Elena Reygadas é eleita a melhor chef do mundo em 2023

A chef-proprietária do restaurante Rosetta, na Cidade do México, foi reconhecida pelo The World's 50 Best Restaurants

Elena Reygadas (Foto: Ana Hop)

A chef mexicana Elena Reygadas, à frente do restaurante Rosetta, localizado na Cidade do México, foi anunciada nesta terça-feira (18) como a melhor chef mulher do mundo em 2023. A nomeação faz parte do prêmio The World’s 50 Best Restaurants, que já reconhece o trabalho apaixonado de Reygadas desde 2014, quando ela foi eleita a melhor chef da América Latina.  

 

Desde então, a mexicana se tornou um dos grandes nomes da gastronomia de seu país. Defensora da biodiversidade e da produção sustentável, ela lançou recentemente um programa de bolsas de estudo voltado para mulheres com o objetivo de promover maior paridade de gênero nas cozinhas do México. A bolsa batizada de “Beca Elena Reygadas” está aberta as estudantes mexicanas que cursam alguma escola de gastronomia. 

 

LEIA MAIS:

  

Reygadas aprendeu a cozinhar quando criança e, embora tenha estudado Literatura Inglesa na Universidade Nacional Autônoma do México, nunca deixou de cozinhar. Durante os estudos, trabalhava em restaurantes como uma forma de sustento e acabou se aprofundando cada vez mais na gastronomia. Uma vez imersa nesse universo, nunca mais saiu, e chegou a trabalhar com grandes chefs, como o italiano Giorgio Locatelli.  

 

Após anos de experiência em cozinhas do mundo todo, retornou à Cidade do México em 2010 para abrir o Rosetta, que hoje é celebrado como um dos melhores restaurantes da região. Com um menu que muda diariamente graças ao foco em ingredientes locais, sazonais e provenientes de pequenos produtores, a casa ficou em 60º lugar na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo em 2022 e em 37º na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina em 2022. 

 

As massas artesanais da casa fazem sucesso, assim como o tamal de milho fresco servido com creme defumado quente — um prato que busca celebrar os ingredientes indígenas. Além disso, o restaurante ainda conta com uma padaria adjacente que fornece pão para muitos dos principais restaurantes da Cidade do México.  

 

Foto: Maureen Evans

 

Com uma rotina movimentada, Elena também administra o restaurante mexicano casual Lardo e o bistrô Café Nin, ambos na capital. Seu primeiro livro de receitas foi publicado em 2019, com foco não apenas nas receitas e na filosofia por trás delas, mas também nos ingredientes mexicanos, em particular no ambiente e nas tradições que os moldam. 

  

Para William Drew, diretor de conteúdo da lista The World’s 50 Best Restaurants, a chef é um exemplo por sua representação feminina e valorização da cultura mexicana.  “É uma honra conceder o prêmio de Melhor Chef Feminina do Mundo este ano a Elena Reygadas, uma chef que está abrindo caminho para futuras gerações de líderes femininas. Com sua defesa de pratos tradicionais e da biodiversidade indígena, ela está promovendo o futuro da gastronomia mexicana e estamos orgulhosos de apoiar sua missão com este prestigioso prêmio”, escreveu em um comunicado oficial a imprensa.  

  

Na mesma nota, Reygadas destacou: “Estou muito grata e honrada por ter sido premiada por pessoas que tanto admiro. Cozinhar é uma prática comunitária. E assim, para mim, este prémio é de toda a minha equipe, bem como de todas as mulheres da cozinha que preservam o nosso legado culinário há gerações.” 

 

O prêmio de Melhor Chef Mulher do Mundo (The World’s Best Female Chef) é o primeiro de vários a serem revelados antes da cerimônia de premiação do ranking The World’s 50 Best Restaurants, que acontecerá no dia 20 de junho na Ópera Les Arts, em Valência.  

 

Por Redação

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.