Dia de Doar: restaurantes se unem em ação solidária de combate à insegurança alimentar
No dia 29 de novembro, cerca de 30 casas da cidade vão vender vouchers promocionais com renda convertida para o Instituto Rizomas, do Capão Redondo
Há dez anos, nos Estados Unidos, o dia 29 de novembro ganhou outro significado. Logo após a semana de Ação de Graças e na sequência de eventos comerciais como a Black Friday, a data — batizada de “Dia de Doar” — nasceu com o intuito de promover a cultura de doação e fazer a diferença na vida de quem mais precisava. Desde então, instituições do mundo todo planejam ações solidárias para esse dia.
No Brasil, uma das iniciativas envolve o Instituto Rizomas, do Capão Redondo, e restaurantes parceiros para combater a insegurança alimentar no local. Capitaneada por Dany Simon, sócio do restaurante Cora, e pela pizzaria de inspiração napolitana La Braciera, a ação abrange mais de 30 endereços na capital paulista. Cada um deles vai vender 20 vouchers no valor de 100 reais, que dão direito à consumação de 120 reais pelo cliente em uma única visita, sem inclusão da taxa de serviço.
LEIA MAIS:
- 7 restaurantes brasileiros estão entre os 51-100 da lista Latin America’s 50 Best
- Brasil agora possui 2 restaurantes entre os 50 melhores do mundo
- Manu Buffara é eleita a melhor chef da América Latina
Os vouchers estarão disponíveis no dia 29 e com prazo de utilização até 31 de janeiro. “Com a ação, temos potencial para arrecadar quase 70 mil reais”, diz Dany. Todo o valor será revertido para a compra de cestas básicas que serão entregues mensalmente ao longo de 2023.
Entre os restaurantes participantes, além da própria La Braciera e do Cora, estão o celebrado Pasta Shihoma e A Casa do Porco, o português Tasca da Esquina, o japonês Aizomê, a hamburgueria Z Deli e a cervejaria Tank Brewpub, além dos descolados bares Tantin, Lardo e Hirá Ramen Izakaya. Outros nomes confirmados são Jiquitaia, Elea, Le Jazz, Martin Fierro, Fitó, Baru, Mico, Leggera e Hospedaria.
O Rizomas é um instituto de educação que atua no Capão Redondo para promover educação de qualidade para que toda criança seja um agente de transformação de seu meio. Entre as iniciativas está o Contraturno Escolar que, através de metodologias ativas e foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, ensina português, matemática e inglês no período contrário ao da escola. Os vouchers estão sendo vendidos na plataforma Ingresse (www.ingresse.com).
Ver essa foto no Instagram
Confira todos os restaurantes participantes:
– 1900 pizzeria
– A Casa do Porco
– Aizomê
– Atsui
– Baru
– Carlos Pizza
– Chimichurri
– Cora
– Divina Increnca
– Elea
– Fitó
– Futuro Refeitório
– Hirá Izakaya
– Hospedaria
– Jacarandá
– Jiquitaia
– Kotori
– La Braciera
– Lardo
– Le Jazz
– Mais Burguinho
– Martin Fierro
– Mescla
– Mico
– Mila
– Nosh
– Pasta Shihoma
– Paul’s Boutique
– Tank
– Tantin
– Tanuki Sushi
– Tasca da Esquina
– Veridiana
– Z Deli