4 cidades brasileiras para os apaixonados por moda
Diretor artístico e produtor de conteúdo há mais de 15 anos, Ale Monteiro compartilha seus destinos de moda preferidos no Brasil
Apaixonado pelo universo lifestyle desde a infância, Alexandre Monteiro — mais conhecido como Ale —, atua como diretor artístico e produtor de conteúdo há mais de 15 anos. Para ele, o mercado da moda e das celebridades nunca foi uma dúvida. Ao longo de sua carreira, já trabalhou junto a artistas como os norte-americanos Kat Graham, Holland Roden e Paul Wesley, além da modelo alemã Victoria Jancke.
Ver essa foto no Instagram
Mais do que uma atuação internacional, no entanto, Monteiro valoriza as relações e os talentos do Brasil —- principalmente quando o assunto é moda. “Muito se fala sobre Paris e Nova York, cidades que toda pessoa fascinada pelo universo da moda tem que conhecer. Mas poucos destacam o papel do Brasil nesse cenário”, explica ele.
LEIA MAIS:
- Maria Frering se destaca no cenário de joias brasileiras por meio do bordado em metais
- Louis Vuitton apresenta collab com Yayoi Kusama
- Masculino desconstruído: uma forte tendência nas ruas e nas passarelas
Para ajudar na missão de disseminar a moda brasileira, o diretor artístico indicou quatro cidades para quem ama esse mercado. Confira a seguir:
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
“A cidade maravilhosa tem uma moda muito diferente por ser uma cidade praiana, mas que ainda assim é uma metrópole. Com isso, a fusão desses dois indicadores resulta em uma estética super interessante. A rua Dias Ferreira mostra um pouco do lado carioca da moda, e conta com diversas lojas de designers nacionais extremamente criativos e talentosos”, ressalta o diretor artístico. “Além disso, vale curtir a noite no Leblon ou em Madureira para observar como os cariocas conseguem usar a moda beachwear como ninguém.”
Salvador, Bahia
“Apesar de ser uma cidade praiana como o Rio de Janeiro, se engana quem acha que a linguagem de moda de Salvador é a mesma. O Pelourinho é, definitivamente, o lugar indicado para aqueles que amam peças artesanais e cheias de histórias. É possível ver desde calçados feitos à mão, até vestidos executados por rendeiras locais. Não tem como não se apaixonar”, destaca Monteiro sobre o destino, ideal para quem busca se aprofundar nas raízes da moda e na cultura brasileira.
Monteiro, Paraíba
Quando se trata de renda, Salvador não é a única referência do mercado. “Em Monteiro, no estado da Paraíba, é possível conhecer um pouquinho dos trabalhos das rendeiras que vivem na região do Cariri. Lá, também temos o Centro de Referência da Renda Renascença, um prédio histórico onde é possível realizar cursos e oficinas, além de conhecer as rendas e poder comprá-las”, indica ele.
Canela, Rio Grande do Sul
“Que tal viajar pelo Brasil e conhecer um museu da moda?”, questiona Monteiro sobre o MUM (Museu da Moda de Canela), no Rio Grande do Sul. “O espaço conta com peças de 2.000 A.C. até os dias atuais. A curadoria é feita rigorosamente para ser fiel ao período retratado em cada peça, desde a tecelagem até as escolhas dos aviamentos.”