8 restaurantes que abrem no jantar de segunda-feira

Para sair da rotina, confira estabelecimentos em São Paulo e no Rio de Janeiro

Ambiente da Adega Santiago, um dos restaurantes selecionados
Ambiente da Adega Santiago (Reprodução)

O primeiro dia útil da semana não precisa ser um dia parado. A fim de sair da rotina, o jantar de segunda-feira pode ser um momento ideal para apreciar restaurantes que têm ambientes descontraídos e acolhedores, muitas vezes mais vazios do que nas noites de sexta-feira. Nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro diversos restaurantes funcionam e possuem opções para todos os gostos, com cozinhas típicas italiana, portuguesa, hispânica, japonesa, tailandesa, entre outras.

 

LEIA MAIS:

 

Confira, a seguir, uma seleção de estabelecimentos abertos no jantar de segunda-feira:

 

Adega Santiago

 

 

A Adega Santiago tem quatro unidades: três em São Paulo, no Jardim Paulistano, Shopping Cidade Jardim e nos Jardins; e uma no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca. O menu do restaurante mescla a cozinha portuguesa e hispânica, com tapas, petiscos, frutos do mar, bacalhau, grelhados, vinhos, chopp e destilados entre as opções. O ambiente tem a atmosfera de pequenas casas ibéricas e oferece aconchego aos clientes.

 

Komah

 

 

O Komah está situado na Barra Funda, São Paulo, e propõe experiência inusitada com a culinária coreana. Trata-se de uma releitura contemporânea de pratos clássicos, preparados com técnicas ensinadas por Dona Myung, mãe do chef e dono do restaurante, Paulo Shin. Todos os pratos são compartilháveis e esse é o grande diferencial para proporcionar a atmosfera descontraída do Komah.

 

Mestiço

 

 

O conceito do Mestiço, que tem uma unidade na Vila Nova Conceição e outra na Consolação, é de uma cozinha contemporânea variada, com especialidades tailandesas e toques baianos. O menu é comandado pela chef Ina de Abreu. O restaurante reúne, no mesmo local, variadas expressões da gastronomia moderna, o que atrai o público mais diverso, e representa um dos expoentes da agitação de São Paulo.

 

Me Vá

 

 

O Me Vá, situado em Pinheiros, é uma casa de tapas e drinks do restauranteur Marcelo Muniz. As tapas, feitas para compartilhar, podem ser servidas antes das refeições ou, até mesmo substituí-las se acompanhadas de uma boa bebida. Algumas das opções são o vinagrete de polvo grelhado com pão da casa, crudo de angus com chips de raiz de lótus e “croquetas de camarão” com geleia de pimenta de cheiro e de chistorra. Os drinks são elaborados pelo bartender Luiz Budnikas. O restaurante fica em um sobrado charmoso decorado com inspiração mediterrânea.

 

Osteria Nonna Rosa

 

 

Localizada nos Jardins, a Osteria Nonna Rosa traz no menu, elaborado pelo chef Carlos Leiva, pratos clássicos italianos com um toque de modernidade. Entre as opções, estão o polpettone al sugo com tagliolini na manteiga de sálvia e a coteletta al milanese, composta por costeleta suína, risoto milanese e limão siciliano. Na parte interna do restaurante, há uma decoração acolhedora, que lembra a casa de uma avó, com uma pequena lareira e poltronas confortáveis. O local abriga também uma grande varanda, ambiente ideal para os dias mais quentes.

 

Chez Claude

 

 

No Chez Claude, que tem uma unidade no Itaim, em São Paulo, e outra no Leblon, no Rio de Janeiro, o menu oferece porções menores que podem ser compartilhadas. Uma boa pedida, para duas pessoas, são quatro pratos, entre massas, risotos, carnes, peixes e frutos do mar, para duas pessoas. O chef Claude Troigros se inspirou em sua casa para criar o ambiente do restaurante, com a cozinha aberta ao público, para que se possa acompanhar o preparo dos pratos.

 

Kazuo

 

 

O menu do Kazuo, localizado no Jardim Europa, une as tradições e técnicas orientais para uma proposta que traz o equilíbrio entre o sushi bar e a cozinha quente. A carta de bebidas, assinada por Alex Sepulchro, tem o objetivo de completar a experiência do menu elaborado pelo chef Kazuo Harada em todos os detalhes. São oferecidos desde os champagnes, brancos, rosés e tintos, até os mais premiados saquês japoneses em suas diversas categorias. O ambiente exibe arquitetura típica do Japão e as paredes são decoradas com obras inspiradas na cultura do país.

 

LEIA MAIS:

 

De Segunda

 

 

O De Segunda, situado no Itaim, dos chefs Júlia Tricate e Gabriel Coelho, é definido pela cozinha brasileira sem regras e sem rótulos. “Cultivamos o conceito de ‘comida para compartilhar’, com pratos que, por vezes, são revisitações de receitas clássicas e de família, mas que sempre transmitem nosso ponto de vista e background’, compartilham os chefs. O preparo das receitas com ingredientes frescos, variados e sazonais favorecem um menu criativo, flexível e que está em constante mudança.

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.