Cinco séries de TV que parecem ficção, mas são baseadas em fatos
Reunimos cinco seriados que podem até parecer ficção, mas são baseados em acontecimentos de verdade

As séries de TV baseadas em fatos são o meio-termo ideal entre os documentários e as ficções. Dá para se distrair e se divertir, mas mantendo um pé na realidade. Há quem diga que a vida real é ainda mais interessante e maluca do que as histórias inventadas. Quer tirar a prova? Selecionamos cinco séries dignas de maratona que recontam fatos.
Mindhunter
Essa série conta a história de dois investigadores do FBI, Holden Ford (Jonathan Groff) e Bill Tench (Holt McCallany), que estudaram criminosos norte-americanos seguindo princípios psicológicos, tendo criado inclusive o termo serial killer.
Nas duas temporadas que estão no ar os agentes tentam explicar o raciocínio de criminosos reais como Ted Bundy, Charles Manson, David Berkowitz e Dennis Rader por meio de entrevistas que exploram a história, as motivações e a mentalidade por trás de cada assassino.
Orange Is The New Black
A sétima e última temporada desse seriado foi ao ar em 2019 e muita gente ainda não sabe que a história de Piper é real. O roteiro é baseado no livro “Orange Is the New Black: Meu ano em uma prisão feminina”, e relata os dramas do dia a dia de Piper Chapman dentro de uma prisão feminina, após ser condenada por sua participação no transporte de uma mala de dinheiro proveniente do tráfico de drogas quando mais jovem a pedido de uma ex-namorada.
Mr. Selfridge
Se você é fã de títulos como “The Crown”, “Downton Abbey” ou até mesmo fã de lojas de departamentos inglesas (!), conheça essa série. Mr. Selfridge reconta a história Harry Gordon Selfridge, um empreendedor norte-americano que se muda para Londres quando a cidade começa a virar uma metrópole, em busca de construir uma das primeiras lojas de departamento em solo inglês, a Selfridges.
O Assassinato de Gianni Versace
A história do assassinato do icônico designer da Versace faz parte da segunda temporada de American Crime Story, que transforma crimes norte-americanos em séries. Nessa temporada, o enredo explora a morte de Gianni Versace pelo olhar do assassino Andrew Cunanan, que transformou sua obsessão pelo estilista em um crime articulado com inveja e amor.
Modern Love
A ideia dessa série surgiu inspirada na famosa coluna e podcast do jornal ‘The New York Times’. Em oito episódios baseados em histórias reais várias formas de amor – romântico, sexual, familiar, platônico – são explorados. Outros sentimentos comuns à experiência humana têm vez e interferem nas relações e no cotidiano das personagens da série.
Por Sofia Tremel
Fotos: Reprodução Instagram e Divulgação