros de 1.800 a 5.860 rpm. Para completar, câmbio automático de oito marchas e tração integral.

 

O BMW X6 M vai de 0 a 100 km/h em ótimos 3,8 segundos e chega a 290 km/h – números absurdos para um carro tão grande. As rodas são M Star Spoke de 21”, na dianteira, e de 22”, na traseira. Para maior conforto do motorista, o head-up display projeta informações úteis no campo de visão em cores. Há dois modos de pilotagem (M1 e M2) que alteram os parâmetros de motor, direção, câmbio e estabilidade.

 

(Foto: Reprodução Instagram @bmwdobrasil)

 

O novo X6 M conta com Night Vision para reconhecimento de pedestres ou animais na pista. Eis um carro inteligente! O Live Cockpit Professional executa inúmeras funções no veículo por comandos de voz e o Intelligent Personal Assistant é ativado quando o motorista diz “olá, BMW”. O carro aprende os hábitos do motorista e se adapta a eles.

 

Além dos faróis Laserlight, do para-choque dianteiro exclusivo e das saias laterais da grife BMW M, o SUV de luxo tem sistema de som Harman Kardon, ar-condicionado de quatro zonas, bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento, porta-copos com aquecimento e resfriamento, cintos de segurança da linha M Sport e tapetes de veludo. Os acabamentos são finalizados em fibra de carbono.

 

LEIA TAMBÉM:

 

AUDI RS Q3 SPORTBACK

Com 400 cavalos no motor 2.5 turbinado de cinco cilindros, é o mais potente de sua categoria. Supera o Porsche Macan na aceleração, é dois segundos mais rápido do que o BMW X1 e mais moderno do que o Mercedes-AMG GLA 45. O modelo Sportback é a configuração cupê deste SUV.

 

(Foto: Divulgação)

 

O carro é lindo e não anda: desfila, especialmente na cor azul. O potente motor tem 400 cv e 600 Nm de torque. Sua relação peso/potência de apenas 4,3 kg/cv permite que vá de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. O RS Q3 tem 20 cavalos a mais (e custa menos) que o Macan GTS. Está na segunda geração e tem o mesmo motor de cinco cilindros usado no TT RS e no RS 3. Traz também tração integral Quattro e câmbio S tronic de sete marchas com dupla embreagem. Chega a 280 km/h, o que é ótimo para um SUV.

 

Os faróis são de LED, com nova assinatura ótica da Audi, bem como a característica grade octogonal. O interior segue a linguagem digital dos Audi Q3 e Q8, mas com pegada esportiva. Um carro prático, mas pronto para voar nas pistas, se for preciso.

 

AUDI RS 6 AVANT

(Foto: Divulgação)

A Audi é adepta da campanha “Save the wagons” e vai além com os modelos RS 4 e RS 6, derivados das peruas A4 Avant e A6 Avant. O novo RS 6 é o máximo da linha Avant, combinando refinamento técnico, esportividade e praticidade. O porta-malas tem capacidade de 565 litros. Por dentro, é muito espaçoso devido ao entre-eixos de 2,93 m. Uma perua para se apaixonar.

 

O motor V8 4.0 biturbo ganhou um sistema híbrido leve de 48 V para oferecer 600 cv de potência. O veículo entrega o máximo em esportividade sem deixar de ser familiar – é um dos carros mais versáteis da fabricante. Na quarta geração, ficou mais potente e mais rígido. A suspensão é multilink na dianteira e na traseira, com ajuste pneumático.

 

(Foto: Divulgação)

 

A aceleração de 0 a 100 km/h manteve-se em 3,6 segundos (precisava mais?) porque a Audi focou na eficiência do motor V8. O impressionante torque de 800 Nm surge já a 2.050 rpm. O novo RS 6 Avant tem câmbio automático Tiptronic de oito marchas e tração Quattro. Sua velocidade máxima é de 280 km/h, mas pode chegar a 305 km/h se o cliente comprar os freios de carbono opcionais.

 

O console e o painel são digitais, com dois grandes displays táteis de alta resolução. A tela superior tem 10,1” e traz as funções multimídia, compatíveis com Android e iPhone. O display inferior tem 8,6” para funções de conforto e entrada de texto. O quadro de instrumentos também é digital (Virtual Cockpit). A perua esportiva alemã tem 5 m de comprimento e quase 2 m de largura (sem contar os espelhos). Os pneus são bem largos (275/35 R21), como uma régua escolar.

 

LEIA TAMBÉM:

 

PORSCHE 911 TURBO S

(Foto: Divulgação)

 

Tem 650 cv e é um esportivo do tipo “all-rounder”. É um polivalente, pois pode tanto ser usado na pista, com alta performance, quanto para ir ao shopping center. O motor de 3.745 cm3 é um seis cilindros boxer biturbo com o impressionante torque de 800 Nm. O câmbio é o magnífico PDK de dupla embreagem com oito marchas. Ele traz shift paddles no volante e uma discreta alavanca no console central para trocas manuais.

 

(Foto: Divulgação)

 

O sistema de controle de largada (Launch Control) permite ao 911 Turbo S acelerar de 0 a 100 km/h em míseros 2,7 segundos. Para isso, é preciso frear com o pé esquerdo, fincar o pé direito no pedal do acelerador e depois soltar o freio. O salto do carro é tão forte que exige concentração para não largar o volante ou perder a direção e bater forte. Para ter uma ideia, ele vai de 0 a 200 km/h em 8,9 segundos.

 

(Foto: Divulgação)

 

O 3.7 boxer tem tecnologia VTG nos turbocompressores, ou seja, a geometria da turbina é variável. O carro é tão avançado que até o novo sistema de escapamento, com duas saídas, tem flaps ajustáveis. É um esportivo perfeito para track days. Nas ruas e estradas, chega a ser exagerado, mas quem não gostaria de se dar esse luxo?

 

O câmbio PDK passou de sete para oito marchas, mas a velocidade máxima (330 km/h) é alcançada em 6ª. Várias modificações foram feitas no carro, que tem até as rodas traseiras direcionais. Aliás, pela primeira vez as rodas do Porsche 911 têm dimensões diferentes (aro 20 na frente e 21 atrás). Os pneus são 255/35 R20 e 315/30 R21. Os compostos dos pneus também mudaram e deixaram a condução mais neutra. Os freios são de cerâmica e ganharam pinças maiores, assim como os discos de freios dianteiros.

 

(Foto: Divulgação)

 

Vale dizer que o Porsche 911 Turbo S é um carro muito seletivo. Não basta ter dinheiro, é preciso ter também habilidade para dirigi-lo, caso contrário se torna perigoso. Por isso, a Porsche oferece vários níveis de potência para o 911. Este é o ápice. Você está preparado para o Turbo S? Se sim, vá em frente porque o carro é simplesmente fantástico.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.