Enola Holmes: 5 curiosidades sobre o aguardado novo filme da Netflix
De onde veio a inspiração, quem compõe o elenco principal, Netflix processada: tudo que você precisa saber sobre o filme focado na irmã caçula de Sherlock

Por Gabrielle Torquato
Hoje (23 de setembro) tem novidade no catálogo da Netflix. E com gostinho de estreia de cinema! O filme “Enola Holmes”, protagonizado por Millie Bobby Brown (estrela da série “Stranger Things”) e Henry Cavill (astro de “The Witcher”) é uma das produções mais aguardadas do ano. Não é para menos: além do forte elenco, o longa tem uma história cativante e um mistério de deixar qualquer um vidrado na tela.
LEIA TAMBÉM:
- Netflix anuncia primeira série ficcional sobre Ayrton Senna
- 5 filmes de romance levinhos para assistir na Netflix
- 8 séries que poderiam ter sido gravadas durante uma quarentena
- Séries x coronavírus: como estão os trabalhos de 7 grandes atrações
- 6 livros favoritos de grandes personalidades para inspirar suas leituras
A mais jovem dos irmãos Holmes
A trama se passa em 1884, quando a matriarca da família Holmes desaparece no aniversário de 16 anos de sua filha Enola. Desamparada, a jovem resolve buscar ajuda de seus irmãos mais velhos: Sherlock e Mycroft. Mas quando eles decidem mandá-la para um internato, Enola prefere fugir e desvendar sozinha o desaparecimento de sua mãe.
Veja o trailer:
Ficou interessado em assistir? Confira agora cinco curiosidades sobre Enola Holmes. E pode ficar tranquilo: aqui na Versatille, não damos spoiler!
A trama foi inspirada no livro O Caso do Marquês Desaparecido
Esta história, que tira o protagonismo de Sherlock Holmes, vem de um livro da autora norte-americana Nancy Springer. Em “O Caso do Marquês Desaparecido”, de 2006, a jovem tem 14 anos e está determinada a descobrir o paradeiro de sua mãe.
Recentemente foi anunciado que mais uma edição do livro será lançada no Brasil pela Editora Verus – só que, desta vez, com os atores do filme na capa.
LEIA TAMBÉM:
- 5 filmes para viajar pelo mundo sem sair de casa
- 5 filmes para reviver os anos 1980 nos momentos livres da quarentena
- Quentin Tarantino publica resenhas on-line de filmes antigos
Millie Bobby Brown e sua irmã, Paige Brown, produziram o filme
Além de protagonizar o longa, Millie participou da produção com sua irmã, Paige Brown. E não é a primeira vez! A dupla também trabalhou na produção de “The Girls I’ve Been” e “A Time Lost”, ambos da Netflix.

Paige (à esq.) e Millie Bobby Brown (à dir.) | Reprodução Instagram (@iampaigebrownx)
Enola = alone (sozinho, em inglês) ao contrário
Apesar de Enola ter o significado de “sozinha” quando lida ao contrário, a protagonista está longe de ser uma estrela solitária no filme. O elenco conta com Sam Claflin (como Mycroft), Henry Cavill (Sherlock) e Helena Bonham Carter (como a mãe, Eudoria).

Da esq. para a dir., Millie Bobby Brown, Sam Clafin, Henry Cavill e Helena Bohman Carter | Divulgação
Enola Holmes não é uma produção original Netflix
Os planos originais eram de que “Enola Holmes” fosse lançado nos cinemas pela Warner. Contudo, a pandemia de Covid-19 impediu que isso acontecesse. E então a Netfilx entrou na jogada comprando-o pronto para a distribuição.
LEIA TAMBÉM:
- Cinema 2020: estreias de filmes canceladas ou adiadas pela pandemia
- 5 filmes da Netflix para curtir sem pressa
- 5 filmes nacionais para assistir no streaming
A Netflix está sendo processada por apresentar um Sherlock sentimental
Henry Cavill faz um ótimo trabalho como Sherlock Holmes, mas não agradou ao espólio de Arthur Conan Doyle – o criador do personagem. Os herdeiros do autor escocês, morto em 1930, abriram um processo contra a Netflix por supostamente atribuir “sentimentos demais” ao detetive.
Tudo se resume a uma questão de direitos autorais. Segundo os representantes, a versão do detetive que está em domínio público é apenas aquela em que Sherlock tem as características comuns que conhecemos, como sua racionalidade e mente analítica.

Henry Cavill como Sherlock Holmes | Divulgação