Conheça 9 rótulos de mulheres produtoras de vinhos

Gabriele Frizon, sócia e diretora de operações da importadora Belle Cave, destaca rótulos que possuem figuras femininas por trás de sua criação

Sarah Selections Navarra DOC Latido de Sara Blanco 2019 (Foto: Divulgação Belle Cave)

Sommelière profissional, sócia e diretora de operações da importadora Belle Cave, Gabriele Frizon está imersa no universo dos vinhos diariamente. Em seu trabalho, conhece e admira os profissionais que enriquecem o mercado da enologia com tanta dedicação e responsabilidade — homens e mulheres por trás de diversas etapas da produção. No Dia Internacional das Mulheres, Gabrielle aproveita para indicar 9 vinhos produzidos por produtoras que devemos conhecer e valorizar ao longo de 2024.

 

“Comumente frescos, elegantes e equilibrados, esses vinhos capturam a essência do terroir sem excessos. Reconhecemos que qualidade não conhece gênero, mas apreciamos a singularidade e sensibilidade que muitas enólogas trazem às suas criações”, revela Gabriele. As bebidas citadas por ela podem ser encontradas no site da importadora (bellecave.com.br). Confira as indicações a seguir:

 

LEIA MAIS:

 

Champagne Louise Brison Brut 2015

 

 

“A Maison Louise Brison, vinícola familiar em Noé-Les-Mallets, região de Champagne, produz exclusivamente Champagnes safrados de alta qualidade. Fundada em 1991 por Francis e agora liderada por Delphine, destaca-se pela abordagem artesanal e gestão direta da qualidade dos vinhos.”

 

Domaine Rominger Alsace Riesling 2020

 

 

“A vinícola Domaine Rominger, uma das mais promissoras da Alsace, foi estabelecida em 1970 por Armand Rominger. Após seu falecimento, sua esposa Claudine Rominger assumiu a liderança. A vinícola se destaca pelos 12 hectares de vinhedos Grand Crus, cultivados de forma biodinâmica em Westhalten, Alto-Reno.”

 

Audarya Monica di Sardegna DOC 2021

 

 

“Audarya, cujo nome significa “nobreza da alma” em uma antiga língua oriental, é uma empresa vinícola que prioriza o respeito e produz vinhos ligados ao terroir, modernos e autênticos. Sob liderança de Nicoletta e seu irmão e com a experiência de seu pai Enrico, tornou-se uma marca reconhecida na Itália e no exterior.”

 

Claudie Jobard Rully Montagne La Folie 2018

 

 

“Roger Jobard, viveirista, estabeleceu sua propriedade em Rully nos anos 70. Sua filha, Claudie Jobard, adquiriu a propriedade em 2002, incorporando as terras de sua mãe em Pommard, resultando em vinhos com uma expressão autêntica do terroir da Borgogne.”

 

Chateau La Canorgue Rose 2021

 

 

“Com mais de 200 anos, o Château La Canorgue é uma propriedade familiar. Desde os anos 1970, Jean-Pierre Margan cultiva vinhas, passando sua paixão à sua filha Nathalie, 5ª geração de viticultores e envolvida na associação Femmes Vignes Rhône, que apoia vitivinicultoras locais.”

 

Mayard Chateauneuf Du Pape Clos Du Calvaire 2020 

 

 

“Vignobles Mayard, um vinhedo familiar de 33 hectares em Châteauneuf-du-Pape, é liderado por Françoise Roumieux, a quinta geração da família no comando. Além de sua paixão pelo trabalho, ela é dedicada ao desenvolvimento da apelação e ao apoio às mulheres viticultoras, presidindo a associação Femmes Vignes Rhône e agora, Françoise lança a sua própria marca, Clos du Calvaire.”

 

Domaine Galévan Côtes Du Rhône Paroles De Femme 2019 

 

 

“Desde 1995, Coralie Goumarre é a primeira mulher a liderar o patrimônio familiar, que remonta a nove gerações. Seus pais, Jean-Pierre e Pierrette, e seus ancestrais, Eloi e Jean-François, influenciaram a propriedade, que agora reflete o estilo distinto da atual enóloga.”

 

Sarah Selections Navarra DOC Latido de Sara Blanco 2019

 

 

“Para Martinez Lagos e seu esposo, possuem uma pequena produção de vinhos em projetos de recuperação de vinhedos em sua cidade natal. Seus vinhos refletem a paixão do casal e os valores de preservação do terroir.”

 

Mas d’en Gil Priorat Bellmunt 2018

 

 

“Com uma história que remonta ao século XVII, a Mas d’En Gil é liderada por Marta Rovira desde 2004. Foi por iniciativa de Marta, influenciada por sua avó, Pilar, que atualmente a Mas dEn Gil tem sua produção em biodinâmica.”

 

Por Redação