De Tóquio para Londres: estrelado Sushi Kanesaka chega ao Hotel 45 Park Lane
Com abertura prevista para 1º de julho, o restaurante do chef Shinji Kanesaka é um clássico para menu omakase
Com duas estrelas Michelin e um grande prestígio ligado ao trabalho do chef Shinji Kanesaka, o restaurante Sushi Kanesaka viaja pela primeira vez para fora do eixo Ásia-Pacífico para chegar ao coração de Mayfair, bairro da cidade de Londres.
A inauguração está prevista para 1º de julho, mas já é possível adiantar alguns detalhes: será um espaço intimista e discreto, localizado dentro do Hotel 45 Park Lane. Com apenas 13 lugares, o foco é oferecer o tradicional omakase, onde o chef escolhe os ingredientes mais frescos e apresenta um cardápio completamente novo a cada refeição.
LEIA MAIS:
- 8 restaurantes para tomar café da manhã no Rio de Janeiro
- 19 novos restaurantes e bares para conhecer em São Paulo
- Em entrevista exclusiva, o chef Onildo Rocha fala sobre a riqueza da gastronomia brasileira
Em busca de uma nova fase para a cena da gastronomia japonesa em Londres, o chef Kanesaka chega ao país acompanhado por uma equipe de cozinheiros, sommeliers e anfitriões que já trabalharam com ele em outros projetos. Colaboradores de confiança para oferecer o melhor possível nessa nova empreitada.
“Estamos entusiasmados em compartilhar a verdadeira essência do sushi Edomae, meticulosamente preparado com os melhores ingredientes, técnicas tradicionais e dedicação máxima, transportando os hóspedes para as ruas vibrantes de Ginza, em Tóquio”, disse o chef em um comunicado oficial para a imprensa. “O jantar omakase é muito especial e único, no qual acontece uma conexão pessoal íntima entre o chef e o comensal.”
Para aqueles que buscam vivenciar a experiência, o Sushi Kanesaka será a melhor escolha. Em um menu de até 20 pratos, os melhores ingredientes sazonais serão servidos. Alguns, como wasabi e arroz, adquiridos de fornecedores japoneses que possuem uma relação de longa data com o restaurante. Já os frutos do mar são provenientes de novos fornecedores do Reino Unido e da Europa.
Para acompanhar a experiência omakase, o restaurante oferecerá harmonizações de saquê, vinhos, cervejas e uísques japoneses. A bebida japonesa a base de arroz, no entanto, será o centro das atenções, com uma seleção intrigante e exploratória que promete surpreender os comensais. Os uísques não ficam muito para trás: cada um deles, incluindo Hibiki, Yamazaki e Hakushu, apresenta uma elaboração com técnicas transmitidas por gerações de forma quase artesanal.
Já o design personalizado do restaurante oferece o cenário perfeito para uma experiência tradicional omakase: seja no balcão para nove pessoas ou na mesa adjacente para quatro pessoas em uma sala de jantar privada. Ambos os espaços possuem elementos que incorporam o espírito dos clássicos restaurantes de sushi de Tóquio.
Tudo foi desenhado por Itai-san, um especialista em restaurantes japoneses que preza pelos detalhes. O balcão do chef, por exemplo, é feito de uma única peça de Kiso Hinoki japonês (madeira de cedro). Já os vasos foram feitos exclusivamente para o Sushi Kanesaka pelo renomado ceramista Shiro Tsujimura. Mantendo a tradição, o restaurante apresenta suas caixas de gelo hinoki, utilizadas pela primeira vez pelos chefs de sushi no período Edo – que permitem manter a temperatura do peixe.
“O Sushi Kanesaka honrará a verdadeira arte e essência do sushi Edomae, trazendo a arte especial e íntima do jantar omakase para o coração de Mayfair”, destaca Lee Kelly, gerente geral do 45 Park Lane, em um comunidade oficial para a imprensa. “Estamos ansiosos para que os clientes em Londres sejam transportados para Tóquio e desfrutem da melhor experiência de sushi”.
Por Beatriz Calais