Conheça a dieta plant based: o que é, quais são os benefícios e 3 receitas

Menos comidas processadas e de origem animal, mais frutas, legumes, verduras e sementes - eis a alimentação que beneficia a saúde com respeito social e ambiental

Por Sofia Tremel 

 

Diminuir ou eliminar o consumo de comidas processadas e refinadas no dia a dia é uma tendência cada vez mais forte. Para ajudar nesta missão, uma das opções em alta é a dieta plant based. Mais do que uma alimentação baseada em frutas, legumes e verduras, ela se baseia em estudos que associam a ingestão excessiva de industrializados e de proteína animal em geral e a diversos tipos de doenças. Une, portanto, uma filosofia de manutenção da saúde com respeito social e ambiental.

 

LEIA TAMBÉM: 

 

Como incorporar a dieta plant based ao dia a dia? 

O mercado já notou a importância da dieta plant based tanto para os negócios quanto para o impacto positivo no bem-estar dos clientes e do planeta. Existe, desde 2006, o selo de Empresa B, que identifica aquelas que aliam ao modelo de negócio o desenvolvimento social e ambiental.

 

Rodrigo Carvalho, sócio-fundador da Positive Brands, proprietária das marcas A Tal da Castanha e Jungle, conta à VERSATILLE que a ideia principal é mostrar que não precisa ser vegano ou vegetariano para consumir produtos plant based. “É uma questão de ser saudável, de ter interesse em preservar o planeta e manter uma dieta mais focada em prevenção”, afirma. “Tudo isso agregado gera mais saúde, o que é um ganho imensurável”.

 

 

“O negócio pode ser mais que um produto. Ampliamos a nossa visão para constituir uma marca que pode fazer mais pela saúde das pessoas e do planeta. Levar produtos realmente saudáveis, sem pegadinhas, foi a primeira parte do nosso processo”, lembra Rodrigo, ao falar sobre o processo de incluir o estilo plant based em seu negócio.

 

LEIA TAMBÉM: 

 

Como ficam as proteínas em uma dieta plant based? 

Diferentemente do vegetarianismo e do veganismo, a dieta plant based não proíbe o consumo de produtos de origem animal. O foco são vegetais, frutas, leguminosas e grãos, mas um estudo feito na Universidade da Carolina do Sul (EUA) indica que carnes magras (frango e peixe), leite e seus derivados e ovos podem também ser consumidos, desde que em menor quantidade. Isso já garante uma ingestão adequada de proteínas.

 

Mas, se a intenção eliminar os alimentos de origem animal das refeições, a Academia de Nutrição e Dietética Norte-Americana apresenta diversas fontes de proteínas vegetais. A lista inclui leguminosas (feijão, lentilha, ervilha e outros), grãos integrais, vegetais (como arroz, quinoa e painço) e também oleaginosas e sementes (amêndoas, chia, linhaça etc.).

 

Unsplash

 

LEIA TAMBÉM: 

 

Receitas plant based para você se inspirar 

Rodrigo Carvalho, da Positive Brands, revela que suas receitas plant based favoritas são as variações de smoothies com leite de castanhas: “O que mais faço no dia a dia é vitamina com leite de castanha, morangos e bananas congeladas”. Além disso, ele convidou a ativista do movimento plant based Alessandra Luglio para ensinar uma receita de requeijão de castanha de caju para curtir a qualquer momento. Confira:

 

View this post on Instagram

Chegoou! Essa receita maravilhosa e super fácil de requeijão de castanha de caju. 😍 Teus snacks de quarentena nunca mais serão os mesmos! 🥞 Vamos na receita: REQUEIJÃO DE CASTANHA DE CAJU E SUAS VARIAÇÕES INGREDIENTES: 3 pacotes de castanhas cruas A Tal da Castanha, deixadas de molho por 6 horas em água 4 colheres de sopa de polvilho azedo 3/4 de xícara de água 1 colher de sopa de suco de limão 1 colher de sobremesa de levedura nutricional (opcional) Sal a gosto MODO DE PREPARO: Em uma panela coloque a água e o polvilho, leve ao fogo baixo e misture sem parar até a massa ficar completamente transparente. No liquidificador bata as castanhas de caju hidratadas e escorridas, o limão, a mistura de água com polvilho cozido, sal e a levedura nutricional. Bata até virar um creme homogêneo. Conserve na geladeira por 5 dias. PASTINHAS ESPECIAIS E NUTRITIVAS: 1 receita base de requeijão de castanha de caju. Ao pesto: Bata a receita base com 1/2 xícara de folhas de manjericão fresco e um fio de azeite. Com cúrcuma: Bata a receita base com 1 colher de chá de cúrcuma, algumas pitadas de pimenta preta e um fio de azeite. Com cogumelos: Refogue 1 xícara de cogumelos Shitake frescos picados com 1 col. de chá de alho e 1 col. de sopa de azeite e adicione 1 col. de sopa de shoyu. Bata os cogumelos refogados com a receita base e misture 1 col. de sobremesa de salsinha bem picada. #QuarentenaComAleLuglio

A post shared by A TAL DA CASTANHA (@ataldacastanha) on

 

Alana Rox é embaixadora do Mercy for Animals Brasil, dona do restaurante 100% plant based Purana e idealizadora da marca de maquiagem de luxo Baims Natural Makeup. Ela compartilhou sua receita de spaguetti zucchine e pomodorini, tradicional da região de Puglia, no sul da Itália. Olha que delícia! Que tal preparar para a sua próxima refeição?

 

View this post on Instagram

Receita original da Puglia, sul da Itália, que fiz a convite da @enit_br . Gravei um video fazendo a receita (está no meu IGTV aqui). Spaguetti Zucchine e Pomodorini 500g spaguetti (usei sem glúten) 200g abobrinha 100ml azeite 100g tomatinho cereja cortados ao meio 2 dentes alho Sal a gosto Pimenta do reino a gosto Hortelã fresca a gosto Fica MUITO bom. Receita barata, simples e perfeita. Comida italiana é muito maravilhosa, né? Não conheço quem não goste. Itália lugar lindo, feliz.. e com mtas comidas naturalmente veganas. Eu vou me planejar pra assim que puder viajar, estiver tudo tranquilo, vou lá pra Puglia ver se o Spaguetti deles é melhor que o meu, hehehe. Vamos? . #italia #comidaitaliana #comidavegana @valledamidia @christian_do_valle

A post shared by Alana Rox (@alana_rox) on

 

A youtuber Hannah, do canal High Carb Hannah, perdeu 32 kg com a dieta plant based. De quebra, acabou com os mitos de que é preciso cortar os carboidratos da dieta e de que é imprescindível ingerir proteínas animais para viver bem. Veja abaixo sua receita de tempurá de sushi sem peixe ou produtos de fonte animal. 

 

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.