Conheça 8 chefs da cena gastronômica de Minas Gerais

Profissionais foram selecionados como destaque do tradicional Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes de 2021

Chefs Felipe Oliveira, Bruna Martins e Ricardo Martins
Felipe Oliveira, Bruna Martins e Ricardo Martins (Divulgação)

O tradicional Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes apresenta anualmente talentos da gastronomia nacional, sediados nas principais metrópoles do país. É uma oportunidade de conhecer chefs da cena gastronômica fora do eixo Rio-São Paulo, além de experimentar sabores tradicionais da cultura tiradentina.

 

LEIA MAIS

 

A 24ª edição, realizada entre os dias 18 e 26 de setembro, contou com a presença de uma série de profissionais consagrados e em ascensão de Tiradentes e Belo Horizonte. O evento ocorreu em modelo híbrido, com aulas e atrações digitais e experiências presenciais – às quais a Versatille marcou presença.

 

Para prestigiar a atuação dos chefs, listamos os oito perfis mineiros selecionados pela curadoria do festival para comandar os festins que ocorreram na cidade (nos quais um profissional de Tiradentes elabora um menu junto de outro convidado). Veja a seguir.

Bruna Martins, do restaurante Birosca s2, de Belo Horizonte

Uma das chefs de Belo Horizonte: Bruna Martins

Bruna Martins, do Birosca s2 (Divulgação)

 

Gastronomia afetiva é a essência da chef Bruna Martins, de Belo Horizonte. Sua proposta é preparar refeições cheias de história, lembranças, identidade e amor. Assim, o restaurante Birosca s2 tornou-se um dos mais queridos da cidade. O menu do bistrô oferece torta de camarão, nhoque de baroa com polvo, escondidinho de filé mignon de porco, pastel com recheio de couve-flor, entre outros pratos.

Felipe Oliveira, do Ora Restaurante, de Tiradentes

Felipe Oliveira, do Ora Restaurante

Felipe Oliveira, do Ora Restaurante (Divulgação/Thiago Morandi)

 

Mineiro de São João Del Rei, Felipe Oliveira já estagiou com o chef Alex Atala e hoje é dono do Ora, restaurante conhecido por fazer uma releitura dos pratos tradicionais da culinária do estado. Entre os destaques do cardápio estão barriga de porco prensada, cupim glaceado e medalhão de mignon.

Gustavo Baccarini, do restaurante Pacco & Bacco, de Tiradentes

Gustavo Baccarini, do restaurante Pacco & Bacco

Gustavo Baccarini, do restaurante Pacco & Bacco (Divulgação)

 

Um bom vinho e alta gastronomia são os pilares do Pacco & Bacco, restaurante do chef Gustavo Baccarini, de São João Del Rei. Em um velho casarão colonial com toques contemporâneos, o estabelecimento serve saladas, um nobre bacalhau, frutos do mar e do campo, massas feitas à mão, cordeiros, caças, baby beefs e sobremesas.

Jorge Ferreira, do restaurante Olivia, de Belo Horizonte

Um dos chefs de Belo Horizonte: Jorge Ferreira

Jorge Ferreira, do restaurante Olivia (Divulgação)

 

O chef Jorge Ferreira, que já foi braço direito de Léo Paixão, comanda o restaurante Olivia em Belo Horizonte. O estabelecimento tem uma cozinha totalmente voltada para pratos mediterrâneos.

Juliana Ferreira, do Gourmeco Ristorante, de Tiradentes

Uma das chefs de Belo Horizonte: Juliana Ferreira

Juliana Ferreira, do Gourmeco Ristorante (Divulgação/Thiago Morandi)

 

Formada pelo Senac-BH, Juliana Ferreira trabalhou com a cozinha mineira tradicional por boa parte de sua trajetória. Em Tiradentes, ela inaugurou o Gourmeco, que traz toques italianos contemporâneos à comida. O restaurante oferece opções de antipasto, pasta de grano duro, pasta fresca, risoto, carnes e saladas.

Matheus Paratella, do Tragaluz Restaurante, de Tiradentes

Matheus Paratella, do Tragaluz Restaurante

Matheus Paratella, do Tragaluz Restaurante (Divulgação/Nereu Jr)

 

Localizado em um casarão no centro histórico de Tiradentes, o Tragaluz Restaurante é comandado por Matheus Paratella. O chef busca trazer ao cardápio uma alta gastronomia com ingredientes locais e influências externas. Recentemente, inaugurou um wine bar e um café sob a mesma marca. Arroz caldoso com paio e especiarias, paleta bovina marinada e o ensopado caipira de coelho são algumas das delícias que os clientes podem provar.

Rafael Pires, do Mia Restaurante, de Tiradentes

Rafael Pires, do Mia Restaurante

Rafael Pires, do Mia Restaurante (Divulgação/Anderson Marcenes)

 

Sob comando do chef Rafael Pires, o restaurante Mia especializou-se na gastronomia contemporânea, ganhando destaque na cena tiradentina, trabalhando também como confeitaria. Entre os destaques: carré de cordeiro ao molho de ervas, o tutu de feijão branco e o homus com manteiga de garrafa e costela desossada ao denso e molho de rapadura.

Ricardo Martins, do restaurante UaiThai, de Tiradentes

Ricardo Martins, do restaurante UaiThai

Ricardo Martins, do restaurante UaiThai (Divulgação/André Ligeiro)

 

Sabores marcantes são o coração do restaurante UaiThai. A proposta do chef Ricardo Martins é servir uma cozinha autoral, ao misturar elementos frescos e leves da culinária tailandesa com a tradicional comida mineira. Além de hambúrgueres e sopas thai, a casa serve filé de surubim em crosta crocante de limão siciliano, masala de cordeiro, filé mignon em tiras e pad thai.

 

Por Mattheus Goto

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.