Emagrecer para quê?

A colunista Cristiane Coelho explica os benefícios de ter um corpo dentro dos parâmetros de gordura adequados

balança e fita métrica
(Geety Images)

Muitas têm sido as pesquisas científicas e a procura para emagrecer; mas, afinal, o que realmente passa no inconsciente de grande parte das pessoas sobre este tema tão relevante e necessário para manter uma vida saudável tanto com o corpo quanto com a mente? O desejo de um corpo saudável e vigoroso há muito tempo está em voga, o que reflete autocontrole, além de o belo ser contemplado por todos em qualquer idade e situação social. 

 

LEIA MAIS:

 

Um corpo dentro dos parâmetros de gordura adequados irá refletir a sensação de plenitude de saúde. Geralmente utilizamos algumas medidas para essa avaliação, como a proporção do Índice de Massa Corpórea (IMC) para analisar a classificação do estado nutricional, juntamente com parâmetros bioquímicos e também do consumo alimentar. O conjunto de avaliações classifica o indivíduo tanto por fora quanto por dentro, e, por isso, quanto mais adequados forem os resultados, mais saúde. Lembrando que há uma faixa de extensão para cada uma dessas variáveis, podendo se encaixar tanto em um corpo mais magro quanto em outro com um pouco mais de gordura corporal.  

 

Com uma diminuição de 5% do excesso da gordura corporal, com dieta equilibrada e rotina de exercícios, já é possível notar grandes diferenças nas massas corporais, como diminuição da gordura e aumento da massa magra, consequentemente favorecendo a redução da gordura localizada e também da celulite, o que contribui para o aumento do vigor, resultado do metabolismo mais eficiente, com o dinamismo de células mais distribuídas pelo corpo para o gasto de energia. 

 

Além disso, muitas são as alterações fisiológicas, como a mudança da microbiota intestinal, melhorando a absorção dos nutrientes e contribuindo com o sono mais regular e o humor; a diminuição do estado inflamatório e, consequentemente, a melhora da condição do estresse e de fatores de riscos para doenças em geral; e ainda aumento do sistema imune, minimizando os riscos de infecções no organismo e favorecendo também uma pele mais saudável e viçosa, pois há uma limpeza das células pelo processo de desintoxicação.  

 

O impacto na saúde interna reflete-se na externa, como a autoconfiança para aspectos diferentes da vida, a procura de um novo emprego, novos amigos e ambientes, favorecendo um estilo de vida com mais dinamismo.   

 

A receita para obter todos esses resultados é planejamento e constância, descrever as etapas, organizar, visualizar e, sem dúvida, praticar as mudanças dia após dia, com uma alimentação balanceada em conjunto com a prática de exercícios físicos, cuidados com a saúde do corpo, da pele e da mente. Focar nos benefícios ajuda na motivação para concretizar os resultados.  

 

Por Cristiane Coelho, médica nutróloga | Matéria publicada na edição 127 da Versatille