Festival de Tiradentes comemora 25 anos com intensa programação gastronômica e cultural

Com o tema “Inconfidência Mineira”, evento leva nomes como Jefferson Rueda para as ruas da cidade histórica

(Foto: Thiago Morandi)

A 25ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que começa hoje (19), está mais especial do que nunca. Além de ser o aniversário de 25 anos de um dos primeiros festejos gastronômicos do país, ela marca a volta dos eventos presenciais após a paralisação por conta da pandemia de covid-19. Com o tema Inconfidência Mineira, a festividade vai durar dez dias – até 28 de agosto – e espera receber cerca de 60 mil pessoas.

 

“Será uma edição épica, pois é nosso reencontro com o grande público, celebrando nossos 25 anos. E estamos em Tiradentes, berço da Inconfidência Mineira, que também foi um dos primeiros movimentos de emancipação do país, neste ano em que se comemora o bicentenário da Independência do Brasil. Assim, não poderíamos deixar de homenageá-lo”, comenta Rodrigo Ferraz, diretor do Projeto Fartura – Gastronomia do Brasil, responsável pelo festival.

 

LEIA MAIS:

 

Esperando tantos visitantes em uma edição especial, é claro que a programação foi cuidadosamente pensada. São mais de 200 atrações gastronômicas espalhadas por três pontos turísticos da cidade: a Praça da Rodoviária, o Santíssimo Resort e o Largo das Forras.

 

O Santíssimo Resort recebe as cozinhas ao vivo, com receitas especiais criadas por chefs de restaurantes mineiros. Um palco no hotel ainda ganha agitos musicais. Enquanto isso, a Praça da Rodoviária, que há muitos anos é ponto de encontro do festival, agrupa atrações culturais e gastronômicas, com estandes de restaurantes de Belo Horizonte e de Tiradentes. Já o Largo das Forras é área para aulas teóricas e interativas dos chefs convidados. No primeiro fim de semana, é possível acompanhar os ensinamentos de Monica Rangel, Onildo Rocha e Caio Soter. No segundo, é a vez de Ivo Faria, Juliana Duarte e Tássia Magalhães compartilharem seus dotes na cozinha.

 

Os convidados, como já deu para notar, representam grandes nomes da gastronomia nacional. Tássia Magalhães, do Nelita, é considerada uma das melhores chefs de sua geração, enquanto Caio Soter, chef do Pacato, foi eleito novidade do ano pela Prazeres da Mesa. O chef Jefferson Rueda, de A Casa do Porco, selecionado como o sétimo melhor restaurante do mundo no mais recente The World’s 50 Best Restaurants, também estará presente.

 

Para quem busca experimentar a comida desses chefs, os jantares especiais e exclusivos criados a quatro mãos são uma das atrações mais aguardadas. Oito restaurantes locais serão seus anfitriões. No dia 19, o chef Rafael Pires, do Mia, recebe Fabrício Lemos, do Origem, de Salvador. Já no dia 26, Matheus Paratella, do Tragaluz, cozinha ao lado de Jefferson Rueda na tradicional casa da cidade.

 

(Foto: Divulgação)

 

O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes é realizado pelo projeto Fartura, uma das maiores plataformas de gastronomia do Brasil, que oferece expedições de pesquisa, conteúdo e festivais em todas as regiões do país. Além das atrações culturais, o espaço também conta com uma área de compras batizada de Mercearia Fartura, que acende os holofotes sobre os produtos regionais.

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.