9 indicações de livros para o ano de 2024

A pedido da Versatille, autores discorreram sobre títulos de gêneros diversos

Pexels/Cottonbro Studio

A meta de “ler mais” é uma das mais clássicas em todo ano novo. Todos sabem o quanto a leitura impacta positivamente a mente, mas criar o hábito de leitura pode ser complexo. Muitas vezes, a escolha do livro ideal, que realmente prende a atenção, é o segredo para se aproximar do objetivo. 

 

Pensando nisso, a Versatille conversou com autores de diferentes gêneros literários que compartilharam suas indicações de leitura para os próximos meses. Confira a seguir: 

 

LEIA MAIS:

 

Indicações Bethânia Pires Amaro  

Bethânia é graduada e pós-graduada em direito pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo. Pernambucana de nascimento e baiana de criação, mora atualmente em São Paulo. Apaixonada por literatura, tem diversos contos premiados em concursos nacionais. ‘O ninho’ – publicado pela Ed. Record — foi vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2023 e é seu primeiro livro. 

 

Suíte Tóquio 

Autor: Giovana Madalosso 

 

Divulgação

 

“‘Estou raptando uma criança’: assim começa esta obra magistral de Giovana Madalosso, uma das maiores vozes da literatura nacional contemporânea, que nos permite acompanhar a fuga de Maju, a babá, com Cora, a garotinha de quem ela cuida e por quem nutre uma curiosa obsessão. Em capítulos alternados, vemos contrapostas as frustrações e realidades da maternidade incompleta de Maju, face à maternidade fragmentária e oscilante de Fernanda, sua patroa. Um livro que aborda com fina ironia não somente as relações de classe entre mulheres, mas a pluralidade de vozes femininas, costuradas às suas desigualdades e aconchegos, adensando esta colcha de retalhos emocionais que formam as famílias.”  

 

A vida futura 

Autor: Sérgio Rodrigues 

 

Divulgação

 

“Já pensou se Machado de Assis e José de Alencar retornassem ao Rio de Janeiro, em pleno século 21, para combater a atualização de suas obras, que seriam reescritas para atrair novos leitores? Esta é a premissa deste livro ágil e sarcástico de Sérgio Rodrigues, que alimenta as inquietações e a densidade das discussões em torno da correção política da linguagem, raça e gênero, o tempo todo puxando o leitor para os desconfortos inerentes aos debates destas pautas. Uma leitura da qual não se escapa ileso, fértil o suficiente para permitir múltiplas releituras – a marca definitiva de um grande autor.”  

 

Dor fantasma 

Autor: Rafael Gallo  

 

Divulgação

 

“Vencedor do Prêmio Saramago 2022, este livro nos carrega pela mente tortuosa de Rômulo Castelo, um dos grandes pianistas de sua geração, que vê o maior feito de sua carreira – a apresentação de sua interpretação do “Rondeau Fantastique”, de Liszt – impedido por um acidente que leva à amputação de uma de suas mãos. O amor à técnica e as décadas de dedicação em prol do aperfeiçoamento da arte são tocantes num mundo que se acostumou a esperar por resultados rasos e imediatos; ao mesmo tempo, provocam em Rômulo o apartamento completo de sua família, de seus alunos e colegas de trabalho, deformando os contornos de sua humanidade. É esta dualidade que torna o livro de Rafael Gallo uma das melhores leituras para o novo ano (e para os próximos).”

  

Indicações Fernando Chague 

Fernando Chague é Ph.D. em economia pela University of North Carolina at Chapel Hill (2012), mestre em economia pela Escola de Economia de São Paulo da FGV (2007) e graduado em economia pela Universidade de São Paulo (2003). Desde 2017, é professor da Escola de Economia de São Paulo da FGV. Sua área de pesquisa é Finanças Comportamentais e Asset Pricing. Ao lado de Bruno Giovannetti, é autor do livro “Trader ou Investidor? Aprenda a investir na bolsa sem cair nas armadilhas dos vieses comportamentais”, publicado pela Intrínseca.  

 

Trading & Exchanges 

Autor: Larry Harris 

 

Divulgação

 

“Só recentemente me deparei com este clássico livro que explora o funcionamento dos mercados financeiros. A obra aborda temas como a formação de preços, a liquidez do mercado, os diferentes tipos de ordens e os impactos das tecnologias de negociação de alta frequência. Foi através dessa leitura que descobri o que seria uma ‘Brazilian Straddle’. Este livro torna-se leitura indispensável para aqueles que buscam uma compreensão aprofundada dos mercados financeiros e das forças que influenciam as transações que ocorrem dentro deles.” 

 

Rápido e devagar: Duas formas de pensar 

Autor: Daniel Kahneman 

 

Divulgação

 

“De autoria do renomado psicólogo Daniel Kahneman, laureado com o Prêmio Nobel de Economia, a obra explora o funcionamento da mente humana e o processo decisório, evidenciando duas formas de pensar: o Sistema 1, rápido e intuitivo, e o Sistema 2, mais lento e deliberado. O livro proporciona uma profunda reflexão sobre o modus operandi de nossa mente, desafiando concepções preestabelecidas e incentivando os leitores a reavaliarem suas abordagens em diversas áreas da vida.” 

 

Asset Pricing and Portfolio Choice Theory 

Autor: Kerry E. Back  

 

Divulgação

 

“Se eu tivesse que indicar apenas um livro sobre a teoria de precificação de ativos, seria este. Trata-se de uma obra densa, repleta de conteúdo, destinada a quem possui uma sólida base em economia e estatística. O que mais aprecio neste livro é a precisão com que o autor comunica o conteúdo. Cada frase está cuidadosamente colocada, sem excessos, apenas com explicações necessárias. A obra é recomendada tanto para estudantes de finanças quanto para profissionais da área, proporcionando uma visão abrangente e atualizada sobre as teorias de precificação de ativos e escolha de portfólio.” 

 

Indicações Midria 

 

Midria é poeta, slammer e cientista social. Filha dos movimentos de saraus e slams das periferias paulistanas, desde a adolescência encontrou na palavra um espaço seguro para habitar. Em Desamada, sua estreia na Editora Rosa dos Tempos, fala com sensibilidade sobre amor, desamor e solidão feminina. 

 

Minha irmã e eu: diário, memórias e conversas sobre Marielle  

Autor: Anielle Franco 

 

Divulgação

 

“Um livro que é, basicamente, um diário de trocas de correspondências que a Anielle tem com a Marielle. É muito denso e pesado por tratar de questões de luto e sentimento de injustiça após tantos anos de assassinato, mas ao mesmo tempo é muito forte, bonito, potente e inspirador para entender a dimensão de amor e de luta que pode se fazer a partir daquilo que se acredita, seja em âmbito familiar ou para a comunidade.”  

 

Poema de amor pós-colonial  

Autor: Natalie Diaz 

 

Divulgação

 

“Vencedor do prêmio Pulitzer de poesia em 2021, esse é um livro de poesia bem diferente, misturando-se com cartas e contos. É bem bonito de se ler. A Natalie é uma mulher indígena que traz muitas reflexões sobre a existência dela a partir de uma perspectiva que desloca o mundo da normalidade e propõe uma forma de existir que é muito crítica, mas ao mesmo tempo muito conectada com a sua ancestralidade.”  

 

Disritmia  

Autor: Ronald Lincoln 

 

Divulgação

 

“O terceiro livro que preciso indicar é o ‘Disritmia’, do Ronald Lincoln. O Ronald é jornalista, roteirista e escreveu um livro formado por contos muito mágicos. Não dá para ler e sair igual da experiência. Quando começamos, imaginamos que ele vai falar de questões de classe relacionadas à favela e ao Rio de Janeiro. Mas, quando você vê, ele está falando de questões extremamente amplas e que dizem respeito à humanidade. Um livro engraçado, inesperado e que eu recomendo muito.”  

 

Por Beatriz Calais