Em viagem exclusiva, a Land Rover apresentou o novo Defender 130 Outbound. Confira detalhes

A novidade, que chega ao Brasil no segundo semestre do ano, foi apresentada em Baja California Sur, no México

Foto: Divulgação

No fim de maio, arrumei as malas e parti para uma jornada memorável, focada no universo da Defender, supercarro da Land Rover que, após 75 anos de sua primeira versão, revelou em 2023 a nova edição do Defender 130 Outbond, que tem previsão de chegada ao Brasil no segundo semestre deste ano.  

 

O destino da viagem era empolgante por si só: Baja California Sur, estado mexicano que faz fronteira com a Califórnia, onde vivenciamos dias e experiências únicas. Logo na chegada à cidade do México, primeiro ponto antes do destino, fui recepcionado a bordo de uma Defender, é claro, que me levou ao bairro de Polanco, para o Hotel Intercontinental. Na primeira noite, aconteceu o jantar de boas-vindas no asiático Kyu, próximo ao hotel. Aliás, um comentário para aqueles que tiverem viagem marcada à capital mexicana: recomendo visita à região, que remete ao bairro paulistano dos Jardins, principalmente por sua bela arquitetura e também pela presença de restaurantes interessantes.  

 

LEIA MAIS:

 

No dia seguinte, peguei um voo com destino a La Paz, capital do estado de Baja California Sur, e fui direcionado ao hotel Paradero Todos Santos, resort de luxo inaugurado em 2021. Um verdadeiro oásis, que logo deixou claro o que nos esperava ao amanhecer do dia seguinte: uma experiência de direção incomparável, a bordo de uma “máquina”, com cenários deslumbrantes – algo de que pessoalmente gosto muito, que é dirigir em lugares com paisagens surpreendentes.

 

O terreno adverso da Baja California Sur (Getty Images)

 

Logo à primeira vista, o Defender Outbond 130 impacta por seu design externo, que é discreto, apesar da proporção e com acabamentos inéditos nos para-choques, na grade e nas saídas laterais. A cartela de cores Branco Fuji, Preto Santorini, Cinza Carpathian e Cinza Eiger complementa a elegância do carro – e, para aqueles que pretendem se aventurar, há a opção de pintura acetinada, que reforça a resistência a possíveis riscos e arranhões.   

 

O terreno bastante adverso em que dirigi comprovou toda a sua performance e funcionalidade. A capacidade do 4×4 do Outbound é fornecida pelo Sistema de Tração Integral Inteligente e Terrain Response 2®, original da Defender. As tecnologias avançadas de condução garantem um progresso sem esforço em qualquer terreno, com a suspensão pneumática eletrônica que permite até 430 mm de articulação e até 900 mm de deslocamento.   

 

(Divulgação)

 

O Defender em questão está disponível exclusivamente com cinco lugares, o que representa menos capacidade de passageiros comparado a outros carros de aventura. O conforto interno, ponto que a marca aprimora constantemente, também corrobora com estradas como a que percorri. Aliás, tudo no interior é customizável: é possível escolher entre o couro Windsor ou o tecido Resist, além de gama de materiais tatéis pensados para diversos tipos de clientes (alguns transitam mais pela praia, por campos e montanhas).   

 

(Divulgação)

 

A tecnologia interna conta com o Sistema de Infroentretenimento Pivi Pro³, que permite controle por meio da tela touchscreen central de 11,4 polegadas, que traz funções como volume, climatização e ajuste de assentos. O sistema de som Surround Meridian de 700 W tem 14 alto-falantes e um subwoofer de canal duplo, o que garante a “perfeição” na hora de escutar música – que, para mim, é fundamental.  

 

Oferecendo ainda mais segurança a quem está conduzindo, a edição Outbond 130 tem assistência de pontos cegos, câmera 3D, monitor de fadiga do motorista, Wade Sensing (que mede a profundidade do carro quando em contato com água), frenagem de emergência e seis airbags.  

 

 

Após muita direção, chegou a hora de conhecer o novo posicionamento da Jaguar Land Rover global, que agora apresenta suas linhas de veículos como marcas: Range Rover, Defender e Discovery. Gradualmente, e com muita estratégia, isso se tornará claro aos admiradores da empresa, como eu. Voltei “reabastecido” e com a certeza de que será um grande sucesso no mercado brasileiro – e, caso tenha interesse, vale mencionar que se trata de uma edição limitada. 

 

Por Rogério Sfoggia | Matéria publicada na edição 131 da Versatille